5 motivos para adotar um gato

Conheça alguns motivos para adotar um bichano agora mesmo!

Embora os gatos ganhem cada vez mais e mais admiradores mundo afora, ainda existem pessoas que não se convenceram totalmente sobre ser bom ou não adotar um bichano.

A ideia de que os felinos, por serem animais mais independentes, não são tão companheiros ou afetuosos como os cães, por exemplo, é um dos muitos conceitos errôneos a respeito dos gatos que circulam por aí.

Para esclarecer alguns mitos e reforçar que sim, vale muito a pena adotar um gatinho, o Amo Meu Gato preparou 5 motivos pelos quais você deve adotá-lo agora mesmo!

1) Os gatos são independentes

Justamente a característica que faz muitas pessoas torcerem o nariz para a ideia de ter um gato é uma das que fazem os bichanos serem animais mais do que especiais para se ter como companheiro de estimação.

Eles são muito independentes. Ou seja, como animais domésticos, eles têm a incrível capacidade de cuidar de si mesmos, o que deixa os tutores muito confortáveis para manterem o curso de suas vidas sem se preocuparem tanto com as obrigações com o animal, embora, claro, elas ainda existam.

Algumas tarefas que os felinos realizam por conta própria:

  • Higiene: a necessidade de dar banho nos felinos ainda é motivo de discussão, embora haja recomendações para que eles sejam aplicados de dois em dois meses. O motivo? Os gatos cuidam da própria higiene! As lambidas servem para tirar todas as impurezas do corpo do bichano e garantir a higiene completa deles.
  • Xixi e cocô: outra característica muito incomum para pets que os felinos possuem é que eles sempre procuram uma caixinha de areia para ir ao banheiro! Isso não só diminui o odor como facilita na hora de limpar. E o melhor: você não precisa nem ensiná-los a fazerem isso!
  • Atividades: gatos são animais que adoram rotina e também precisam gastar energia com frequência. Além de muito carinho e atenção, oferecer brinquedos e um ambiente “gatificado” é o necessário para que ele se mantenha entretido de forma independente.

2) São companheiros muito carinhosos e leais

Independentemente do que as pessoas costumam pensar a respeito dos gatos, só quem convive com um sabe o quanto esses animais são carinhosos, apegados e leais aos donos.

E não se trata apenas de opinião: uma pesquisa conduzida pela Universidade do Oregon, nos Estados Unidos, revelou que os gatos são animais tão leais quanto os cães. Segundo o estudo, a maioria dos bichanos se sente desconfiada e incomodada quando o tutor não está por perto.

Mas é só o amigo humano voltar e pronto! Ficam felizes e relaxados. Ao contrário do que muitos ainda pensam, os gatos confiam nos tutores e são tão apegados à família quantos quaisquer outros animais domésticos.

3) Gatos são capazes de diminuir a alergia

Soa meio estranho dizer que os gatos, animais peludos, são capazes de reduzir os efeitos da alergia nas pessoas. No entanto, essa informação foi cientificamente provada.

Segundo estudo divulgado pela National Institutes of Health, dos Estados Unidos, quando crianças abaixo de um ano são expostas aos felinos, elas tendem a ganhar maior imunidade!

Ainda de acordo com a pesquisa, isso não se aplica somente à alergia a gatos. Os dados comprovam que bebês que convivem com bichanos são naturalmente mais resistentes contra poeira, pólen e outros alérgenos.

4) Gatos diminuem chance de ataque cardíaco

Você sabia que os gatos são capazes de melhorar a sua saúde? Quem convive com um animal de estimação sabe que eles sempre trazem muitas alegrias. E é exatamente isso o que mostra um estudo de 2009, realizado na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. 

Ao analisar a saúde de tutores de gatos, as pesquisas revelaram que essas pessoas tendem a ter seus níveis de estresse diminuídos em números consideráveis por conta da convivência com os bichanos. Como conclusão, observou-se que quem tem um gato em casa tem 30% a menos de chance de sofrer um ataque cardíaco!

5) Os gatos são excelentes caçadores

A origem da domesticação dos gatos teve início há milhares e milhares de anos, até onde se tem registro. E acredita-se que o principal motivo para a aproximação entre os humanos e os felinos foi a excelente habilidade de caça dos bichanos!

Quando o ser humano começou a se estabelecer em locais fixos e passou a produzir o próprio alimento por meio de plantações, logo surgiram os maiores inimigos dos gatos: os roedores.

Além de destruir as colheitas, eles também transmitiam diversas doenças que dizimavam populações. Ao observar que os felinos tinham a capacidade de combater essa praga, os humanos logo decidiram ter um gatinho sempre por perto.

Essa mudança foi tão marcante para os homens que eles passaram a adorar os gatos como verdadeiras divindades. Não à toa até hoje os bichanos são considerados seres sagrados no Egito.

Então saiba que adotar um gatinho é não ter que se preocupar com qualquer roedor que possa querer passar por perto da sua casa!

Conclusão

Esse artigo mostrou que você tem motivos mais do que suficientes para adotar um gatinho agora mesmo! Então o que está esperando? Eles precisam de você tanto quanto você deles. Vai ser perfeito!

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais