A raça Bobtail Japonês

O Bobtail Japonês é um felino brincalhão caracterizado por um rabo curto como um pompom. Entre outras lendas, ele é inspiração para o “Maneki Neko”.

Cauda curta e boa sorte. Assim pode ser definido o Bobtail Japonês, uma raça cercada de simbolismos e misticismos. Originário da Ásia, esse felino brincalhão é mais do que adorável com os humanos.

Se você ainda não conhece o Bobtail Japonês, não se preocupe, porque o Amo Meu Gato conta tudo para você!

A origem do Bobtail Japonês

A origem do Bobtail Japonês é um pouco controversa, embora seja consenso que ele surgiu de maneira natural, ou seja, sem a intervenção humana.

O local e a data, porém, ainda são motivo de discussão. Há quem diga que a primeira aparição da raça foi no Japão — como sugere o nome —, no século VII. Entretanto estudos indicam que há registros da chegada da raça na China um século antes.

Ou seja, é bastante provável que essa raça tenha sido originada há mais de 1.000 anos, embora não se saiba ao certo se na China, Japão ou mesmo Coréia.

O Bobtail Japonês é tão adorado no Japão que é possível encontrar xilogravuras desse animal datadas da Antiguidade em templos como o Gotokuji, em Tóquio, e o Nikko, em Tochigi.

Quais as características dos Bobtail Japonês?

Em geral, os gatos da raça Bobtail Japonês são de tamanho médio, com peso variando entre 3 e 5 kg, sendo a fêmeas naturalmente menores que os machos.

O corpo possui uma constituição forte, com musculatura bem definida e estrutura corpórea alongada, ou seja, o comprimento maior do que a altura.

As pernas traseiras costumam ser um pouco mais compridas que as dianteiras, embora isso não signifique que o corpo seja desproporcional ou com aspecto curvo. Essa característica permite que eles sejam bastante ágeis.

As maçãs do rosto salientes e pronunciadas dão um formato triangular à face do Bobtail Japonês, além de olhos muito expressivos e ovais. 

As orelhas são pontudas e bem afastadas, enquanto o focinho é grande e arredondado na região do bigode. Os olhos podem possuir diversas cores, mas tendem a ter tonalidade parecida com a pelagem do animal.

Uma das características mais marcantes dessa raça é a cauda curta e em forma de pompom, coberta por pelos. Geralmente não ultrapassa os 10 centímetros de comprimento, semelhante a uma cauda de coelho.

A pelagem do Bobtail Japonês é macia, sedosa e curta, em geral, e não apresenta subcamada de pelo. Os cuidados com a pelagem não envolvem manutenção constante (escovação uma ou duas vezes na semana), já que tendem a soltar pouco pelo.

A personalidade do Bobtail Japonês

Os gatos da raça Bobtail Japonês são bastante ativos, dóceis e extremamente inteligentes. Eles adoram estar com as suas pessoas preferidas e gostam brincar eternamente.

Volta e meia trazem brinquedos para perto e brincam por horas de buscar. São, portanto, bastante amáveis e sociáveis, além de tomarem conta da casa. Se relacionam bem com as demais raças, mas preferem estar na companhia dos seus.

Outra característica marcante do Bobtail Japonês é o quanto gostam de se comunicar com as pessoas. É um gato que costuma miar muito, possuindo mais variações e vocalizações do que outras raças felinas, tanto que muitas vezes parecem estar “cantando”.

Saúde e cuidados

O Bobtail Japonês é um gato naturalmente saudável e muito forte, sendo bastante resistente a diversas doenças. Pode viver de 15 a 18 anos sem demonstrar nenhum problema de saúde específico além das doenças mais comuns dos gatos. 

O principal cuidado, porém, deve ser com os exercícios físicos, além do estímulo ao seu instinto curioso. É recomendável, portanto, gastar algumas horas com brincadeiras para mantê-lo fisicamente e mentalmente estimulado.

Para uma melhor experiência do animal é fundamental que ele tenha acesso a um enriquecimento ambiental adequado, com brinquedos diversos, arranhadores e prateleiras.

Lendas sobre o Bobtail Japonês

O Bobtail Japonês é uma raça cercada de lendas e misticismos. Uma de suas mais antigas atribuições é que esse felino costuma trazer boa sorte.

Não à toa serviu de inspiração para as estatuetas do “Maneki Neko“, ou “gato da sorte japonês”, famoso boneco em forma de gato sentado, com uma pata levantada e que se move constantemente

A lenda por trás da inspiração data do século XVII, quando um monge muito humilde vivia com sua gata em um templo em Tóquio, que estava em péssimas condições.

Durante uma tempestade, Naotaka Li, um poderoso senhor feudal, foi preso e decidiu se esconder embaixo de uma árvore. Ao ver a gata do monge com uma pata levantada, Li acreditou se tratar de um sinal para que ele fosse até onde ela estava. Assim que abandonou seu abrigo, um raio atingiu a árvore.

Sentindo profundo agradecimento por aquela gatinha de cauda curta ter salvo a sua vida, Naotaka Li decidiu consertar todo o templo do monge. Assim surgiu o chamado “gato da sorte”.

Outra lenda — essa um pouco mais cruel — explica por que a cauda do Bobtail Japonês é tão curta. Diz-se que a cauda de um gato pegou fogo nas chamas de um braseiro. Com medo, o gatinho correu e as brasas incendiaram todas as casas de madeira pelo caminho.

As chamas se espalharam tão rapidamente que toda a cidade foi completamente queimada. O imperador então tomou a decisão de cortar a cauda de todos os gatos para evitar que tal acidente ocorresse novamente.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais