Qual a quantidade de ração que um gato come por mês?

É ideal saber como alimentar o seu gato devidamente

Já sabemos que uma ração de qualidade é essencial para a saúde do nosso bichano, independente se é filhote, adulto ou idoso. Mas é comum os tutores terem dúvidas sobre a quantidade de ração que devem oferecer ao seu felino e quantas vezes ao dia. 

Gato filhote

Qual a quantidade de ração deve ser dada para o gato nos primeiros meses de vida? 

A fase de crescimento do pet exige cuidados nutricionais redobrados. Por conta de sua capacidade digestiva menor e, consequentemente, comer menos, a ração para filhotes deve ser reforçada, garantindo assim os nutrientes fundamentais para o desenvolvimento saudável e oferecer a energia adequada.

Para não ter erro, você deve levar em conta o peso do seu bichano e seguir as orientações na embalagem da ração oferecida. Cada tipo e marca de ração tem uma quantidade de calorias e nutrientes, mas no geral pode ser seguida a tabela abaixo: 

  • Gato filhotes: indica-se oferecer ração ao menos quatro vezes ao dia e deixá-lo comer a quantidade que quiser. 
  • Gatos com peso até 1,6 kg: variam entre 10 e 20 gramas de ração por dia.
  • Gatos com peso entre 1,6 a 3,7 kg: variam entre 25 e 40 gramas por dia.

Gatos adultos

As necessidades nutricionais dos gatos mudam conforme o passar dos anos. Por isso, após 12 meses de idade é necessária a troca de ração, visando suprir a nova necessidade diária do bichano. Leve em conta as atividades físicas, a fórmula nutricional e as necessidades do seu pet para determinar a quantidade de ração.

  • Gatos com peso entre 4 e 6 kg – variam de 40 a 80 gramas por dia.
  • Gatos com peso entre 7 e 9 kg – variam de 60 a 100 gramas por dia.
  • Gatos acima dos 10 kg – variam entre 80 e 120 gramas por dia. 

Na dúvida, há calculadoras de quantidade de ração disponíveis na internet ou consulte o veterinário. 

Gato idoso

A partir dos sete anos, o felino entra para terceira idade. Com a velhice, suas necessidades nutricionais aumentam. A ração para essa etapa do bichano é reforçada com antioxidantes e nutrientes que protegem os ossos e intestino.

Normalmente esse alimento tem concentração baixa de sódio e outros componentes que possam prejudicar a função renal, que já estará frágil. Se seu bichano está saudável, ele precisa se alimentar de 2 a 3 vezes por dia. A transição alimentar deve ser gradual, para ele ir se acostumando. 

  • Gatos com peso entre 1,5 e 5kg – variam entre 35 e 75 gramas na quantidade de ração por dia. 
  • Gatos com peso entre 5 e 10 kg – variam entre 75 e 120 gramas por dia. 

Caso seu bichano tenha problemas de saúde, como insuficiência renal ou diabetes, tudo muda! Nesse caso, o veterinário deverá avaliar se é necessário começar com uma ração medicamentosa. Siga as orientações do veterinário referentes à quantidade juntamente com a indicação da marca fabricante da ração receitada, é essencial. 

Gatos castrados

É necessário uma atenção especial com a alimentação. Muitas mudanças acontecem no corpo do animal pós-castração, entre elas a diminuição da produção hormonal.

Devido a isso, a alimentação dele tem carência de nutrição diferente. Sobre a quantidade de comida, deve ser perguntado ao veterinário que costuma cuidar de seu gato.  

Quantas vezes por dia deve-se alimentar o gato? 

Os gatos são rotineiros. Por isso eles gostam de se alimentar no mesmo horário e na mesma quantidade, todos os dias. E isso faz toda diferença. Por exemplo, um filhote necessita ter a sua quantidade de ração dividida em 3 ou 4 refeições por dia. Já o felino adulto, por gastar menos calorias, pode fazer apenas duas refeições diárias.  

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais