Como gato pega toxoplasmose?

Toxoplasmose: a verdade chocante que todo dono de gato precisa saber agora!

A toxoplasmose é uma zoonose (doença infectocontagiosa que pode ser transmitida entre animais e humanos) conhecida popularmente como a “doença dos gatos”.

Causada pelo parasita Toxoplasma gondii, é uma condição que gera sempre bastante apreensão, especialmente para os grupos de maior risco, como as grávidas e os imunossuprimidos.

Embora exista algum fundamento em seu nome popular, a fama negativa que os bichanos carregam por conta da doença é cercada de exageros. Prova disso é que ela ainda é responsável pelo abandono de inúmeros bichanos mundo afora.

Mas você conhece essa doença? Sabe porque ela é chamada de doença dos gatos? O Amo Meu Gato explica tudo para você!

O que é a toxoplasmose?

Como colocado acima, a toxoplasmose é uma doença infectocontagiosa causada por um parasita e que pode ser transmitida dos animais para os humanos.

É uma doença de difícil detecção, já que é comumente assintomática. Sua transmissão é feita através da carne ou do contato com as fezes de um animal contaminado.

Por que a toxoplasmose é conhecida como a doença dos gatos?

Essa é uma grande injustiça cometida com os bichanos no que diz respeito a essa doença. Por falta de conhecimento, muitas pessoas optam por abandonar os gatos por medo de contaminação.

A verdade, no entanto, é que a toxoplasmose dificilmente é transmitida para os humanos pelos gatos. Então por que ela é chamada de doença dos gatos?

Os felinos são considerados os hospedeiros definitivos do parasita Toxoplasma Gondii, sendo responsáveis pela eliminação dos oocistos (estruturas semelhantes a ovos que podem ficar de 8 a 10 dias alojadas na parede do intestino) para o ambiente.

Estas estruturas precisam de apenas 24 horas para infectarem o ambiente onde estão depositadas. É por esse motivo que os gatos são frequentemente associados à toxoplasmose.

Ou seja, os gatos participam de todo o ciclo biológico do parasita, que desenvolve e multiplica em seu sistema intestinal, com posterior eliminação dos oocistos não esporulados nas fezes.

E como os gatos pegam toxoplasmose?

Diferente do que muitos podem pensar, estatisticamente apenas entre 10 e 15% dos gatos carregam o parasita da toxoplasmose. Além disso, a maioria esmagadora desses 15% vivem ou tem acesso à rua com regularidade.

Isso é explicado pelo fato de que a contaminação dos gatos ocorre especialmente a partir da ingestão de carne de caça (como aves e roedores) contaminada pelo parasita. Outra forma de contaminação é o consumo de carne crua de origem desconhecida dada pelos tutores.

Desta forma, é natural pensar que gatos que se alimentam apenas de ração e vivem em casa ou apartamento dificilmente terão oportunidade de contrair toxoplasmose.

Como os humanos contraem toxoplasmose?

Em linhas gerais, ter um gato em casa não aumenta o risco de uma pessoa contrair toxoplasmose. Pelo contrário, é muito difícil o felino transmitir essa doença para o ser humano.

Existem duas situações que podem levar à contaminação direta dos felinos para os humanos: permanência das fezes do gato no meio ambiente por mais de 25 horas, promovendo a esporulação do parasita; tocar nas fezes sem luvas e depois levar a mão à boca ou manipular alimentos.

As formas mais comuns de contágio da toxoplasmose pelo ser humano são:

  • consumo de alimentos infectados, como carnes cruas, saladas e leite não pasteurizado;
  • consumo de água sem o tratamento adequado;
  • transfusão sanguínea;
  • transmissão de mãe para filho, quando as mães grávidas estão infectadas.

Quais os sintomas de toxoplasmose nos gatos?

É nesse ponto que reside o maior perigo da toxoplasmose. Com exceção dos indivíduos imunossuprimidos, a doença é totalmente assintomática em seus estágios iniciais.

Nos humanos, a manifestação da doença muitas vezes é confundida com um leve resfriado, gerando sintomas mais severos em gestantes e pessoas com doença autoimune.

Nos casos em que a toxoplasmose felina apresenta evolução rápida (com duração de até 15 dias), os gatos podem ter sintomas como febre, diarreia, vômitos e alterações nervosas.

Já nos casos de evolução lenta (com duração de 1 mês até vários anos), os gatos podem apresentar diarreias frequentes, alterações respiratórias, lesões oculares, agressividade, paralisias e abortos.

Qual o tratamento para a toxoplasmose?

Caso você desconfie que o seu amiguinho peludo possa estar sofrendo com essa doença, você deve levá-lo ao veterinário imediatamente. O profissional saberá fazer o diagnóstico corretamente e receitar um tratamento.

Dependendo do desenvolvimento da doenças e dos sintomas, o veterinário provavelmente prescreverá antibióticos por no mínimo duas semanas. Após isso, será controlada a evolução e a recuperação do felino.

Como evitar a toxoplasmose?

A melhor forma de evitar que o seu bichano contraia toxoplasmose é mantendo o ambiente em que ele vive limpo e com todos os cuidados higiênicos.

Algumas medidas são:

  • Mantenha o seu bichano dentro de casa. Na rua, ele fica exposto não só a doenças, mas também a brigas e atropelamentos;
  • Limpe a caixa sanitária diariamente;
  • Utilize luvas de borracha sempre que for manusear a caixa. No caso das grávidas, peça que outra pessoa se encarregue da tarefa;
  • As luvas também são fundamentais para quem pratica jardinagem. Outros gatos podem entrar em contato com as plantas;
  • Mantenha os bichanos longe das superfícies da cozinha e lave as mãos regularmente;
  • Lave frutas, legumes e verduras com cuidado;
  • Após manusear carne crua, lave bem as mãos, assim como os utensílios utilizados.

Outra dica é levar o seu amiguinho ao veterinário com regularidade para fazer um check-up. Lembre-se que os cuidados com ele são de sua responsabilidade, e um gatinho saudável é um gatinho feliz!

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais