Descubra se o seu gato pode comer mortadela
Gatos adoram um petisco, mas a mortadela não deve ser um deles - entenda por quê.
A mortadela já é artigo popular nas casas dos milhões de brasileiros. A verdade é que são poucos os que resistem àquele delicioso sanduíche que conhecemos tão bem.
E é muito comum querermos dividir nossas agradáveis experiências gastronômicas com os nossos bichanos, não é mesmo? Porém, isso é estritamente proibido em muitos casos, e você vai entender por quê.
Índice de assuntos
Alimentação balanceada
Em primeiro lugar, todo tutor precisa ter em mente que o melhor para o seu animal é uma alimentação saudável e balanceada. No caso dos felinos, você irá encontrar isso somente nas rações de boa qualidade, de preferência premium ou super premium.
Não adianta entender que o melhor para o seu bichano é que a base da alimentação seja de carne crua, por exemplo, porque isso não será correto. Cada grão das rações que costumamos comprar foi desenvolvido justamente para preencher todas as necessidades nutritivas dos seu gatinho.
Portanto, em que pese um petisco ou outro, que é perfeitamente natural e saudável para o gato, nada pode mudar essa base. Acredite, as rações têm tudo o que ele precisa e ainda mais.
Pode ou não dar mortadela para o gato?
Isto tudo posto, vamos à pergunta: afinal, posso ou não dar mortadela para o meu gatinho? A resposta simples é não, não pode. É verdade que os bichanos estão liberados para comer muitos dos alimentos que comemos, mas esse não é o caso da mortadela.
O motivo? O preparo desse embutido é feito de maneira a conter muito sódio e índices altíssimos de gordura, o que é muito prejudicial para a saúde e bem-estar deles.
Entre outras coisas, essa combinação pode causar problemas sérios de saúde para os bichanos, como pressão alta, obesidade e, principalmente, doenças nos rins.
Existe também a possibilidade de que esse produto possua temperos bastante tóxicos para os gatos, como azeitonas ou pimenta. Por esses motivos que a mortadela não é nada recomendada para a alimentação dos felinos.
O que fazer se o gato ingerir mortadela acidentalmente?
Agora que você sabe que a mortadela é um alimento que faz mal para a saúde do gato e decidiu, corretamente, que está fora de cogitação oferecer a carne como petisco, o que fazer caso o seu gato coma acidentalmente?
Nós sabemos como eles adoram aprontar, e não é nada incomum ver o bichanos roubando um pedaço dos nossos alimentos enquanto estamos distraídos, não é mesmo?
Nesse caso, você não precisa se preocupar. Ainda que possa conter substâncias consideradas tóxicas para o seu gatinho, a maioria dos efeitos nocivos para a saúde deles se dá a longo prazo, ou seja, com a ingestão frequente do produto.
É claro que, caso ele coma um pedaço e você note algo diferente no comportamento dele, vômitos, diarreias ou apatia, é recomendado que você procure um veterinário imediatamente! Ele irá examiná-lo e providenciar tudo o que o animal precisa para uma pronta recuperação.
Portanto, por mais que os gatos sejam carnívoros, passe longe da mortadela! Esse alimento pode fazer muito mal para a saúde dos bichanos, portanto é seu dever protegê-lo e mantê-lo bem e saudável!