Os gatos têm umbigo?

Descubra se os gatos têm umbigo!

Ainda que convivamos com os bichanos desde muito tempo, nem sempre nos damos conta de como funciona grande parte de sua anatomia. Um exemplo bastante interessante é: você provavelmente já fez carinho na barriga do seu gatinho inúmeras vezes.

No entanto, você sabe dizer se o seu amiguinho peludo tem umbigo? Ainda que a resposta pareça óbvia, é preciso pensar um pouco, não é mesmo? Mas não se preocupe, porque o Amo Meu Gato responde para você!

Gato tem umbigo? Para quê ele serve?

Acredite ou não, sim, os gatos têm umbigo! E ao contrário dos seres humanos, onde a marca da remoção do cordão umbilical é bem característica, no caso dos felinos ela é apenas uma pequena cicatriz.

Assim como o nosso, o umbigo dos felinos não apresenta nenhuma função especial. Durante a gestação, o cordão umbilical é o canal por onde são transportados oxigênio e nutrientes para o feto, e deve ser cortado após o nascimento dos filhotes.

Onde fica exatamente o umbigo do gato?

Não existe muito mistério, na verdade. Como já era de se esperar, o umbigo dos gatos está localizado na barriga do animal, sendo, porém, uma marquinha bastante discreta.

O fato de os pelos cobrirem toda a região da barriga e de o processo de cicatrização do umbigo de gato ser diferente do humano, dificulta a visualização do umbigo dos felinos.

Na cicatriz do umbigo, especificamente, não costuma nascer pelos. Portanto, se você notar uma bolinha pelada na barriga do seu bichano, você encontrou o umbigo dele!

O que é e quais as causas da hérnia umbilical?

A hérnia umbilical é uma condição relativamente comum nos felinos. Ela ocorre quando há uma ruptura da parede abdominal, ou seja, quando o músculo do abdômen não cicatriza corretamente, deixando uma pequena abertura. A principal causa para essa cicatrização mal feita pode ser a genética.

A hérnia pode ser classificada em dois tipos:

  • Hérnia umbilical pequena: ocorre quando o espaço no abdômen é preenchido por gordura e pele. Não representa um caso de gravidade.
  • Hérnia umbilical complicada: ocorre quando órgãos como o intestino ficam expostos pela hérnia. O próprio nome já sugere a gravidade do caso.

A hérnia umbilical só requer maiores cuidados quando apresentar sinais de inflamação e infecção. Caso o tutor nome algum desses casos, ele deve procurar um veterinário imediatamente. O profissional saberá recomendar o melhor tratamento.

Sintomas, diagnóstico e tratamento da hérnia umbilical

O principal sintoma da hérnia de umbigo de gato é um pequeno volume no abdômen, como uma verruga. Em alguns casos, a região também pode apresentar inchaço e vermelhidão.

Em quadros mais graves, quando há estrangulamento de um órgão interno, o peludo pode apresentar sintomas sérios, como vômitos, apatia e dores abdominais.  

O problema pode ser diagnosticado apalpando-se a região ou através de exames de imagem, como o ultrassom. A partir desse ponto, é possível iniciar um tratamento que, em alguns casos, envolve procedimentos cirúrgicos. 

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais