Saiba tudo sobre Catnip, a “erva do gato”

Descubra o segredo da catnip, a erva milagrosa que transforma a vida dos gatos! Veja os incríveis benefícios e como usá-la para animar seu bichano! Surpreenda-se!

Catnip, também chamada de “erva do gato”, é popular entre tutores de felinos, mas muitos ainda não conhecem exatamente sua funcionalidade. Com origem na Europa e Ásia, ela traz hoje diversos benefícios para nossos bichanos. Existem até brinquedos para gatos que possuem esta erva. Ela é tão especial, que o cheiro dela deixa os bichanos extremamente felizes. 

A Nepeta cataria, como é cientificamente conhecida, libera um aroma que deixa os felinos mais felizes, alegres e até mesmo relaxados. Mas ainda existem inúmeros tabus sobre o assunto.

O que é catnip e para que serve?

É uma planta herbácea da família da hortelã. O nome Nepeta é derivado da cidade italiana de Nepete (conhecida atualmente por Nepi), onde inicialmente a planta foi cultivada.

Assim como sua parente, a Catnip floresce desde o final da primavera até o outono, com uma gama colorida de flores em tons de rosa e lilás. É muito usada na medicina veterinária para acalmar os felinos mais agressivos e para animar e exercitar os mais apáticos. 

O que a erva dos gatos faz?

Felinos filhotes e idosos geralmente não sentem o efeito, mas ela funciona em cerca de 80% dos bichanos. Ela age através do olfato. O odor da substância pode causar sensações como excitação, hiperatividade e sensação de felicidade.

Pode provocar ainda alterações no comportamento, fazendo com que o bichano fique mais animado e mie à procura de mais contato com a planta, rolando sobre ela ou tentando lamber. 

Como a catnip é usada?

A erva pode ser usada de diversas formas, como por exemplo, em arranhadores, fazendo que o gato se interesse e acostume com o objeto e não arranhe mais os móveis da casa.

Pode ser usada em brinquedos, na cama do bichano e até mesmo em casos que o animal seja relutante para comer a ração, podendo ser colocada em cima do alimento. Os brinquedos e acessórios que contém a catnip, servem para o divertimento e diminuição do stress para os felinos. 

Benefícios de usar a Catnip

Além de deixá-los mais alegres, ajuda a liberar a tensão, relaxar e se sentir bem. Também pode ser usada para turbinar o brinquedo de feltro que talvez o bichano não se interessa mais ou ainda complementar outros brinquedos que ele gosta.

A catnip causa algum efeito em humanos?

A resposta é: Não! Esta erva, assim como o nome já diz, surte efeito apenas em felinos. Portanto, não precisa se preocupar. O único efeito que causará no tutor é a alegria de ver seus bichanos mais felizes e menos estressados. No entanto, quem tem crianças em casa deve ter cuidado, de preferência deixando a erva fora do alcance delas, já que elas podem ingerí-la.

A catnip pode não fazer efeito no meu gato?

Cada animal possui características individuais e preferenciais, assim como nós seres humanos. Os gatos machos, adultos e não castrados têm mais probabilidade de ter efeitos sobre a erva. Mas isto não é uma regra. Fêmeas, filhotes e gatos castrados podem apresentar também afeição pela planta

Estudos sugerem que a resposta à catnip pode ser hereditária, ou seja, passa de pais para filhos. Por isso, nem todos os gatos são afetados. Só existe uma forma de saber se surte efeito em seu bichano, testando. Basta comprar a planta ou brinquedos que contenham catnip para fazer o teste. 

A erva do gato faz mal?

Esta planta não faz mal algum aos felinos, ela não tem efeito tóxico. Serve apenas como calmante e terapêutico. É um produto totalmente natural e saudável.

Sendo assim, não existe qualquer efeito nocivo à saúde do pet e nem possibilidade de se tornar dependente da erva. A única preocupação que o tutor deve ter é sobre a procedência da erva. Dê preferência a produtos brasileiros e sem agrotóxicos. 

Por que usar catnip?

Muitos tutores ainda acham que a erva faz mal, mas pelo contrário, ela só traz benefícios para o pet, desde que seja usada de forma e na quantidade correta. Os efeitos de euforia e agitação são causados pela substância nepetalactone, que não prejudica o animal. 

Quando inalada, estimula o bulbo olfatório do pet e ativa a amígdala e o hipotálamo, órgãos responsáveis pelas emoções e reações do corpo. Por isso, o instinto de predador do bichano é estimulado, fazendo-o correr mais e liberando sua tensão. Como já citamos acima, ela não é viciante, apenas perde o efeito quando utilizada por muito tempo ou em grandes quantidades. 

Se o seu bichano fica agressivo quando tem visitas em casa ou não sente vontade de brincar e praticar atividades físicas, o uso da erva pode auxiliar muito para que o pet desenvolva um comportamento melhor, mais tranquilo e alegre. 

Como deve ser utilizada?

Indica-se o uso de uma vez por semana, para não perder o efeito sobre o animal. Pode ser empregada de várias formas: arranhadores, varinhas, brinquedos e até mesmo uma caixinha com a erva pra que ele possa deitar e rolar sobre ela. 

Efeitos do Catnip

Além de deixá-lo mais enérgico e brincalhão, o catnip vai deixar o seu bichano muito mais sociável e pulando muito mais alto.

Após brincar com a erva, seu gatinho pode:

  • Balançar mais a cabeça e o rabo;
  • Arranhar com mais velocidade;
  • Liberar mais saliva;
  • Ter hiperatividade.

Esses efeitos começam a aparecer cerca de 10 minutos após o ápice da inalação. Depois disso, o gatinho pode sentir vontade de ingerir a erva e também se sentirá muito mais calmo e relaxado.

Porém, evite que ele coma a erva, pois sua ingestão poderá provocar enjoo, podendo levar a vômitos e diarréias. Mas isso dificilmente acontece, porque os bichanos são espertos e param de comer quando chegam a seu limite.

Quais são os efeitos da erva do gato?

Os efeitos podem variar de acordo com o comportamento natural do animal, apesar da maioria dos bichanos gostarem de catnip. Os mais calmos ficam agitados, os mais estressados costumam se acalmar. Alguns comportamentos principais aparentes são:

  • Se esfregar contra a erva;
  • Lamber a planta ou mastigá-la;
  • Escalar e saltar em objetos;
  • Correr e caçar objetos reais ou imaginários.

Por quanto tempo os efeitos duram?

Os efeitos mais intensos costumam ser notados nos primeiros 10 minutos. De forma geral, enquanto o animal estiver em contato com a erva costuma ter seu comportamento alterado. Após finalizar o contato, o pet volta “ao normal” rapidamente. 

A erva do gato tem alguma contraindicação?

Não há nenhuma contra indicação direta, ou seja, até hoje não há registros de que a catnip tenha feito mal a gatos de determinada faixa etária, com alguma doença específica.

Por isso, não tenha medo de testar como seu amigo reage à catnip! Mas lembre-se de sempre usar a erva com cuidado e moderação. O pet pode se machucar ou se estressar com o uso constante.

A erva do gato tem efeito em outros animais?

Acredita-se que a catnip não tenha efeito em nenhum outro animal, nem mesmo nos cachorros. Mas fique tranquilo, a erva não é tóxica e não faz mal para cães! Então, se, além de gatos, você também tiver cachorros em casa, não precisa ter medo ou um cuidado especial.

Algumas curiosidades da catnip

Não apenas os gatos ficam felizes com a erva, mas os tigres, leopardos e linces também reagem bem à catnip. O efeito não se reserva apenas aos felinos mas também em borboletas e moscas, mas no caso delas, não é bom. Por isso a erva pode ser usada para afastar esses insetos. 

A erva para humanos pode ser usada na preparação de chás, temperos de comida e às vezes até mesmo fumada. Acredita-se que nos humanos o efeito seja calmante e não de energização.

Caso você tenha dificuldade em encontrar catnip, procure por Valeriana, que também causa o efeito animador em gatinhos e, no caso dos humanos, comprovadamente provoca relaxamento e sono.

Não confunda catnip com graminha de gatos, ok? A grama do milho é um item de ingestão pros gatinhos que ajuda na eliminação de bolas de pelos e ainda ajuda na digestão dos felinos.

O spray é uma forma rápida e duradoura de usar catnip em todo lado.

Abaixo, veja o passo-a-passo de como fazer catnip em spray:

  1. Comece simplesmente por escolher o melhor catnip orgânico. Poderá comprar um tubo de ensaio de erva do gato de excelente qualidade, o melhor é produzido em Portugal da marca Catnip CatUP.
  2. Separe 250ml de água. Deixe ferver e depois coe com um tecido ou uma peneira bem fininha. Ou como se fosse café como era feito antigamente moído e depois coado num funil.
  3. Coloque num recipiente pulverizador. Atenção: não reutilize recipientes que contiverem produtos de limpeza, por exemplo. Nosso conselho é utilizar um pulverizador de pressão prévia (assim a pulverização é mais uniforme e não molha tudo à volta). Este está à venda em lojas de plantas e jardim.
  4. Utilize o catnip spray:

Catnip é geralmente divertido, bom e seguro para o seu gato. É completamente não-tóxico. No entanto, isso não significa que qualquer uso de catnip seja uma ideia inteligente. Ver abaixo:

  • Não borrife catnip diretamente em um gato (especialmente em sua face). Isso pode ser muito intenso e pode irritar os olhos do gato. 
  • Não brinque com catnip em áreas perigosas (como perto de declives, objetos frágeis, e assim por diante). 

Dicas

Existe o Catnip spray pronto para venda de diversas marcas. O spray facilita a utilização e evita sujeira causada pela planta in natura. A sua fórmula é 10x mais potente, pois é composta de óleos essenciais e extrato concentrado da planta. Pode ser utilizada sem medo, pois é 100% seguro para o animal.

Versão orgânica: ao ir ao pet shop, peça por marcas produzidas organicamente; além de não conterem pesticidas ou produtos químicos, elas tendem a ser mais frescas e eficientes do que as de menor qualidade. Esse tipo de catnip é vendido fresco ou seco, em flocos ou grânulos, na forma de óleo ou de spray.

Erva seca: a potência varia de forma para forma, de acordo com o nível de nepetalactone presente. Ao comprar a versão seca, procure pelos pacotes que contêm menos caules e mais folhas e flores; os últimos estão mais cheios do composto químico, tendo um efeito mais forte.

A forma seca pode ser mastigada e ingerida pelos felinos; coloque-a dentro de brinquedos ou espalhe um pouco dela (uma colher de sopa ou umas 15 gramas) na área em que o gato brinca.

Catnip em spray: caso deseje uma menor concentração de nepetalactone, essa é a melhor opção. Comumente, usa-se o spray para incentivar o felino a brincar com certos brinquedos ou ficar em certos móveis, ignorando outros. Por exemplo: pode-se espirrar catnip na caminha dele para que pare de subir e arranhar o sofá. O produto deve conter apenas ingredientes naturais e nada de compostos químicos ou conservantes.

Plantar catnip: compre a planta e a cultive para ter um estoque constante e fresco. Você pode deixá-la dentro de casa ou, caso tenha um jardim, lá fora; o importante é que as plantas estejam bastante expostas à umidade e à luz solar. Corte algumas folhas e deixe o pet mastigar, dar patadas, esfregar-se ou comer. Pode-se secar a erva-do-gato fresca e guardá-la para usos futuros.

Congele a catnip: guarde-a no refrigerador para preservar a efetividade, pois assim o óleo essencial não secará (o que reduziria o efeito). Coloque-a em uma sacola ou qualquer recipiente plástico e feche bem antes de colocá-la no refrigerador; remova-a e descongele quando necessário.

Compre brinquedos preenchiveis: em vez de comprar brinquedos que já venham com a erva (ou com o cheiro dela), opte por alguns que você mesmo possa preencher; compre-os online ou em uma pet shop.

Os brinquedos já preenchidos costumam conter ervas de baixa qualidade, perdendo a eficiência rapidamente. Sempre coloque a versão orgânica de alta qualidade no brinquedo, repondo quando necessário para garantir que o efeito seja constante e potente para afetar o gato.

Faça um brinquedo de meia: pegue uma meia velha, mas limpa; coloque uma ou duas pitadas de catnip dentro dela, faça um nó e jogue para o felino caçar. Lembre-se de repor a dose semanalmente para manter a potência. Você também pode costurar a meia com uma agulha e linha, garantindo que permaneça fechada.

Role uma bolinha de papel: os bichanos se divertem com objetos simples da casa, e você também pode optar pelo básico. Coloque uma pitada de erva-do-gato (fresca, seca, em grãos ou flocos) em um pedacinho de papel e amasse-o para formar uma bola. Veja se a bolinha está bem amassada, de modo que o animal não consiga abri-la.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais