Quando gato desmama?

🐈‍⬛ A jornada de amamentação a desmame do seu gatinho revelada! 😺🍼

Como acontece com todos os mamíferos, o principal alimento de um gato em seus primeiros dias de vida é o leite materno. É ele quem fornece todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do filhote e a base para a sua imunidade.

Mas como ocorre a amamentação dos gatinhos e qual a época de desmame? O Amo Meu Gato explica para você!

Como é a alimentação dos gatos nos primeiros dias?

Antes de explicar como se dá o desmame dos gatos, é preciso entender como funciona a alimentação dos bichanos nos primeiros dias de vida.

Já se sabe que o melhor alimento para os gatinhos recém-nascidos é o leite materno, como ocorre com todos os mamíferos. É a fonte necessária para que ele se mantenha perfeitamente nutrido.

Logo nos primeiros dias de vida os gatinhos recebem o chamado colostro, leite produzido pela mãe assim que dá à luz e caracterizado por possuir propriedades imunológicas.

É de vital importância que esse leite seja devidamente recebido pelos filhotes, já que ele contém abundantes os nutrientes e imunoglobulinas necessárias para prevenir diferentes infeções.

Assim que os bichanos nascem, a mãe trata de liberá-los da bolsa amniótica e do cordão umbilical, passando a limpar as secreções do nariz e da boca dos filhotes.

Nesse ponto, é possível observá-los dirigindo-se aos mamilos da mãe para iniciar a lactação ingerindo o colostro que, mais tarde, será substituído pelo leite maduro.

Agora esse leite, além de manter os filhotes bem alimentados, também irá produzir os hormônios e enzimas necessárias e importantes para o crescimento deles.

O momento também é importante para a interação entre mãe e filhotes. Durante a lactação os filhotes irão ronronar, evidenciando para a mãe que estão satisfeitos e nutridos, além de “amassar” as mamas para estimular a produção de leite.

O que é o desmame e quando ele ocorre?

O desmame nada mais é do que o ato de desmamar, ou seja, quando o filhote deixa de se alimentar apenas do leite materno e passa a necessitar de outras fontes de alimentação.

Esse processo deve ser feito no momento adequado e da forma adequada, do contrário pode ser traumático para o animal, além de provocar sequelas em sua saúde.

Via de regra, o desmame é feito naturalmente pela mãe e pelo próprio filhote, que, já com os olhos abertos, passa a se interessar e explorar o ambiente à sua volta, incluindo comidas.

O processo geralmente acontece quando o gatinho atinge três semanas de vida. Porém, o leite materno não deve ser completamente abandonado até o período de 6 a 8 semanas, quando o bichano já está pronto para viver apenas de outras fontes de alimentação.

Vale ressaltar que o período para o desmame não é uma ciência exata e, portanto, não deve ser encarado como tal. É preciso respeitar o tempo de cada animal, e o processo deve ocorrer de maneira gradual e sem traumas.

Como fazer o desmame em gatos?

Agora que já sabemos quando o desmame costuma ser feito, é importante entender a maneira mais adequada de fazê-lo, ou seja, como começar a introduzir outros alimentos na dieta dos filhotes.

Como já posto, é importante deixar os gatinhos sob os cuidados da mãe até que o processo de desmame esteja completado, mais ou menos até as 12 semanas de vida. 

Abaixo seguem algumas dicas sobre como proceder nas diferentes etapas do desmame:

  • Quarta e quinta semanas: a amamentação continua, mas já é possível oferecer alimentos sólidos adequados para a idade — entre em contato com um veterinário para que ele possa indicar as melhores opções. O ideal é que o tutor umedeça o alimento com leite de fórmula para gatos para conseguir uma textura pastosa;
  • Quinta e sexta semanas: aqui a ração já pode ser introduzida. Para que a mudança não seja tão brusca, recomenda-se umedecer a ração com água para que ele mantenha uma consistência melhor;
  • Sexta e sétima semanas: a comida ainda deve ser umedecida, mas menos que na etapa anterior. Na oitava semana, quando o desmame estiver próximo de ser concretizado em definitivo, o felino já terá totais condições de comer a ração normalmente.

É possível perceber que aos poucos eles vão comendo mais sólido e menos leite, então as quantidades devem ser adequadas de maneira gradual.

É muito importante que acompanhemos o aumento de sólidos com o oferecimento de água, pois a hidratação é algo essencial para os felinos. Eles sempre devem ter água limpa e fresca à disposição.

É necessário ressaltar que o desmame não deve ser feito antes do tempo e nem de qualquer maneira. Já ficou comprovado que tirar os gatinhos da mãe antes do tempo pode gerar problemas em gatos adultos.

A importância dos comedouros

Cada filhote deve ter o seu próprio comedouro. Estes devem ser, inicialmente, pequenos e não muito profundos para que possam cumprir com a sua função.

Caso o bichano tenha dificuldade em usar o comedouro, uma opção é utilizar seringas com o substituto do leite até que ele esteja em condições de comer sozinho. No entanto, isso não pode ser feito durante muito tempo, já que significaria retardar o processo de aprendizado do gatinho.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais