A raça American Shorthair

Saiba tudo sobre o Gato de Pelo Curto Americano!

Você já ouviu falar do American Shorthair, também conhecido como Pelo Curto Americano? Esse felino, como o próprio nome sugere, é um gatinho de pelo curto muito adorável e brincalhão, originário dos Estados Unidos.

Essa raça nasceu do British Shorthair (ou Pelo Curto Britânico), que foi levado para o país norte-americano ainda pelos colonos ingleses, há cerca de 400 anos, para lidar com as pragas de roedores.

O Pelo Curto Americano é uma ótima companhia tanto para pessoas que vivem sozinhas quanto para famílias com crianças. Ficou curioso e quer conhecer mais sobre esse adorável felino? O Amo Meu Gato conta tudo para você!

Qual a origem do gato American Shorthair?

Como colocado acima, a raça American Shorthair surgiu a partir do cruzamento de gatos domésticos comuns com gatos de raças como Persa e, especialmente, British Shorthair.

O primeiro gato dessa raça foi registrado pela Cat Fanciers’ Association (CAF) em 1906, proveniente da raça inglesa. Até a década de 1960, todos os Pelos Curtos Americanos eram classificados como “Domestic Shorthair”, sendo reconhecido como é hoje somente a partir de 1966.

A raça American Shorthair, portanto, não deve ser confundida com a Domestic Shorthair, gatos que não pertencem a nenhuma raça específica. Esse erro é comum ainda hoje.

Um gato com pedigree — como é o caso do American Shorthair — é capaz de transmitir as suas características para os seus descendentes, enquanto os sem pedigree não podem fazer isso. Por isso os dois não podem ser confundidos.

Quais as características do gato American Shorthair?

O American Shorthair é uma raça de tamanho médio, que pode pesar de 3,5 a 7 quilos e atingir uma altura entre 30 e 35 centímetros, sendo as fêmeas naturalmente menores que os machos. Comparado ao Pelo Curto Britânico, o American Shorthair é mais leve e menos largo.

De maneira geral, apresenta constituição forte e musculosa, com o corpo retangular e perfeitamente proporcional. A estrutura óssea é média, com tórax largo, patas medianas e uma cauda mediana e fina que se estreita até a ponta.

A cabeça é ligeiramente mais alongada do que larga, com tamanho médio. As bochechas são bem desenvolvidas — especialmente nos machos —, o focinho é quadrado e grande, o queixo firme e a mandíbula forte, com um nariz médio que proporciona um perfil côncavo e stop suave.

As orelhas do American Shorthair são de tamanho médio, inseridas afastadas, sendo as bases pouco abertas e as pontas arredondadas. Os olhos são de médios para grandes, vibrantes, brilhantes e arredondados, também inseridos afastados, o que lhe confere uma aparência gentil. As cores estão em harmonia com sua pelagem.

Como o próprio nome já deixa claro, a pelagem do American Shorthair é curta, com aspecto brilhante e sedoso. Sua densidade sugere proteção, e o subpelo é bastante desenvolvido, especialmente nos períodos mais frios.

Com exceção do lilás, chocolate e colourpoint, todas as cores e padrões são aceitos para o American Shorthair. Essa raça atinge a puberdade mais cedo que a média, por volta dos sete ou oito meses, mas sua maturidade completa acontece entre os três e quatro anos.

Qual a personalidade do gato American Shorthair?

O American Shorthair costuma ser um gato de temperamento bastante equilibrado e muito apegado ao tutor. São, em geral, muito gentis e pacientes, sendo ideais para a convivência com crianças ou mesmo para quem mora sozinho.

Se adapta facilmente e não tem qualquer restrição quanto a viver em apartamentos, embora essa personalidade mais caseira não fira os seus instintos aguçadíssimos de caçador. Esses bichanos são pouco vocais.

Adora brincar, seja com os próprios brinquedos ou com os tutores, o que ajuda na sua atividade física e ajuda a prevenir o sobrepeso, o que tende a ter. É sociável com outros animais — incluindo cachorros — e também com pessoas, ainda que se inicialmente temeroso na presença de estranhos.

Apesar de sociável, o American Shorthair é bastante independente e não se importa de passar algum tempo sozinho, o que faz dessa raça também uma ótima opção para tutores solteiros e que trabalham fora.

Saúde e cuidados com o gato American Shorthair

Os gatos da raça American Shorthair são conhecidos pela sua saúde forte — mesmo quando em idade mais avançada — e longevidade. A expectativa de vida desses felinos é entre 15 e 20 anos.

Não apresenta predisposições a doenças genéticas ou hereditárias, embora alguns exemplares dessa raça tenham desenvolvido uma doença cardíaca chamada Cardiomiopatia Hipertrófica.

O Pelo Curto Americano não exige muitos cuidados e manutenção. Geralmente necessita apenas de uma escovação semanal, embora seja indicado escovação diária na época de muda.

É preciso atenção com a comida, já que são felinos que gostam de comer bastante e que tendem a adquirir sobrepeso ou obesidade com frequência acima da média.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais