As raças de gatos mais comuns no Brasil

As raças mais encontradas em casas Brasileiras são os Persas, Siamês e Angorá. Conheça agora as dez raças de gato mais populares no Brasil.

Quem não conhece muito sobre os felinos, acredita que são todos iguais. Mas cada raça de gatos, assim como com outras espécies de animais, têm aparências, comportamentos e pelagens que as distinguem.

Há raças que se encontram mais em território Brasileiro, outras já são mais comuns em outros países. Vamos conhecer um pouco mais sobre as raças e suas características logo abaixo.

Persa

Considerado o Rei dos felinos, apesar da sua aparência ser de “mal humorado” devido ao focinho ser plano, é uma raça totalmente doce e carinhosa, tem uma pelagem que além de linda é longa e macia. Com ar majestoso e tranquilo, ele é o mais apresentado em exposições de gatos por todo o mundo. 

Siamês

O Siamês é muito fiel ao dono, tranquilo e super independente.

Com pelagem curta têm uma aparência um tanto marcante devido aos pelos serem bem claros mas com extremidades como rosto, patinhas, rabo e orelhas bem escuras. São adoráveis. 

Himalaio

A raça Himalaia é a cruza da raça persa com siamês, por isso ela tem a linda e longa pelagem do persa, com as cores e detalhes únicos do siamês.

Uma raça considerada razoavelmente nova já que surgiu em meados da década de 50. 

Maine Coon

É considerado um gato gigante, já que é o maior da linhagem felina, pesando em torno de 12 Kg quando de médio porte, podendo chegar a 14 kg e 1,20m se for de grande porte.

Angorá

O diferencial da raça Angorá é que além de todos terem olhos claros, a maioria tem olhos de cor diferentes (exemplo: olho direito azul e o esquerdo verde).

É uma raça turca, e têm pelos longos também, sendo indicada para crianças, já que são brincalhões e muito carinhosos.

Siberiano

Já os gatos Siberianos têm origem Russa. Como vem de um ambiente de muito frio, a pelagem dele é grossa e longa, porém macia.

Apesar da origem, são uns dos mais queridinhos dos Brasileiros. São muito carentes, e não gostam de ficar sozinhos por muito tempo. 

Sphynx

Super diferente de todas as outras raças, o Sphynx é uma raça totalmente sem pelo, com orelhas longas e um visual totalmente exótico. Uma raça rara que divide opiniões por sua aparência. 

Burmese

Bochechudos: esta é a característica principal do Burmese, considerado um dos gatos mais inteligentes. É também brincalhão, carente e tranquilo. Pelagem curta e cores variadas. 

Ragdoll

Uma espécie também considerada nova (assim como Himalaia), o Ragdoll surgiu em meados dos anos 60, uma criação genética de um criador norte-americano.

É um gato de grande porte, ele conforme vai crescendo e envelhecendo tem a tonalidade dos pelos e peso alterados. Também são bem dóceis com seus tutores e super dependentes. 

British Shorthair

Uma raça famosa por ser preferida para comerciais e aparições cinematográficas, o British Shorthair vem de origem britânica, tem pelagem curta. Os indivíduos dessa raça geralmente são bem gordinhos.

Mariana Silveira
Mãe, blogueira, apaixonada por animais em geral, especialmente pelos gatos.
Veja mais