Por que seu gato derruba coisas — e como fazê-lo parar

Não é porque ele sabe que te irrita. Sério!

Gatos adoram empurrar e derrubar objetos das mesas e prateleiras, o que pode implicar uma porção de coisas quebradas em casa. Mas por mais que pareça que eles fazem isso porque sabem que você se irrita, a verdade não é bem essa.

O motivo de os gatos adorarem derrubar coisas é muito simples: é divertido. E se você quer que seu gato desista desse comportamento você precisa entender como a motivação dele funciona, de forma a oferecer-lhe alternativas mais saudáveis e menos destrutivas para esvaziar essa energia.

Tudo que os gatos adoram numa atividade só

As atividades favoritas dos gatos são:

  • Subir nas coisas;
  • Investigar potenciais presas.

Quando falamos em “potenciais presas”, estas podem ser pequenos objetos — os gatos não ligam para tecnicalidades. E essa investigação se dá cutucando as “presas” com a patinha para ver o que acontece: se elas se moverem, ótimo; se fizerem barulho, melhor ainda; se fizerem os dois, é tipo ganhar na loteria. Quando eles acham algo divertido de ficar cutucando eles continuam até que a presa finalmente morra ou que eles próprios se entediem e passem para a próxima vítima.

Então, derrubar coisas da mesa ou da prateleira abrange tudo de que eles gostam: eles sobem em algum lugar, têm uma vasta oferta de coisas para cutucar, e se elas rolarem ou fizerem barulhos divertidos ao cair ao chão, eles vão gostar cada vez mais da brincadeira.

É tudo sobre ganhar atenção

Gatos domésticos são inteligentes, e não demoram a perceber que derrubar coisas faz com que elas produzam barulhos gozados. E também com que apareça um tutor não importa donde para verificar.

A Dra. Ellen Whiteley, veterinária, explica:

Se um gato aprende que derrubar coisas no chão traz humanos rapidamente para perto, ele pode realmente fazer isso de propósito para ganhar sua atenção, principalmente se ele sentir que já passou da hora de uma refeição.

É mais fácil falar, mas se conseguir não dar ao safado o gostinho de efetivamente conseguir que você abandone seu descanso ou suas tarefas para conferir o resultado de suas travessuras, não dê!

Como mudar esse comportamento

Evitar que gatos derrubem coisas pode ser até fácil, mas vai requerer mudanças no seu ambiente e no seu comportamento (seu, seu, não do gato; a mudança dele será consequência da mudança nos seus tutores).

Lembre-se que subir nas coisas é metade da diversão de derrubar coisas da mesa. Então, proporcione ao gato mais diversão do que ele encontraria subindo na mesa ou na estante. Há várias adaptações simples que podem ser feitas em casa para oferecer ao seu gato lugares para escalar, ou locais de descanso elevados.

Outra dica importante: gatos cansados não criam problemas. Então, brinque muito com seu gato. Escolha brinquedos que ofereçam a mesma diversão de cutucar os tubos de xampu do banheiro, como bolinhas, bichinhos motorizados, amarrados a cordões. Temos uma gata velhinha na família que, quando acorda com mais energia, adora brincar longamente com uma simples bolinha de papel amassado pendurada por um cordão de ioiô (que é um pouco mais resistente, mas para ela daria na mesma se fosse um fio de ouro ou um cadarço velho de sapato).

Gatos adoram um apontador laser — mas lembre-se de que eles não terão o feedback tátil, porque a luz é impossível de ser apanhada; assim, eles certamente vão se cansar de brincar com o laser, mas a frustração de nunca capturar a presa pode fazer com que eles ainda se sintam motivados a subir na sua mobília para atacar os bibelôs.

Por fim, o mais importante: mude também o seu comportamento para adequar-se à tutoria de um gato. Evite deixar objetos frágeis ao alcance do seu amiguinho, e enquanto eles não assimilam o comportamento de não derrubar as coisas, considere usar copos plásticos ou de metal, por exemplo.

Lembre-se que seu gato provavelmente adora poder invocar um humano simplesmente fazendo algum objeto espatifar-se. Não pare o que estiver fazendo para acorrer à cena do crime sempre que ele derrubar algo. Ou pior: dar-lhe comida para “comprar” sua calma. Quando ele fizer dessas travessuras, aguarde uns poucos minutos antes de ver o que ele fez, e limpe tudo o mais silenciosamente possível. Com o passar do tempo, o gato vai acabar mudando de comportamento.

Mariana Silveira
Mãe, blogueira, apaixonada por animais em geral, especialmente pelos gatos.
Veja mais