5 raças de gatos mais saudáveis

Conheça 5 raças de gatos saudáveis!

Manter o amiguinho peludo saudável é a tarefa de todo tutor. Claro que, assim como acontece conosco, existem problemas que fogem ao controle, mas ter uma maior compreensão da saúde dos bichanos é fundamental para o bem-estar deles.

Pensando nisso, o Amo Meu Gato preparou uma lista com 5 raças de gatos das mais saudáveis que existem! Quer conferir? Vem com a gente!

1) British Shorthair

Por ser uma raça natural, o British Shorthair (ou Pelo Curto Britânico) costuma ter uma saúde excelente. Apesar disso, é essencial manter alguns cuidados básicos, assim como com qualquer animal de estimação.

Por isso, é recomendado que os donos se mantenham atentos ao peso desse bichinho, principalmente se forem castrados. Também é importante manter uma regularidade na escovação da pelagem.

2) Maine Coon

Trata-se de uma raça geralmente saudável e resistente, muito capaz de adaptar-se para sobreviver. Resistente e rústico, o Maine Coon é capaz de suportar fortes condições climáticas. Sua expectativa de vida é de 12,5 anos.

A ameaça mais grave ao Maine Coon é a Cardiomiopatia Hipertrófica Felina (CMH ou HCM na sigla em Inglês), que é a doença cardíaca mais comum em gatos, pouco importando se de raça pura ou não. Acredita-se que os Maine Coons a adquiram de forma hereditária.

3) Azul Russo

Por ser uma raça natural, o Azul Russo (ou Russian Blue) não apresenta tantos problemas genéticos ou propensão ao desenvolvimento de doenças quanto outras raças criadas a partir de um determinado cruzamento. Por isso, é uma das raças mais saudáveis que existem, mas nem por isso você deve descuidar do seu felino.

Por ter uma pelagem curta, a escovação é recomendada apenas uma vez na semana. Um ponto surpreendente sobre a saúde desses gatos é sua expectativa de vida. O Gato Azul da Rússia ultrapassa a barreira dos 15 anos sem muitas dificuldades, superando a média de outras raças.

4) Siamês

Você sabe quantos anos costuma viver um gato Siamês? Essa pergunta, claro, depende de uma série de variáveis. Se o gato for saudável e bem cuidado, a expectativa de vida da raça pode ser de 12 a 15 anos de idade.

Embora possa sofrer com diversos problemas de saúde (que incluem doenças hereditárias, tumores intestinais e outros tipos de câncer) o Siamês é uma das raças que mais apresentam disposição para lidar com eles. Não à toa costumam viver tanto.

5) Brazilian Shorthair

Você já ouviu falar do Gato de Pelo Curto Brasileiro, também conhecido como Brazilian Shorthair? Se não, saiba que existe algo de bastante peculiar sobre essa raça: ela é a única raça de gatos brasileira do mundo!

A origem do Gato de Pelo Curto Brasileiro data de aproximadamente 1500, quando portugueses trouxeram felinos britânicos para o Brasil. Ainda que tenha se tornado logo um gato de rua, ele acabou sendo criado como o brasileiro de pelo curto moderno.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais