Sinais de que você precisa levar o seu gato ao veterinário

Descubra se seu gato está escondendo uma doença: sinais cruciais de que ele precisa de atendimento veterinário.

Cuidar da saúde do pet é a responsabilidade de todo tutor. Mais ainda quando estamos falando dos felinos, que se recusam a “comunicar” qualquer problema que possa estar acontecendo com eles.

Portanto, um tutor atento pode salvar a vida do animal. Isso porque muitas doenças são curadas quando diagnosticadas em seus estágios iniciais, o que seria impossível de acontecer caso os sinais não fossem devidamente observados.

Mas quais sinais seriam esses? Vamos entender um pouco mais sobre como os felinos costumam mostrar que existe algo de errado com eles.

Dificuldade para respirar

Dificuldade para respirar é um sinal mais do que claro de que há algo errado. No entanto, não é o sintoma mais simples de ser reconhecido. Caso o seu felino esteja respirando com a boca aberta, tossindo, com algum tipo de chiado no peito ou fazendo ruídos mais estranhos que o habitual, leve-o ao veterinário imediatamente. O profissional irá diagnosticar o que está provocando a dificuldade de respiração.

Entre as causas mais comuns de problemas respiratórios estão:

Falta de apetite

Esse é outro sinal claríssimo de que as coisas não andam bem. Caso você note alguma mudança no apetite do animal, fique alerta. Se ele não vem comendo a ração com a frequência que comia ou mesmo passou a recusar os deliciosos petiscos habituais, leve-o ao veterinário imediatamente.

O profissional apresentará soluções para o caso específico do seu bichano. Estresse, mudança na rotina, troca de ração inadequada e ansiedade são possíveis causas da falta de apetite.

Ele está vomitando e/ou com diarreia

Vômitos e diarreias costumam ser sintomas de algum problema mais delicado, e, portanto, não podem ser ignorados. Em pouco tempo o quadro pode ser tornar ainda mais grave, já que ambas as condições podem levar à desidratação do animal.

Cor da gengiva

Muitos não sabem, mas a cor da gengiva é indicativo de um possível problema do animal. Caso ela esteja rosada e úmida, é provável que o seu amiguinho esteja com a saúde em dia.

Mas se a gengiva apresentar uma coloração amarelada, pálida (branca), vermelho-brilhante ou azulada, ligue o alerta. Leve-o ao veterinário para que ele faça os check-ups necessários.

Feridas

Caso comecem a aparecer feridas pelo corpo do seu bichano, fique atento. Pode ser tanto um “arranhãozinho de nada” quanto uma ferida causada por conta de brigas com outros gatos.

Procure levá-lo ao veterinário para que ele receite um antibiótico, dependendo da gravidade do quadro. Uma demora do tratamento pode gerar uma infecção no animal.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais