Como saber se o gato está com febre e o que fazer

A verdade surpreendente: os gatos também têm febre! Saiba tudo sobre o diagnóstico e cuidados.

Talvez essa seja uma informação nova para você, mas os felinos, assim como nós, também têm febre. Porém, diferentemente do nosso caso, o diagnóstico do quadro não é tão simples de ser realizado.

Não que a temperatura dos gatos não possa ser aferida com um termômetro, não se trata disso. Mas o procedimento é um pouco mais complicado para eles do que é para nós.

Então, como podemos saber se o gato está com febre? Existem sinais a serem observados? É possível medir a temperatura dele? Vamos entender tudo isso com calma.

Qual a temperatura média dos gatos?

Antes de aprender a identificar um quadro febril nos gatos, precisamos saber qual a temperatura média natural deles. Os felinos são um pouco mais quentinhos do que nós, com a temperatura corporal variando entre 38,5ºC e 39,5ºC. Portanto, qualquer valor acima disso já pode ser considerado como febre.

Como saber se o felino está com febre?

Por conta de seus instintos, os felinos tendem a esconder qualquer tipo de dor ou desconforto, já que não aceitam se colocar vulneráveis. Então não espere facilidade para saber se o seu bichano está com febre ou não.

Existem sinais que o gato dá involuntariamente e que podem servir como pistas para um possível diagnóstico da febre. Então todo tutor deve estar atento para o caso de surgirem os seguintes sintomas:

Casos de febre mais grave também podem gerar, além dos sintomas citados acima, diarreia, vômitos, tosse, espirros e tremor no corpo. Se perceber qualquer uma dessas condições no seu bichano, procure um veterinário imediatamente.

Quais as causas mais comum da febre?

Os motivos mais comuns para os felinos terem febre são infecções por fungos, vírus ou bactérias. Outras causas podem ser:

  • Tumores
  • Vermes
  • Alergias
  • Reação a medicamentos
  • Lesões
  • Pancreatite
  • Doenças provocadas por protozoários (como leishmaniose e toxoplasmose)

Como aferir a temperatura do gato?

Em primeiro lugar, precisamos ter em mente que a febre não é uma doença, mas sim um alerta que o organismo emite para que saibamos que existe algo de errado.

Isto posto, a forma correta de aferir a temperatura dos gatos é introduzindo um termômetro no reto do animal. Por apresentar risco de lesões, desconforto e estresse para o bichano, é estritamente recomendado que a aferição seja feita apenas por um profissional.

Caso desconfie que o seu bichinho está febril, leve-o ao veterinário para que ele possa confirmar o diagnóstico e investigar a provável causa da febre. Em hipótese alguma medique-o por conta própria, ainda mais com medicamentos humanos. Isso pode causar problemas ainda maiores para a saúde do seu animal.

Recomendações para prevenir a febre

Você pode tomar algumas precauções básicas para que o seu amiguinho não desenvolva um quadro febril. São elas:

  • Levá-lo ao veterinário com regularidade;
  • Em dias mais frios, evite que ele tenha contato com água ou ventos fortes;
  • Manter a vacinação dele sempre em dia;
  • Evitar medicamentos sem o consentimento de um profissional.

O que fazer quando o diagnóstico da febre for confirmado?

Em primeiro lugar, seguir as orientações do profissional para o combate do que está causando a febre. O veterinário saberá, por meio de exames, identificar o agente causador do quadro e indicará o melhor tratamento.

Além disso, você deve procurar manter o animal sempre hidratado e muito bem alimentado, para que o organismo dele esteja fortalecido e assim acelere a recuperação.

E o principal: muito amor e carinho!

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais