Bebedouros de plástico são bons para os gatos?
Os perigos ocultos dos bebedouros de plástico para gatos - saiba mais!
Quem já tem experiência com gatos sabe que uma das principais preocupações dos tutores é com a hidratação. Os gatos naturalmente tendem a beber menos água que o necessário, o que pode gerar uma série de problemas de saúde a médio e longo prazo.
Nesse cenário, o bebedouro é um item indispensável no dia a dia do felino. Além de manter a água em uma temperatura agradável para o bichano, ele deve ser vir como uma espécie de incentivo para que ele beba água com mais frequência.
As opções no mercado são muitas e das mais variadas. Uma delas é o famoso bebedouro de plástico, que se tornou comum por ser um dos tipos mais baratos disponíveis. No entanto, será que ele é bom para a saúde do seu amiguinho?
Índice de assuntos
Escolher uma entre tantas opções
Como dito, o tutor poderá encontrar uma infinidade de modelos de bebedouro à disposição nos pet shops. Cabe a ele escolher a melhor opção entre as tantas possíveis, levando em consideração alguns parâmetros básicos, como:
- Material;
- Tamanho (largura);
- Altura (para evitar que ele se abaixe demais e desenvolva problemas de coluna);
- Modelo (fonte, tradicional, etc.)
Esses quatro parâmetros funcionam como guias para quem deseja comprar um bebedouro que incentive o pet a beber mais água. Quanto mais confortável for a experiência da hidratação, maiores serão as chances de ele voltar para mais.
Caso o bebedouro sozinho não seja suficiente para que ele passe a beber uma quantidade saudável de água, uma outra dica é espalhar diversos bebedouros pela casa. Isso irá incentivá-lo a se hidratar com maior frequência.
E o bebedouro de plástico? Ele é bom?
Se você está pensando em adquirir um bebedouro de plástico para o seu amiguinho por ser a opção mais barata, melhor pensar duas vezes. Embora seja uma das mais vantajosas financeiramente, os riscos que traz à saúde do seu bichano não compensam a escolha.
Isso porque a maioria dos bebedouros feitos a partir desse material costumam liberar petroquímicos na água, além de liberar uma substância chamada bisfenol A quando aquecido.
Ambas as toxinas são extremamente prejudiciais à saúde do animal. Elas podem levar à queda de pelos e acne felina, entre outros problemas de pele que o felino pode desenvolver.
Uma solução é encontrar modelos de bebedouros de plástico que sejam livres de BPA (bisfenol A), além de manter o pote sob constante higienização como forma de manutenção.
Exemplos de bebedouros mais adequados
Agora que já sabemos que os bebedouros de plástico não estão na lista dos mais recomendáveis, vamos conhecer algumas opções que farão mais sentido para o bem-estar do seu amiguinho.
O bebedouro de barro é um dos mais indicados (se não o mais) pelos tutores. Ele é capaz de manter a água fresquinha por mais tempo, o que sem dúvida alguma irá incentivar o seu bichano a se hidratar com mais frequência. Outros modelos indicados são de cerâmica e porcelana, que são esteticamente belos e não oferecem riscos à saúde do animal.