Personalidade dos gatos conforme sua cor

Estudos tentam vincular traços de personalidade dos gatos à cor de sua pelagem.

Cada gato tem sua própria personalidade assim como os humanos. E ela pode ser influenciada por vários fatores: sexuais, hormonais, ou por processo de socialização adequado — ou não — na fase de filhote.

Porém, há quem afirme haver relação direta entre a melanina e dopamina do animal, capazes de influenciar sua personalidade.

A cor do gato pode determinar sua personalidade?

Segundo o Feline Five, estudo científico que analisa a personalidade dos bichanos, esta se encontra norteada por cinco eixos: o neuroticismo, extroversão, dominância, impulsividade e agradabilidade. Ainda se encaixam dentro desses eixos algumas características como insegurança, nervosismo, irritabilidade, timidez e calmaria.

No entanto, as pesquisas não descartaram que as cores e raças tenham ligação com a personalidade, para ter uma análise mais completa ainda necessita de um estudo mais detalhado, incluindo a base estrutural de criação doméstica de cada animal para justificar determinados comportamentos.

Cada cor traz muitos significados, então é natural que relacionem a cor com as características gerais da personalidade felina.

Outra pesquisa, feita em uma Universidade da Califórnia, apresentou resultados interessantes sobre esse tema. O início da pesquisa se deu por relatos dos tutores de gatos de estimação (de cores distintas), para entender um pouco mais sobre as características das personalidades deles.

A partir daí, o estudo “mostrou” que o gato laranja é considerado mais amigável e extremamente carinhoso, entre outras “vantagens” em relação aos de outras cores.

O gato bicolor, assim como o branco, também foi considerado afetuoso. Os gatos preto e tricolor foram caracterizados mais tímidos, preguiçosos e menos sociáveis. Os bichanos pretos são bem conhecidos pelas lendas e mistérios que os envolvem. E isso pode estar relacionado com sua personalidade forte e que “explica” o porquê deles se mostrarem indiferentes na maior parte das vezes.

Gatos bicolores

Com uma personalidade peculiar, são muito curiosos e surpreendentes. Costumam ter personalidade estável e distante. Ao mesmo tempo que são muito carinhosos podem fugir quando tentam tocá-los.

Gatos tricolores

Os tricolores apresentam uma personalidade surpreendente e variável. São brincalhões e curiosos. Com uma peculiaridade genética e a personalidade pode estar relacionada e influenciar com alterações hormonais. Outra característica encontrada nessa cor é a energia forte, além de serem bem ativos.

Há um certo consenso em considerar que todos os indivíduos tricolores sejam fêmeas, e essa crença faz sentido se considerarmos a configuração cromossômica necessária para a composição de sua cobertura corporal. Porém, é possível que sob condições específicas e uma boa dose de acaso um gato macho nasça com a pelagem tricolor.

Mas, em termos práticos, a probabilidade de um macho tricolor é muito baixa: menor que 0,1%, ou um macho para cada mil fêmeas tricolores.

Gatos cinzas

Estes geralmente são travessos, divertidos e carinhosos. De uma beleza inigualável, apresentam um pouco de cada personalidade. São manipuláveis e deixam ser acariciados sem perder sua natureza felina. Apontados como gatos de atitude, devido sua curiosidade e seu jeito brincalhão de ser.

Gatos pretos

Os gatos pretos estão culturalmente associados à má sorte, magia negra, entre outras lendas, reflexo da ignorância medieval que os levavam a ser perseguidos e exterminados. Porém, em algumas culturas eles recebem um tratamento muito melhor.

Um fato é que o gato preto apresenta uma predisposição a ter uma personalidade tranquila, tímida e, ao mesmo tempo, carinhosa. Ele tem algo especial e único. Uma personalidade mais sensível que a dos demais gatos.

Gatos laranjas

Após essa análise das cores felinas, foi possível concluir que os gatos laranja são especialmente doces e muito carismáticos por miarem em busca de carinho, afeto e comunicação. Adoram se esfregar em seus tutores e receber carinhos. também são considerados por ser o bichano mais simpático entre todas as cores existentes de gatos. Mas no início costumam ser tímidos.

Gatos brancos

Sem dúvidas os brancos são de uma personalidade mais complexa e difícil de decifrá-los. Tutores de gatos brancos devem ter paciência para estabelecer uma relação, pois eles costumam precisar de mais tempo. São muito desconfiados, mas uma vez que se forme amizade, durará para sempre. São geralmente os mais tímidos, distantes e às vezes até agressivos com pessoas estranhas ou com quem não têm convívio. Aproveitam qualquer circunstância para lançar um golpe. Mas muito fieis com quem tem sua confiança.

Gatos “carey”

Os carey (também chamados de “cascos de tartaruga”) têm uma história sobrenatural, mitológica e linda. Talvez seja por isso que contem com uma personalidade variável, enquanto são o amigo mais fiel que existe. Costumam ser tímidos e distantes com estranhos. Existindo um vínculo forte os carey demonstram todo seu afeto no melhor estilo felino (mordidas e arranhões).

Significados das cores de gatos segundo as superstições

O mundo esotérico tem outra interpretação sobre a tonalidade dos pelos felinos atribuindo diferentes significados e energias às cores. Conforme a simbologia espiritual e esotérica os significados são:

  • O gato preto envolve uma magia especial, acreditam que ele oferece segurança ao tutor, conseguindo absorver energias indesejáveis, deixando o ambiente onde vive limpo.
  • O gato laranja tem sua energia representada pela força irradiante do sol, atraindo a criatividade, dinheiro, prosperidade e discernimento.
  • Já o gato cinza traz estabilidade, tranquilidade e pacificidade, favorecendo afetividade, sorte e amorosidade.
  • O gato branco é associado a forte energia da lua, acreditando-se que ele tem consigo o poder de cura e equilíbrio do ambiente.
  • As cores do gato bicolor, juntas, emanam energias positivas que vibram para o fortalecimento da amizade, compreensão e respeito.
  • A energia das cores do gato tricolor tem a força do poder feminino, atrai sorte e oferece proteção ao lar.
  • O gato “siamês” — não a raça, mas o gato com as cores típicas desta — atrai popularidade, sucesso e beleza.
  • Os gatos dourados são considerados sábios e têm consigo serenidade e sabedoria, além de iluminação, clareza mental e riqueza interior e material.

Se você é tutor de um felino e ele costuma se deitar em você, não o distancie!

Eles sabem muito bem o que estão fazendo. Estão absorvendo as energias negativas que você possa estar carregando, fazendo isso você se reequilibra e energiza seu campo astral.

Os felinos carregam com si energia cósmica positiva. São reikianos de natureza. Trazem harmonia para sua residência. E ainda são dotados de um efeito relaxante que tranquiliza a mente, ajudando e evitando problemas de saúde que estão relacionados ao estresse, ansiedade e depressão.

Independente da cor, um gato é um ser de luz e amor.

Mariana Silveira
Mãe, blogueira, apaixonada por animais em geral, especialmente pelos gatos.
Veja mais