Cheiros que os gatos odeiam

Curiosidades felinas: plantas, cafés e outros odores que deixam os gatos enlouquecidos!

Se você já teve a impressão de ver o seu gatinho torcendo o nariz quando cheirou alguma fruta ou odor mais forte, saiba que isso não foi um mero delírio da sua parte.

Sim, os gatos têm um olfato muito mais apurado que o nosso — segundo estudos, cerca de 14 vezes melhor. Isso faz com que eles sintam os odores com muito mais complexidade que nós humanos.

Nada mais natural, então, que alguns desses, aparentemente inofensivos para nós, sejam totalmente evitados pelos bichanos. Abaixo seguem os cheiros que mais incomodam os gatos.

Cheiros cítricos

Essas fragrâncias certamente estão no topo da lista das mais odiadas pelos peludos. É claro que existem exceções, mas, via de regra, todos os gatos odeiam os cheiros cítricos.

Embora os alimentos que carregam esse odor não sejam considerados necessariamente tóxicos, eles simplesmente não gostam do cheiro e acabam evitando o alimento.

É por isso, inclusive, que muitos tutores que querem o seu gatinho longe de algum lugar específico — como um móvel ou cômodo — costumam borrifar algum líquido cítrico no local para mantê-lo afastado. E realmente funciona.

Pimenta

Outro aroma muito evitado pelos gatos é a pimenta. A razão, assim como no caso dos odores cítricos, está relacionada ao seu olfato aguçado. Se para nós o cheiro de algumas pimentas já parece forte, imagina para eles!

Portanto, caso tenha o costume de consumir esse condimento, procure mantê-lo afastado do seu bichano. Ele provavelmente irá reclamar e ficar estressado se for exposto muito de perto.

Pinho

Esse não está entre os mais odiados, mas é preciso ter cuidado para não expor demais o gato a ele. Embora eles não rejeitem o odor completamente, evite, principalmente, comprar areias feitas a partir desse material.

A superexposição pode fazer com que o gato crie uma antipatia pela areia e, consequentemente, pela caixinha dele. Opte por escolher aquelas neutras, que não possuem qualquer odor, evitando causar irritação no animal.

Caixa de areia suja

Todos nós sabemos o quanto os gatos são conhecidos pela sua higiene e organização. Eles gostam de ter tudo sempre muito limpo ao seu redor, principalmente o seu banheiro.

Manter a caixa de areia do seu bichano livre de sujeiras é uma obrigação sua e um bem-estar para ele. Caso ele sinta que o seu principal ambiente de higiene está sujo, é possível que evite ao máximo fazer as suas necessidade no local.

Além de problemas de saúde para o animal — sim, problemas de saúde —, isso também irá gerar dor de cabeça para o tutor, já que ele pode decidir ir “ao banheiro” em algum outro lugar da casa até que a sua caixa esteja completamente limpa. E acredite, ele saberá.

Banana

Embora nutritiva até mesmo para os bichanos, a banana não é um alimento para entrar na lista de comidas do seu gatinho. Isso porque eles tem uma certa aversão ao seu cheiro.

Assim como no caso das frutas cítricas, muitas pessoas esfregam casca de banana em lugares em que desejam que o pet não chegue perto. Ainda que não funcione de forma tão eficiente quanto o limão, por exemplo, a banana pode mesmo ajudar a mantê-lo afastado.

Produtos de limpeza

Muito limpinhos, porém não tanto. Ainda que apreciem uma boa higiene, os gatos não são fãs de produtos de limpeza. A maioria deles costuma utilizar fragrâncias muito fortes, como limão, lavanda e pinho, o que acaba irritando o olfato dos gatinhos. Caso precise fazer uma limpeza em sua casa, opte por produtos neutros ou de odor mais suave.

Café

Embora não seja um item caracterizado como de cheiro ruim, o fato de ser muito forte e marcado acaba gerando certa agonia nos gatinhos. Também serve como um repelente e tanto para mantê-los afastados de lugares onde não devem mexer.

Algumas plantas

Hortelã, tomilho, lavanda e gerânio são plantas das quais os gatinhos preferem manter distância. Caso ele esteja causando prejuízos ao seu jardim, uma dica é plantar uma dessas. Não é garantia de que ele irá parar, mas certamente pensará duas vezes antes de fazer estripulias no quintal.

Lembrando também que algumas plantas são tóxicas para o seu bichano. Um exemplo clássico é o eucalipto. Consulte um veterinário para saber quais delas realmente são prejudiciais à saúde dele e mantenha distância!

Outros gatos

Por fim, aquele cheiro que incomoda os gatos, mas por motivos diferentes dos que vimos até agora. Gatos são animais bastante territorialistas, mais ainda se não forem castrados.

Por conta disso, eles podem demorar a se acostumar com cheiro de outros gatos. Caso você receba um novo pet em sua casa, é possível que o seu antigo gatinho sinta um pouco de repulsa inicial e se incomode com o cheiro dele. Mas não se preocupe, pois isso tudo irá passar assim que eles formarem uma bela amizade!

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais