Setembro Vermelho: os cuidados com o coração do seu gatinho

Saiba mais sobre o Setembro Vermelho!

Você já ouviu falar do Setembro Vermelho? A campanha visa a conscientização internacional para os problemas no coração. E o tutores engajados vão encontrar na campanha um motivo para olhar mais de perto para o coração dos bichanos e os cuidados com a saúde desse órgão vital dos animais.

Assim como nós, os felinos também precisam desse tipo de cuidado. Afinal, infelizmente eles não estão livres de desenvolver problemas cardiovasculares graves.

É preciso ter atenção redobrada com essas condições, já que as doenças do coração costumam ser bem silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas característicos que deixem claro que algo está errado.

Portanto, o Amo Meu Gato traz uma matéria bem especial para que você saiba tudo sobre como cuidar do coração dos bichanos!

Gatos podem sofrer com problemas de coração?

Como já colocado anteriormente, o Setembro Vermelho tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre os cuidados com o coração. E isso, claro, também se estende para os animais, já que também são bastante propensos e desenvolver problemas desse tipo.

É de suma importância, portanto, que os tutores busquem conhecimento sobre as principais doenças cardiovasculares que podem afetar os felinos e as diferentes formas de evitá-las.

Rotinas que envolvam boa alimentação e exercícios físicos é um cuidado diária no combate a essas enfermidades silenciosas. Entretanto, existem algumas doenças que são transmitidas por meio de genes familiares, ou seja, são hereditárias.

É dever de todo tutor buscar informações a respeito do histórico do animal, bem como levá-lo a consultas periódicas com um veterinário com regularidade para os check-ups rotineiros. O Setembro Vermelho existe para que cada vez mais tutores adotem esses cuidados.

Confira abaixo as principais doenças cardiovasculares felinas e como evitá-las.

Quais as principais doenças cardiovasculares em gatos?

O diagnóstico das cardiopatias nos bichanos pode ser bem difícil, já que eles tendem a não desenvolver sintomas por muito tempo. No entanto, é bom ficar atento às principais doenças do coração que podem afetar o seu amigo peludo. Abaixo seguem algumas delas.

Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC)

A Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) é uma das doenças mais graves do coração. Sua principal características é o bombeamento ineficiente do sangue, gerando o estágio de descompensação do coração. Com isto, a tendência é que o sangue fique acumulado nos vasos, dificultando o fluxo natural.

A condição ocasiona a formação de edemas — acúmulo de líquido — em determinadas regiões do corpo, especialmente nos membros posteriores (pernas).

Caso ocorra nos pulmões, os principais sintomas serão cansaço e tosse. Um outro sinal da enfermidade é o surgimento da ascite — acúmulo de líquido na cavidade abdominal.

Cardiomiopatia Hipertrófica (CMH)

Outra doença de coração muito comum nos felinos, a Cardiomiopatia Hipertrófica (CMH) caracteriza-se pelo afinamento do músculo cardíaco e seu consequente enfraquecimento, que acaba por não se contrair devidamente.

As causas dessa doença ainda não foram totalmente elucidadas, mas acredita-se que a hereditariedade seja uma das principais origens. Os machos de meia-idade têm mais chances de desencadear o problema.

Esta condição pode levar à Insuficiência Cardíaca Congestiva, doença acima citada. As raças mais propensas a desenvolver a Cardiomiopatia Hipertrófica são a Maine Coon e a Persa.

Dirofilariose

A dirofilariose é uma doença cardíaca provocada por um verme que se aloja no coração e dificulta a passagem de sangue, comprometendo o funcionamento cardíaco dos bichanos. A enfermidade é transmitida por uma picada de mosquito. É mais comum em animais que vivem próximos ao mar, áreas endêmicas e de risco.

Como diagnosticar doenças cardiovasculares nos pets?

A maioria das doenças cardíacas são silenciosas, como já posto anteriormente. Por isso, a visita periódica ao veterinário é tão importante para o amigo de quatro patas.

Somente o profissional terá condições fazer os exames necessários para diagnosticar corretamente a doença. No caso do coração, a investigação envolve um ecocardiograma, que detecta qualquer problema com agilidade e rapidez.

A maioria das doenças cardíacas apresenta alguns sinais e sintomas mais comuns, entre eles:

  • Dispneia, ou dificuldade para respirar;
  • Tosse contínua;
  • Apatia;
  • Inchaço no abdômen ou nas pernas;
  • Cansaço fácil ou fraqueza;
  • Falta de apetite;
  • Desmaios.

Como prevenir problemas cardíacos nos gatos

As consultas veterinárias são essenciais para diagnosticar qualquer doença em seus estágios iniciais. Dessa forma, o tratamento também possui maior probabilidade de ser bem-sucedido.

É fundamental oferecer uma alimentação de qualidade para os bichanos, de preferência com rações Premium ou Super Premium. Esta medida garante a absorção dos nutrientes e das vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo do animal.

Outra forma de prevenir doenças cardíacas é estimular atividades físicas. Um animal sedentário, com poucos exercícios que movimentam o corpo, terá a sua saúde comprometida.

Vale a pena investir em algumas prateleiras na decoração da casa ou do apartamento para que os felinos possam escalar e exercitarem o corpo diariamente. O investimento vai deixar os bichanos mais entretidos e menos estressados.

Agora que você já conhece as principais doenças do coração que podem acometer os bichanos, é preciso ter atenção aos sintomas e fazer a prevenção da maneira correta.

Lembrando que o Setembro Vermelho serve como conscientização para as pessoas, portanto, espalhe a campanha para o maior número de tutores possível para que eles também fiquem atentos!

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais