Vermes em Gatos
Às vezes o seu felino pode estar com verme e não dar nenhuma evidência. Entenda.
Índice de assuntos
Formas de infecção
Mesmo que tenha todo o cuidado com seu animal, mantendo dentro de casa e com consultas regulares ao veterinário, é preciso desparasitá-lo e vermifuga-lo periodicamente, pois os vermes conseguem achar outras formas de infectar o seu amigo.
Os felinos são ainda mais fáceis do que os cães de pegar verme; as pulgas são as principais transmissoras da famosa “solitária” (dipylidium), que é similar a Tênia (taenia).
Uma outra forma de se contaminar é ter contato com fezes de outro animal infectado.
Há também a possibilidade do filhote se infectar através do leite da gata, caso ela não tenha sido tratada corretamente antes e durante a gestação.
Sobre os vermes
Lombrigas (ascarídeos) tem vários centímetros de comprimento, parecem um espaguete, e podem, ocasionalmente, serem vistos nas fezes ou vômitos de um animal infectado.
Por serem minúsculos os ancilóstomos e nematódeos, são quase impossíveis de serem vistos a olho nu Já os segmentos da tênia são visíveis, eles são encontrados se movimentando ao redor do ânus do animal, com formato que faz lembrar grão de arroz ou semente de pepino.
Por isso, para descobrir se seu pet tem vermes é necessário ir até um veterinário e fazer exame de fezes, assim terá um diagnóstico correto e preciso.
Lembrando que os ovos dos vermes podem não serem vistos nem com o microscópio, então o indicado é que faça exame com frequência, pois o animal pode estar infectado mas não conseguir o diagnóstico num primeiro momento.
Saiba identificar
Às vezes seu gato pode estar saudável e ter vermes; mas o mais comum é que ele apresente alguma doença, já que os parasitas se alimentam de nutrientes da alimentação do animal, deixando então seu pet não muito bem.
Como os sintomas podem demorar a aparecer, é importante que você vermifugue o gato periodicamente.
Sintomas que podem aparecer
Geralmente os vermes acabam parasitando o intestino do felino, então você poderá perceber pelas fezes. A alteração fecal é um dos primeiros sintomas a aparecer, elas ficaram mais escuras. Nesse caso leve-o ao veterinário, pois pode ser sangue que está saindo nas fezes.
Caso as fezes sejam pastosas ou moles (diarreia), significa que o intestino do animal está muito infestado de vermes. Se seu felino for filhote todo esse cuidado deve ser redobrado, pois eles desidratam muito mais rápido que os gatos adultos.
Uma forma de reconhecer também é com as gengivas do felino, normalmente elas são rosadas ou coradas, caso estejam brancas ou sem cor, provavelmente o animal está com anemia devido a verminose.
Observe o abdômen do seu gato, se ele estiver maior que o normal (inchado), pode significar que ele está com vermes. Aliás, esse sinal é muito importante, pois pode significar até mesmo problemas de saúde mais graves.
Emagreceu? A perda de peso é um dos sintomas mais comuns, já que os parasitas se alimentam das proteínas e do sangue do animal. Além de a absorção intestinal ser afetada devido a doença, ele acaba perdendo peso também.
Infecções parasitárias podem refletir totalmente no seu animal, até mesmo no pelo do felino, devido à perda de nutrientes e vitaminas; pelo feio e opaco, portanto, é um sinal de alerta para parasitas. Caso repare que ele não está se lambendo, que a pelagem anda bagunçada, sinal que ele não está bem também.
O apetite do seu gato aumentou? Normal, já que ele está tendo desvio de nutrientes. Por outro lado, há alguns parasitas que fazem perder o apetite.
O felino pode demonstrar muita sonolência e falta de energia também; isso é importante que você repare e passe para o veterinário, já que é você que tem convívio com o animal.
Esteja sempre em alerta com o ambiente do gato, cama, caixa de areia, e os lugares que ele costuma ficar, é possível você encontrar ovos de parasitas por esses lugares.
Tratamentos
O tratamento mais comum é o uso de antipulgas e vermífugos específicos. Por isso é sempre bom levá-los no veterinário,para ter o diagnóstico de com qual parasita ele está infectado para tratar corretamente.
Remédio caseiros
As sementes de abóbora e tomilho seco são ótimos, devido ao efeito laxativo. Claro, se o gato já não estiver apresentando diarreia.
De qualquer maneira, é sempre muito importante levar seu gato ao veterinário para diagnosticar e tratar qualquer mal. Tratamentos caseiros, sem supervisão, podem levar o bichinho até mesmo à morte.