Gatos sentem ciúme?

Saiba se os bichanos sentem ciúmes!

Ainda hoje existem pessoas que acham que os gatos não se importam com ninguém além deles mesmos. Embora sejam animais bastante independentes, se engana quem pensa que os felinos não são apegados aos donos.

Já foi provado por especialistas em comportamento de animais, inclusive, que os gatos sentem saudade dos tutores, ainda que não demonstrem isso tanto quanto os cães, por exemplo.

Mas se eles são capazes de sentir saudade, será que sentem ciúmes também? O Amo Meu Gato conta para você!

Estudo sobre ciúme em gatos

A Universidade de Kyoto, no Japão, elaborou um estudo que tinha cujo objetivo era entender se os gatos são capazes ou não de sentir ciúmes. Ao todo, 52 gatos participaram do estudo, provenientes de famílias japonesas e dos famosos cafés de gatos no Japão.

O experimento consistia em observar o comportamento dos gatos enquanto viam seus tutores interagindo com um rival em potencial, nesse caso um gato de pelúcia, além de uma almofada felpuda.

Os pesquisadores observaram que os gatos, principalmente aqueles recrutados de famílias, reagiram de forma mais intensa ao gato de pelúcia que antes foi acariciado por seu dono.

No entanto, o experimento não foi suficiente para determinar que os gatos de fato sentem ciúmes. O estudo conclui considerando a existência de algumas bases cognitivas para o surgimento do ciúme em gatos e o efeito potencial do ambiente de vida dos gatos sobre a natureza de seu apego ao tutor.

Quais os principais sinais de ciúme em gatos?

Os sinais de ciúmes em gatos são semelhantes àqueles observados em crianças. Porém, como são bastante independentes e reservados, é difícil perceber quais são exatamente esses sinais.

O gato fazendo xixi fora do lugar, miando excessivamente e até arranhando superfícies que antes não arranhava são algumas coisas que ele pode fazer para demonstrar seu descontentamento.

Em casos mais intensos, é possível observar a tentativa de impor uma hierarquia, demonstração de agressividade ou mesmo se colocar entre o tutor e o objeto que está causando ciúmes no animal.

Observe o comportamento do animal no dia a dia

A melhor maneira de entender se o seu gatinho sente ciúmes ou não é entender o comportamento dele diante da presença do tutor junto de outros animais, principalmente.

Se você começa a interagir com os demais pets da casa e o seu gatinho se levanta para pedir carinho para você no meio dessa interação, é quase certo de que ele está com ciúme!

Lembre-se: os comportamentos são parecidos com os de crianças. Nesse caso, especialmente a necessidade de atenção e a possessividade, como acontece com muito pequenos em relação aos seus pais quando uma outra criança nasce, por exemplo.

Como lidar com um gato ciumento?

Por ser uma situação até relativamente comum em famílias com muitos animais, principalmente, a melhor forma de lidar com um gato ciumento é dividir a atenção igualmente entre todos eles.

Fazer associações positivas entre o gato ciumento e seu objeto de ciúmes também é uma alternativa. Faça brincadeiras onde todos os animais possam ser envolvidos, e recompense o gatinho ciumento toda vez que ele aceitar a presença do outro pet.

Mas, claro, é importante ter muito cuidado para não recompensar os comportamentos de ciúmes, ou o felino entenderá que ele se comportar daquele jeito com que receba a sua atenção.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais