O Gato de Pelo Curto Brasileiro

Saiba tudo sobre a única raça de gatos brasileira!

Você já ouviu falar do Gato de Pelo Curto Brasileiro, também conhecido como Brazilian Shorthair? Se não, saiba que existe algo de bastante peculiar sobre essa raça: ela é a única raça de gatos brasileira do mundo!

Ficou curioso? Então venha conhecer tudo sobre esse nosso conterrâneo peludo!

Qual a origem do Gato de Pelo Curto Brasileiro?

A origem do Gato de Pelo Curto Brasileiro data de aproximadamente 1500, quando portugueses trouxeram felinos britânicos para o Brasil. Ainda que tenha se tornado logo um gato de rua, ele acabou sendo criado como o brasileiro de pelo curto moderno.

A certificação da raça veio de um cuidadoso estudo realizado pelo criador e presidente da Federação Brasileira de Gato, Paulo Samuel Ruschi. Além de presidente da FBG, Ruschi também era juiz internacional de gatos de raça e fundador da WCF (World Cat Federation).

O estudo consistiu em criar comissões em vários estados brasileiros com o intuito de verificar se existia um padrão nesses gatos — antes considerados como vira-latas —, o que posteriormente se mostrou correto.

O certificado da WCF veio em agosto de 1998, após dez anos de criação, exposição e julgamento — o período foi necessário para a fixação da raça e suas cargas genéticas.

Quais as características do Gato de Pelo Curto Brasileiro?

O Gato de Pelo Curto Brasileiro tem porte médio a grande, com um corpo bem atlético e musculoso, que faz dessa uma raça bastante ágil. Como o próprio nome já sugere, seu pelo é curto e não apresenta diferenciação de tamanho ao longo do corpo.

A cabeça e orelhas são de tamanho médio, bem colocadas e proporcionais à largura da base. Os olhos são levemente oblíquos e o nariz de mesma largura até a ponta. O peito é largo, as pernas de tamanho médio e patas arredondadas, também médias.

A pelagem é sedosa, fechada e não apresenta subpelo, tão comum em gatos de outras raças. Por conta de sua origem misturada, o Gato de Pelo Curto Brasileiro pode apresentar diversas cores e padrões. A cor dos olhos combina, obrigatoriamente, com a coloração predominante no pelo.

Qual a personalidade do Gato de Pelo Curto Brasileiro?

Uma raça nacional dificilmente teria uma personalidade diferente do povo brasileiro, não é mesmo? O Gato de Pelo Curto Brasileiro é adorável e bastante amigável!

Ele adora conhecer pessoas novas, pois possui uma personalidade bastante extrovertida, brincalhona e sociável. Muito curioso e aventureiro, interagir bastante é uma ótima forma de mantê-lo sempre feliz. Também adoram crianças e se dão muito bem com outros animais, incluindo cães.

Além disso, o Gato de Pelo Curto Brasileiro é inteligente e aprende rápido, sendo capaz até de fazer truques. É também muito apegado aos donos e exigente quando se trata de carinho e atenção.

Cuidados com o Gato de Pelo Curto Brasileiro

O Gato de Pelo Curto Brasileiro não requer muitos cuidados no que diz respeito à manutenção, muito por conta de sua pelagem curta. No entanto, a escovação é importante. Por isso, a fim de promover um crescimento saudável dos pelos, escove-os regularmente.

Além de auxiliar no crescimento de novas pelagens, esse processo remove os pelos mortos do bichano e promove momentos de carinho entre o gatinho e seu tutor.

É necessário cortar as unhas esporadicamente utilizando acessórios adequados e próprios para a espécie. Se perturbados, os bichanos são capazes de arranhar móveis e objetos, o que pode comprometer os itens de casa. As unhas grandes também podem gerar incômodos e machucar o próprio animal.

Resumo das características da raça

  • Corpo firme, de tamanho médio, não compacto e ligeiramente esbelto.
  • Pernas firmes e médias, não demasiadamente musculosas, com pés arredondados.
  • Rabo com comprimento médio a longo, não grosso na base, afinando para o final.
  • Cabeça de tamanho pequeno a médio, mais comprida do que larga, em forma de cunha.
  • Orelhas retas, com altura maior que comprimento, portando tufos internos de pelos.
  • Olhos com distância de um olho e meio entre os dois.
  • Nariz de tamanho médio a grande, com uma leve curvatura na base.
  • Pescoço com comprimento médio a grande, não musculoso, porém firme.
  • Bochechas levemente desenvolvidas, não fundas.
  • Pelagem curta, sedosa, fechada, junto ao corpo. Sem subpelo. Todas as cores são aceitas.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais