Benefícios de ter gatos: como os felinos melhoram nossa vida

Descubra os incríveis benefícios de ter gatos: saúde, bem-estar e como ter mais de um felino melhora sua vida!

Ter gatos em casa pode trazer muitos benefícios para a saúde e bem-estar, tanto dos tutores quanto dos próprios animais. Neste artigo, você conhecerá os principais benefícios de ter gatos e entenderá por que é melhor ter mais de um felino em casa. Vamos explorar a ciência por trás desses benefícios e como os gatos ajudam a criar um ambiente saudável e divertido.

Gatos e saúde: uma combinação perfeita

Diminuição do estresse e melhor qualidade do sono

Pesquisas científicas têm comprovado que os gatos podem beneficiar a saúde de seus tutores ao ajudar a diminuir o nível de estresse. Além disso, aqueles que dormem com seu felino tendem a dormir melhor e mais tranquilo, contribuindo para o bem-estar noturno.

Gatos ajudam a prevenir alergias

Um estudo divulgado pela National Institute of Health, dos EUA, mostra que gatos ajudam a diminuir alergias. Nesse estudo, foi comprovado que crianças abaixo de um ano, quando expostas aos felinos, ganham maior imunidade, evitando alergias não somente de gatos, mas também de poeira, pólen, entre outros elementos alérgenos.

O poder do ronronar

O ronronar dos felinos é regenerador e prazeroso. Cientistas acreditam que o som emitido pelos gatos, com vibração entre 20Hz e 140Hz, é um poderoso agente terapêutico. Estudos mostram que vibrações entre 18Hz e 35Hz têm o poder de auxiliar na recuperação de tecidos e ossos.

Vídeos de gatos e bem-estar

Estudos também comprovaram que vídeos de gatos na internet são um dos mais acessados, trazendo alegria e risos para quem assiste, deixando as pessoas mais animadas e positivas. E até mesmo fazendo com que as pessoas trabalhem de maneira mais produtiva.

Terapia com animais e autismo

Terapias com animais são uma das melhores ferramentas para pessoas que sofrem com autismo. As pesquisas apontam que o contato com gatos fortalece a conexão emocional e pode ajudar essas crianças a ficarem mais tranquilas e sociáveis. O nível de oxitocina pode aumentar quando elas tocam e acariciam um gato, elevando o sentimento de confiança e amor.

A importância de ter mais de um gato

Companhia felina

O ideal é sempre adotar gatinhos em pares, como dois ou quatro, para que eles tenham uma companhia felina e se sintam seguros no novo lar. Mesmo se você já tiver um gato em casa, é importante adotar dois juntos, pois eles ficam felizes em ter companheiros para brincar e trazem muitos benefícios.

Adaptação ao ambiente

Gatos têm comportamentos diferentes dos cães. Não são tão sociais como os cachorros e se estressam facilmente com mudanças em seu ambiente. Por

esse motivo, é importante adotar dois gatos juntos, para que eles cresçam juntos e se acostumem com facilidade ao ambiente e um ao outro.

Interação e adaptação entre os gatos

Caso você já tenha um gato em casa e queira adotar outro filhote, adote dois! Filhotes são muito ativos e bagunceiros, e não darão sossego ao gato mais velho, que será mais tranquilo e sossegado. Adotando dois filhotes, eles poderão brincar um com o outro e o gato mais velho terá sossego e paz.

As vantagens de ter dois ou mais gatos

  • Os gatos se sentirão mais acompanhados e terão menos aborrecimentos.
  • A saúde dos gatos será melhor, pois brincarão juntos, mantendo a forma.
  • Ambos canalizarão adequadamente, juntos, o instinto de predador.

Dicas para quem quer adotar dois ou mais gatos

  • Os bichanos se sentirão mais acompanhados e terão menos aborrecimentos.
  • A saúde dos dois vai ser melhor, pois brincarão juntos mantendo a forma.
  • Ambos canalizarão adequadamente, juntos, o instinto de predador.

Recursos e espaço adequado

Para ter dois ou mais felinos, é necessário ter recursos suficientes, pois cada um terá que ter seu espaço, comedouro, bebedouro e caixa de areia. Caso contrário, será difícil para eles se darem bem.

Organização do território

A residência deve ter espaço adequado para que os felinos possam organizar seu território e deixar os acessórios de ambos distantes um do outro. Ter um local externo amplo para eles passearem e brincarem também é ideal.

Higiene e cuidados

Gatos são super higiênicos e fazem sua própria limpeza, mas não conseguem lamber adequadamente algumas áreas inacessíveis, como nuca, orelhas e o rosto. Tendo um amigo felino, eles se ajudam nessa tarefa do “banho”, um lambendo o outro, ficando ambos mais limpos e felizes.

Conclusão

Os benefícios de ter gatos são inúmeros, desde melhorias na saúde e bem-estar dos tutores até a contribuição para o desenvolvimento emocional e social de crianças com autismo. Adotar dois ou mais gatos é uma decisão sábia e amorosa, proporcionando uma vida mais feliz e saudável para os animais e seus tutores.

Lembre-se sempre de adotar conscientemente e garantir que você tenha condições de cuidar dos gatinhos em dobro, desde a vacinação e alimentação até visitas ao veterinário e dedicação de tempo.

Mariana Silveira
Mãe, blogueira, apaixonada por animais em geral, especialmente pelos gatos.
Veja mais