MeowTalk: aplicativo que promete traduzir miados de gato

Usando a inteligência artificial e o software de machine learning, o app promete “traduzir”, entender e identificar a voz do gato. Disponível tanto para Android quanto para iOS.

Para os apaixonados por gatos, com certeza já deve ter sido comum em algum momento pensar sobre o que cada miado significa e sobre o que passa pela cabecinha deles. Já existem apps para quase tudo, agora o mais novo app é para conseguir “conversar” com seu felino. O app promete te ajudar e desvendar tudo isso. 

Javier Sanchez, ex-engenheiro da Alexa, assistente virtual da Amazon, desenvolveu o aplicativo batizado de “Meow Talk” (tradução: conversa de miau, certamente com uma alusão a “smalltalk”, fofoca).

Javier Sánchez refere que os gatos têm uma série de “expressões” básicas como fome, sentir dor ou felicidade, e que a app é capaz de ajudar o dono a desvendar e entender quando isso tudo ocorrer.

Como funciona o MeowTalk

O aplicativo atua gravando os sons que os bichanos emitem, cabendo a seu tutor tentar identificar os significados e registrá-los no programa. Como se finalmente seu gato tivesse  “voz” e não apenas miados.

Diferente dos seres humanos, o gato não tem uma linguagem universal, o que já foi comprovado em pesquisas. Então, à medida que o MeowTalk for sendo utilizado, dados ficarão gravados na memória interna do celular, gerando um enorme banco de dados com todos tipos de sons dos felinos. O machine learning (aprendizado de máquina) tratará, então, de tentar extrair dessa informação toda padrões que “traduzam” o significado de cada miado.

O app promete não só apenas “traduzir” o miado do bichano, como também oferecerá uma experiência única para cada tutor.

A ideia veio, segundo Sanchez, por causa do isolamento social, por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Ele quis fazer algo que ajudasse as pessoas já que estão em isolamento social a comunicar-se melhor com seus felinos.

Motivado a ajudar, empreitou-se e criou com muito carinho o novo app para os ailurófilos. Acredita ele, que além da comunicação, haja uma conexão ainda maior entre os gatos com seus donos.

Claro que aplicativo algum jamais será 100% eficaz, mas ele está trabalhando para chegar o mais próximo possível.

Recepção do Meow Talk

Aqui no Brasil o aplicativo já encontra-se disponível no App Store e no Google Play Store, para download gratuito.

Porém, ele ainda está todo em inglês, o que pode ser um problema para quem não leia neste idioma.

Existem algumas avaliações negativas referente ao app, porém ele ainda está sendo criado, está na fase beta; com a participação dos próprios usuários é provável que o programa venha a melhorar e tornar-se mais fácil e acessível. 

Um dos usuários escreveu: “É aleatório, já consigo identificar o que meu gato quer só com o seu olhar. Na ocasião, ele queria sair de casa. Contudo, o aplicativo disse que ele queria comer”.

Uma especialista em comportamento felino da ONG Wood Green, Juliette Jones, comentou que mesmo com as melhorias o aplicativo ainda estará suscetível a imprecisões, já que dependerá da ajuda dos próprios tutores para identificar os miados.

Segundo Jones, o app pode até ser prejudicial para o felino, para o dono e o relacionamento de ambos. Por exemplo, se um gato está ronronando, isso não significa necessariamente que ele está feliz e relaxado”, afirma.

Mariana Silveira
Mãe, blogueira, apaixonada por animais em geral, especialmente pelos gatos.
Veja mais