Gato pode comer carne crua?

Saiba agora se o seu gatinho pode ou não comer carne crua!

Os felinos são animais carnívoros, que se alimentam de pequenos animais quando em seu estado selvagem. É natural, portanto, que muitos tutores entendam como normal alimentar seus amiguinhos peludos com carne crua.

Mas a pergunta é: gatos podem comer carne? Se essa pergunta nunca cruzou a sua cabeça, saiba que se faz necessário alguns esclarecimentos. Venha com a gente que o Amo Meu Gato explica tudo para você!

Qual a dieta dos felinos?

Como já vimos, gatos são animais carnívoros, ou seja, sua alimentação é à base de carne. Essa dieta é um herança de quando precisavam se alimentar na natureza, antes do processo de domesticação. Não à toa eles ainda hoje mantêm um instinto de caça tão aguçado.

Dessa forma, o que levar em conta na hora de montar um cardápio saudável e nutritivo para os bichanos? Diferentemente de outros animais de estimação, os bichanos necessitam de uma dieta rica em proteínas e gorduras, nutrientes encontrados principalmente nas carnes. 

Afinal, gatos podem ou não comer carne?

É preciso dizer que não existe uma resposta simples para essa pergunta. De modo geral, sim, os felinos podem comer carne crua, embora não seja o ideal oferecer comida para os felinos nessa situação.

Isso porque é muito difícil ter controle sobre a produção e armazenamento das carnes que compramos nos açougues e supermercados. Os risco de contaminação, portanto, é muito alto.

É preciso lembrar que as carnes que consumimos passam antes por um processo de cozimento, de modo que vermes e bactérias que são prejudiciais à saúde morrem no processo, tornando o alimento seguro.

No caso da carne crua, existe uma chance muito grande de contaminação por salmonella ou mesmo uma infestação de parasitas. Por isso o risco de oferecer carne crua para o seu bichano, embora exista a enorme possibilidade de ele adorar!

Existe alguma forma segura de oferecer carne para o gato?

Agora que você já aprendeu que não é ideal dar carne crua para o seu bichano, você deve estar se perguntando: existe alguma forma segura de carne para os gatos?

Sim, existe. Assim como funciona para os humanos, cozinhar a carne antes de servir aos bichanos é a forma mais segura de evitar contaminação, já que o cozimento elimina os microrganismos nocivos.

Basta cozinhar a carne em água fervente por um breve período de tempo. Vale ressaltar que o período de cozimento da carne para os bichanos é menor do que seria para os humanos.

Outro ponto é que é proibido qualquer tipo de gordura, como azeite, manteiga ou óleo, e temperos, como cebola e alho, no alimento. Os condimentos são prejudiciais à saúde intestinal dos gatos e podem causar sintomas como mal-estar e diarreia. 

Qual deve ser a base da alimentação dos bichanos?

Caso você esteja se perguntando qual deve ser a base da alimentação dos felinos, a resposta é bem simples: a ração. Essa ainda é a forma mais indicada para que seus gatos tenham uma alimentação melhor e mais saudável, já que ela foi pensada para suprir todas as necessidades nutricionais do bichano.

Petiscos, carne crua ou qualquer outro alimento diferente da ração deve ser administrado como petisco, ou seja, deve ser dado em poucas quantidades, nunca como base da alimentação.

Alguns petiscos seguros para os gatos

Já que dar carne crua para os gatos não é muito recomendado, para dizer o mínimo, aqui vão alguns exemplos de alguns petiscos que são seguros para os peludinhos. Os petiscos são ótimos para fazer um agrado, além de funcionarem muito bem como reforço positivo! 

Mesmo que os felinos sejam exclusivamente carnívoros, as fibras encontradas nas frutas e legumes auxiliam no processo de digestão e trânsito intestinal, e, portanto, são bastante recomendadas como petiscos. Alguns exemplos são:

  • Banana;
  • Maçã;
  • Cenoura;
  • Melão;
  • Melancia.

Os alimentos acima podem ser petiscos seguros, desde que estejam bem higienizados, sem cascas, sementes ou temperos. Mas ainda vale a ressalva: use com moderação!

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais