O Gato Siamês

Saiba tudo sobre uma das raças mais populares do mundo!

Uma das raças mais populares e amadas do mundo, o Siamês é, sem dúvidas, um gatinho adorável. A história dessa raça se mistura com a humana há tanto tempo que não surpreende que a relação entre esses felinos e os tutores seja tão próxima.

Quando se trata da família, o Siamês é muito tranquilo, carinhoso e brincalhão, o que costuma não se estender para estranhos, quando geralmente adotam uma postura mais reservada.

Quer saber tudo sobre o gato Siamês? Então vem com a gente que o Amo Meu Gato conta tudo para você!

A origem do gato Siamês

Uma das curiosidades sobre o Siamês é que essa é uma das raças mais antigas do mundo. E é exatamente essa a razão pela qual é tão difícil determinar a sua origem.

O que se sabe, segundo apontam alguns registros datados de 1350, é que eles vieram do oriente, mais precisamente na cidade de Ayudha, capital de Siam, onde hoje é a Tailândia.

A sua chegada no ocidente se deu apenas no século 19, mais precisamente em 1871, quando os siameses foram expostos nas primeiras mostras de gato de Cristal Palace, em Londres, na Inglaterra. Desde então foram adotados como membros da realeza britânica.

Além da Família Real inglesa, a aparência esbelta e elegante do Siamês também chamou a atenção de outra família ocidental bem importante: a primeira-dama do então presidente dos Estados Unidos, Rutherford Hayes, em 1879, recebeu um exemplar do Cônsul norte-americano, na cidade de Bangkok.

Muitos padrões desenvolvidos ao longo do tempo — além do gato Siamês de cor clara e algumas manchas pretas nas extremidades — foram aceitos. Em 1989, surgiram Siameses com manchas malhadas e esfumaçadas. Atualmente, se aceita qualquer cor na raça, contanto que haja manchas nas extremidades, no rabo e rosto do gatinho.

Quais as características do gato Siamês?

Não à toa o gato Siamês é uma das raças mais populares do mundo, afinal, além de sua personalidade adorável, ele também é facilmente reconhecido por conta de suas cores e padrões característicos.

As fotos ilustram muito bem a essência desse bichano: pelagem branca, bege ou cinza na maior parte do corpo, com manchas escuras nas extremidades (região do rosto, orelhas, patas e rabo).

Os pelos geralmente são curtos e bastante brilhantes, e, para completar, o gato Siamês original tem lindos e penetrantes olhos azuis — outra característica típica da raça.

A cabeça tem formato triangular, com as orelhas grandes e hjnpontudas, que acompanham um corpo alongado, elegante e musculoso. Poucas pessoas sabem, mas os siameses não nascem com o padrão de pelagem já definido, eles normalmente nascem branquinhos e vão desenvolvendo as manchas a partir dos 5 meses de idade.

Qual o temperamento do gato Siamês?

No geral, o gato Siamês é bastante dócil, carinhoso, inteligente e brincalhão, sendo uma ótima companhia para todos os momentos. É uma das poucas raças que gostam de ficar no colo e que adoram receber carinho.

Muito ativo e curioso, ele gosta de pular e correr pela casa e é capaz de passar horas se divertindo com os seus brinquedos preferidos. Ele também se dá bem com crianças e consegue conviver relativamente bem com outros animais. É natural, portanto, que ele não goste de ficar sozinho em casa.

É sempre bastante leal e devotado aos tutores, embora sejam independentes ao mesmo tempo. Quando estão com uma disposição mais pacífica e reservada, é fundamental que o tutor dê a ele o espaço necessário para que fique quieto.

Outra característica marcante do Siamês é o fato de ser uma raça bastante comunicativa. Portanto, se o local onde você mora demanda silêncio, talvez esse bichano não seja o mais indicado.

Saúde e cuidados

A exemplo de muitas raças, o Siamês pode sofrer de doenças hereditárias, incluindo tumores intestinais e outros tipos de câncer, como o linfoma do mediastino. Eles também têm estômagos mais sensíveis e podem vomitar ocasionalmente, mas isso pode ser prevenido com uma ração de qualidade.

Outra condição hereditária a qual os siameses estão sujeitos é a atrofia progressiva da retina, uma doença oftálmica que pode levar à perda parcial de visão e até cegueira.

Apesar da pelagem curta, o Siamês soltar naturalmente bastante pelo. Dessa forma, um dos principais cuidados necessários é a escovação, que deve acontecer pelo menos três vezes por semana. Se os pelos mortos não forem retirados, as temidas bolas de pelo podem acabar se desenvolvendo no organismo felino durante a autolimpeza.

Curiosidades e estatísticas do gato Siamês

Você sabe quantos anos costuma viver um gato Siamês? Essa pergunta, claro, depende de uma série de variáveis. Se o gato for saudável e bem cuidado, a expectativa de vida da raça pode ser de 12 a 15 anos de idade. Ele também costuma pesar entre 4 e 6 quilos e pode chegar até 30 centímetros de altura.

Para quem se apaixonou pelo Siamês e deseja comprar um exemplar, é bom colocar a mão no bolso: o bichano geralmente custa entre R$1 mil e R$3 mil. O sexo e a pelagem influenciam no preço final, mas é importante procurar um gatil de confiança para adquirir um gato Siamês puro.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais