Como acalmar os gatos durante os fogos?

Saiba como amansar os gatos durante os fogos!

Os barulhos mais altos sempre são muito estressantes para os bichanos, principalmente nas épocas de festas ou em situações que envolvem queima de fogos.

É natural que eles fiquem bastante assustados, e a situação pode sair do controle. Não é incomum gatos com medo machucarem a si mesmos ou aos tutores por conta da grande carga de estresse. Nesse caso, é preciso atenção redobrada, especialmente durante os fogos de final do ano.

Para ajudar você, o Amo Meu Gato preparou algumas dicas bem legais para acalmar os bichanos com medo de fogos de artifício. Quer conferir? Então vem com a gente!

Por que os gatos têm medo dos fogos?

Os fogos — ou quaisquer outros barulhos suficientemente altos, na verdade, como o trovão — costumam assustar os bichanos por conta de sua sensibilidade auditiva.

A título de comparação, a nossa audição atinge, no máximo, 20.000 Hz, enquanto os gatos conseguem ouvir em até 65.000 Hz. Ou seja, é uma capacidade auditiva três vezes maior.

Não é difícil de imaginar, portanto, porque os sons altos são tão perturbadores para eles. Se muitos são incômodos para os humanos, imagina para os gatos, que conseguem ouvir três vezes mais!

Como saber se o meu gato tem medo de fogos?

Não é muito difícil entender se um gato está ou não assustado, pelo menos para a maioria esmagadora dos bichanos. O comportamento fica tão alterado que mesmo quem não convive com eles há tempo suficiente consegue entender que há algo de errado.

Mas vale, só para ilustrar, colocar alguns sintomas que indicam que o gato está com medo. São eles: miados excessivos; andar bem vagaroso e com o corpo rebaixado; orelhas totalmente para trás; olhar de maneira inquieta para todos os lados; e a procura por algum esconderijo.

Os barulhos altos, além do incômodo por conta da audição sensível, também acionam diretamente os instintos primitivos dos felinos, ainda tão presentes mesmo após milênios de domesticação.

Nesse momento, portanto, eles estão procurando também preservar a própria vida, daí o motivo de precisarem se esconder a todo o custo. Entender como os bichanos se sentem é o primeiro passo para ajudá-los.

Quando se trata de situações com fogos de artifício, caso seja possível prever — como nas festas de final de ano, por exemplo —, os tutores devem fazer o possível para evitar o estresse do animal.

O que fazer quando o gato está com medo de fogos?

Agora chegamos ao ponto que realmente importa: o que fazer quando o gato está com medo de fogos? Abaixo seguem algumas dicas de como proceder para proteger o seu bichano.

  • O primeiro ponto é não deixar que ele tenha acesso à rua, ou pode ser que queira fugir por conta do medo. Também não recomendado mantê-lo preso à coleira para evitar que se machuque.
  • Uma boa alternativa é procurar abafar o barulho. Você pode tentar ligar a televisão e procurar algum canal ou mesmo vídeo no Youtube com uma música relaxante ou algo que distraia o animal.
  • Vale a pena separar previamente algum local para o pet possa ir quando o barulho começar. Sabe aquele lugar onde ele está acostumado a passar boa parte do tempo, até mesmo dormir? Deixe o mais confortável possível para ele, colocando a caminha, brinquedos, nicho, etc.
  • Outra excelente alternativa é tentar distraí-lo com brincadeiras enquanto os barulhos acontecem. Ele vai se sentir mais relaxado e dar pouca importância para o que estiver acontecendo lá fora.
  • Se o medo ou ansiedade do animal já forem naturalmente acima da média, utilizar alguns calmantes naturais ou feromônios sintéticos podem ajudar. Claro que isso deve ser feito apenas sob a orientação de um veterinário.

Adestramento também pode ser alternativa

Também é possível acalmar o bichano utilizando técnicas de adestramento. Essas técnicas consistem em um processo de “dessensibilização”, ou seja, acostumar o animal com sons que normalmente causam medo a ele.

O ideal é que o adestramento comece quando o animal tem entre duas e oito semanas de vida. Para acostumá-lo com os barulhos dos fogos de artifício, é preciso reproduzir esses sons no dia a dia do animal fazendo uso de vídeos, por exemplo.

A forma correta de fazer isso é com os sons em volume baixo, inicialmente, aumentando aos poucos enquanto brinca com ele. Caso o comportamento dele seja calmo, ofereça petiscos e continue o processo até que ele esteja totalmente acostumado. Mas atenção: a qualquer sinal de desconforto do animal, pare imediatamente!

Vale ressaltar que tentar segurar o gato no colo enquanto os fogos acontecem não é uma ação correta. Isso o deixará ainda mais estressado, pois ele se sentirá preso e sem chance de fugir.

É possível que ele acabe machucando você e a si mesmo na tentativa de se desvencilhar. Mantenha a calma, respeite o espaço dele e tudo ficará bem!

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais