Quanta tempo leva para cicatrizar pontos em gatos?

Descubra quanto tempo demora a cicatrização de pontos em gatos!

Uma dúvida que sempre se coloca quando um gato passa por cirurgia — incluindo a castração — é a cicatrização dos pontos. Você sabe quanto tempo demora até o bichano se recuperar completamente? O Amo Meu Gato conta para você!

Como funciona a cicatrização dos pontos em gatos?

Não existe mistério. A cicatrização dos pontos em gatos se dá da mesma maneira que acontece com os humanos, através de um processo natural estimulado pelo sistema imunológico.

Ou seja, toda vez que reconhece um ferimento, o organismo do animal envia glóbulos brancos e proteínas para conter o sangramento no local afetado.

No caso de lesões profundas e cirurgias, o organismo não dará conta de realizar a cicatrização sozinho. Por isso os pontos, para garantir que o corpo do animal tenha tempo e condições para cicatrizar corretamente.

Quanto tempo demora para cicatrizar pontos em gatos?

O tempo de cicatrização depende do material utilizado no procedimento. No caso das técnicas mais modernas que usam pontos de absorção natural, não demora mais do que poucos dias.

Já no uso da técnica tradicional, em que os pontos não são absorvidos pelo organismo do animal, a recuperação tende a ser mais lenta. Nesse caso, será preciso levá-lo até um veterinário para que ele possa realizar a remoção dos pontos manualmente.

Em um felino normal e saudável, os pontos que não sofreram com infecções costumam cicatrizar entre 10 e 14 dias, e uma marca permanente se formará entre 14 e 21 dias. Caso o local da incisão sofra algum inchaço ou hematoma, não há motivo para preocupação, pois isso faz parte do processo.

Como se dá a recuperação?

Abaixo seguem algumas dicas que irão ajudar o animal no processo de recuperação.

  • Evitar que o gato possa lamber o local: lamber os pontos pode levar bactérias para o local e causar problemas na cicatrização. Uma boa maneira de evitar que isso aconteça é usar o famoso colar elizabetano.
  • Use medicamentos, se necessário: no caso de inflamação excessiva do ferimento, pode ser necessário ajudar o processo com medicamentos indicados por um veterinário.
  • O tempo que os pontos devem permanecer na pele é estabelecido por um especialista: não adianta contar com achismos. O tempo que o gato irá permanecer com os pontos é determinado pelo veterinário e deve ser respeitado. Ultrapassar esse período pode causar cicatrizes maiores e até mesmo infecções.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais