Tudo sobre o Bengal: o gato que é um leopardo em miniatura

Bengal ou Gato de Bengal, ou ainda Gato de Bengala, é como se chama a relativamente recente raça de gatos descendente do gato leopardo, ou leopardo asiático, um gato selvagem encontrado principalmente no sudeste da Ásia (Prionailurus bengalensis).

Este cruzamento entre duas espécies diferentes o caracteriza como um “gato híbrido”.

Também é comum que o Bengal seja popularmente chamado de “Gato Tigre” devido às suas características físicas e à magnifica pelagem.

História do Bengal ou Gato de Bengala

A raça Bengal, como já dissemos antes, é relativamente recente, e sua criação é resultado de cruzamentos seletivos entre diferentes espécimes selvagens, principalmente o leopardo asiático. Tais felinos foram cuidadosamente cruzados com gatos domésticos, e o resultado foi espetacular.

O Gato de Bengala, com seu pelo curto e seu porte elegante, tem uma aparência que remete diretamente a seus antepassados selvagens, ao mesmo tempo que reúne todas as características do comportamento dócil e afetuoso dos gatos domésticos.

Somente na segunda metade do Século XX que a reprodução destes lindos animais começou a ganhar força nos Estados Unidos, e apenas bem mais recentemente — final dos anos 1980 — que foi estabelecido o primeiro standard dessa raça. A partir de então o Bengal passou a ser reconhecido em diversas associações e começou a ser exibido nas exposições de felinos em todo o mundo.

Descrição e aparência do Bengal ou Gato de Bengala

O Bengal é um gato de tamanho médio a grande, com peso entre 5,5kg e 9kg, musculoso, robusto, de corpo alongado; a cabeça é relativamente grande, porém pequena em proporção ao corpo.

As orelhas do Bengal são pequenas com relação ao tamanho da cabeça em si, arredondadas na ponta, pontiagudas e voltadas para a frente.

Os olhos são grandes, ligeiramente oblíquos e ovalados.

A cauda do Bengal tem comprimento médio, larga na base e afilando em direção à ponta.

Pelagem do Bengal ou Gato de Bengala

A pelagem do Bengal é curta, muito macia, abundante, brilhante e sedosa. As marcações citadas como as permitidas para a raça bengal são quatro:

  • brown spotted tabby;
  • brown spotted marble;
  • snow spotted tabby; e
  • snow spotted marble.

Quando filhotes os Gatos de Bengala apresentam uma pelagem mais áspera, que com o passar do tempo vai ficando sedosa.

O pelo alcança a cor definitiva antes de fazer um ano.

Normalmente o Bengal não apresenta listras, apenas manchas nítidas como as de uma onça. Há, contudo, uma variação desta espécie que apresenta listras discretas sob as manchas.

Saúde do Bengal ou Gato de Bengala

É muito importante ter em dia o calendário de vacinação do Gato de Bengala, tanto quanto de qualquer outro animal de estimação, não importando raça ou espécie. É importante também fazer visitas regulares ao veterinário para cuidar da desparasitação do felino.

As doenças mais comuns no Bengal são:

  • Luxação da patela: pode ser consequência de malformações de origens hereditárias, ou traumáticas.
  • Hipoplasia cereberal: é uma anomalia congênita frequente em animais domésticos que afeta o cerebelo.

É necessário escovar quinzenalmente o pelo do Gato de Bengala, para evitar as famosas “bolas de pelo”.

Também é interessante dar banhos mensais no Bengal, bem como fazer a correta higienização das orelhas. Tais procedimentos devem ser feitos por alguém habilitado, sob o risco de ferir o animalzinho.

Temperamento do Bengal ou Gato de Bengala

A reprodução do Bengal, ao longo do tempo, passou a ser muito controlada por seus criadores. O objetivo é manter as características típicas da raça, aprimorando cada vez mais a qualidade dos espécimes.

Além dos traços físicos característicos desta raça, os animais devem ser carinhosos, especialmente dóceis e de fácil socialização para que sejam considerados como puros.

Os donos de Gatos de Bengala costumam descrever seus companheirinhos felinos como inteligentes, sociáveis, e capazes até de pedir atenção através de ronronares enquanto seguem seus donos pela casa. Eles inspiram confiança, sem nunca ameaçar atacar ou ferir seu dono. Também são descritos como curiosos, ativos e brincalhões.

Os Bengal adoram fazer exercícios ao ar livre, correr e escalar. Diferente de outros gatos são capazes de tolerar ou mesmo demonstrar interesse de eventualmente brincar na água.

São considerados excelentes caçadores, muito fortes e notavelmente ágeis.

Isso significa que ele é um animal muito ativo, que dificilmente vai ficar quietinho dormindo dentro de um apartamento ou casa apertados.

O Gato de Bengal precisa de atividade física, bem como ter sua curiosidade aguçada e saciada. Brinquedos e outros objetos próprios para gatos são recomendados para ajudar a acalmar a ansiedade natural que essa espécie possa apresentar.

Gatos Bengal ou Gato de Bengala para adotar ou comprar

É muito incomum encontrar gatos Bengal para adoção.

Os preços para compra de um exemplar da raça dificilmente é inferior a R$ 2.000,00 e pode facilmente ultrapassar o dobro desta cifra.

Exemplares de preço inferior também podem ser encontrados, mas provavelmente não serão Bengal considerados puros.

Curiosidades sobre o Gato Bengal ou Gato de Bengala

O primeiro Gato de Bengala tinha o nome de Kin Kin e nasceu em 1963.

A primeira criadora de Bengals foi Jean Mill (nascida Jean Mill).

Fotos do Bengal ou Gato de Bengala

Vídeo sobre o Bengal ou Gato de Bengala

Mariana Silveira
Mãe, blogueira, apaixonada por animais em geral, especialmente pelos gatos.
Veja mais