Quais as diferenças entre um gato doméstico e um felino selvagem?

Saiba como diferenciar uma gato doméstico de um selvagem!

Essa semana vimos uma notícia que deu o que falar em Belo Horizonte: uma gatinha da raça Bengal foi confundida com uma onça e solta em uma mata próxima pelo Corpo de Bombeiros.

A situação gerou muita polêmica e debate na internet, com críticas pesadas aos bombeiros por não conseguirem diferenciar uma gato doméstico de um animal selvagem.

Mas você conseguiria fazer essa distinção? Se não, não se preocupe, porque o Amo Meu Gato explica tudo para você!

É possível confundir um gato doméstico com um animal selvagem?

Embora os bombeiros tenham sofrido muitos questionamentos, sim, é possível confundir um gato doméstico com um felino selvagem. No caso da raça Bengal, o padrão de pelagem realmente lembra o de uma onça ou jaguatirica.

Essa raça surgiu a partir do cruzamento entre um felino doméstico e um leopardo selvagem. Naturalmente, os gatos oriundos desse cruzamento herdaram características referentes às linhagens originais, entre elas as marcações nos pelos que lembram felinos de grande porte.

Por esse motivo, é comum que haja certa confusão entre as espécies, especialmente para quem não possui conhecimento aprofundado sobre os animais.

Quais as principais diferenças entre felinos de grande porte, gatos selvagens e gatos domésticos?

A melhor maneira de diferenciar um gato doméstico de um felino selvagem é pelo tamanho. Até as maiores raças de gatos costumam ter um tamanho consideravelmente menor que uma onça, por exemplo.

Claro que os bichanos podem ser confundidos com filhotes de outros felinos, como uma jaguatirica filhote. Ainda assim, uma jaguatirica continua sendo proporcionalmente maior que os gatos domésticos.

É mais esperado que um animal desse tipo tenha um porte aproximado de um cachorro grande. Nesse caso, um filhote de jaguatirica teria o tamanho aproximado de um gato Bengal já adulto, mas o que diferencia as duas espécies seria o comportamento.

Comparados aos gatos selvagens, como o gato-do-mato, o Bengal também é um pouco menor. O principal diferencial físico, no entanto, é que a cabeça do gato-do-mato é maior e menos arredondada que a do felino doméstico. A pelagem do Bengal, embora tenha muitas semelhanças à primeira vista, também mostra sutis diferenças.

As patas e rabos são listradas, com padrão parecido com o dos tigres, enquanto o restante do corpo apresenta manchas arredondado, lembrando a onça ou jaguatirica. No caso do gato-do-mato e da jaguatirica, o corpo todo apresenta um padrão de manchas arredondadas, com exceção do rabo.

O comportamento é outro diferencial

Embora pareça uma obviedade, os comportamentos de gatos domésticos e felinos selvagens são diferentes. Os grandes felinos, assim como os gatos selvagens, têm dificuldades com humanos e tendem a fugir ou atacar como resposta a qualquer aproximação indesejada.

Os gatos domésticos são geralmente mais dóceis e, apesar de alguns serem ariscos e desconfiados, dificilmente irão atacar. É mais provável que tentem se esconder, mas já estão mais acostumados com os humanos, no geral.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais