Você sabe como chamar o seu gato?

Saiba como atrair a atenção do seu bichano!

Atrair a atenção dos bichanos nem sempre é uma missão fácil como pode parecer inicialmente. Só quem é tutor sabe o quanto pode ser complicado tirá-lo de trás de algum móvel, de baixo da cama ou de algum lugar mais alto do qual ele não saiba descer.

Nesse cenário, é preciso conhecer maneiras eficientes de fazer com o que o seu bichano venha até você sem maiores problemas. Abaixo você vai encontrar umas dicas bem legais para chamar o seu gatinho. Confira!

Como chamar um gato? 

Os bichanos adoram fazer brincadeiras, muitas delas que geram bastante tensão nos tutores, especialmente os de primeira viagem. Não somente para fazer brincadeiras, os bichanos também costumam descansar em locais inusitados ou somente ficar observando.

Antes de mais nada, vale a pena investir em treinamentos para que o seu gatinho saiba responder quando você o chamar. O treinamento adequado vai fazer com o que animal faça associações positivas toda vez for chamado.

Isto é, a intenção de ensiná-lo é fazer com que o seu bichano tenha vontade de responder sempre que você o chame. As dicas abaixo podem ser usadas com gatos domésticos que já estão familiarizados com os tutores.

Defina as palavras que irá utilizar

Para começar, uma dica muito importante é não o nome do animal como a palavra que irá chamá-lo em determinadas situações, ou isso irá acabar confundindo a cabeça dele.

Portanto, encontre outra forma de chamá-lo durante o treinamento, seja uma palavra específica ou emitindo algum tipo de som que fará o animal reconhecer o chamado “diferente”.

Alguns escolhem emitir o famoso som de “pss pss”, mas existem outras formas de chamar a atenção dele. Apelidos — desde que eles não sejam usados para outras coisas — e comandos específicos para gatos como “aqui, gatinho” ou “cadê o gatinho” também podem funcionar.

Uma outra forma de chamá-lo é imitando um gato, mas com um tom de voz agudo. Os felinos costumam ser atraídos por esse tom de voz, pois o som mais agudo lembra o barulho de presas naturais do gato, como ratos e passarinhos pequenos.

Use bastante as recompensas

Os felinos adoram ser recompensados com petiscos, carinho e brinquedos. Nesse caso, é preciso fazer o seu amigo peludo entender que sempre que você chamá-lo e ele atender, será imediatamente recompensado pelo bom comportamento. Com o tempo, ele vai começar a ir ao seu encontro automaticamente depois de ouvir o “comando”.

Escolha a momento certo para chamar o gato

Estabelecer uma rotina para os bichanos é algo muito benéfico para o bem-estar tanto do tutor quanto do animal. Uma vez os horários estabelecidos, é possível tirar proveito disso para conseguir atrair a atenção do seu bichano.

Nesse caso, escolher a melhor hora para chamá-lo pode ser fundamental. Caso você não esteja conseguindo trazê-lo para perto de você, uma boa dica é esperar o horário que ele costuma comer para chamá-lo.

É importante ressaltar que todo alimento oferecido deve ser previamente aprovado pelo veterinário e seguir uma dieta equilibrada para evitar ou conter possíveis doenças, como diabetes, obesidade e problemas na arcada dentária.

Como chamar um gato assustado?

No caso de um gato assustado, o que geralmente acontece durante uma queima de fogos, por exemplo, o processo é um pouco mais complicado. Primeiro de tudo, é preciso levar em conta que o animal está sentindo medo. Barulhos muito altos tendem a provocar isso.

O ideal para chamar um gato assustado é proporcionar a ele um ambiente seguro e tranquilo, de modo que ele sinta confiança para ir até você. O uso de feromônios pode ajudar a acalmar o pet.

É importante também neutralizar a origem do barulho, caso isso esteja ao seu alcance. No caso de uma queima de fogos, isso não é possível. Mas se for o barulho de um eletrodoméstico, como o aspirador de pó, desligue o aparelho e isole o animal em um cômodo mais tranquilo e longe do barulho.

Também é recomendado colocar músicas para abafar os ruídos — especialmente quando são fogos de artifício — e tentar chamar o bichano em um tom de voz mais calmo.

Como atrair o animal para fora do esconderijo?

No caso de um bichano que está se mantendo em um esconderijo, existem algumas técnicas que podem ser utilizadas para atrair o animal. A mais comum delas é comida — o sachê é uma opção que funciona muito bem!

Assim que ele sente o cheiro do alimento, a tendência é que abandone o lugar misterioso em que estava escondido para comer. Caso ele continue escondido, outras dicas podem funcionar, como:

  • Deixar a casa silenciosa, assim o gato se sente mais confortável para aparecer;
  • Pegar o brinquedo preferido do gato e andar pela casa. Se for daqueles que fazem barulho, melhor ainda.

Se esconder é um hábito dos bichanos, embora muitos tutores ainda pensem que a maioria dos casos estão relacionados com estresse, depressão ou algum outro problema mais grave.

É de conhecimento popular que os felinos são animais naturalmente mais reservados, que preferem ficar em seu espaço, próximos à caixa de areia ou outros objetos próprios. No entanto, não custa nada prestar atenção a quaisquer outras mudanças de comportamento dele.

Agora que você já sabe como chamar o seu amigo peludo, vai a última e mais importante dica: respeite o espaço do seu animal! Se quiser que ele tenha confiança em você e não recuse os seus chamados, você deve criar um vínculo de confiança com ele, o que só irá acontecer se ele tiver confiança em você.

Portanto, cuide do seu amiguinho como se ele fosse um membro da família — como ele já é, na maioria dos casos e das casas. Ele certamente vai se sentir mais do que especial!

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais