Faz mal dar sachê para o gato?

Mitos desvendados: os sachês não engordam e trazem benefícios para o seu gato!

Alguns tutores ainda têm dúvidas sobre qual é a melhor forma de alimentar o seu gato. Há um consenso, porém: as rações secas de boa qualidade fornecem todos os nutrientes que os felinos precisam em suas diferentes faixas etárias.

O que elas não fornecem é água. E como os gatos não possuem o hábito de beber diariamente a quantidade que realmente precisam, um alimento que complemente a hidratação se faz bastante necessário.

Um gato deve beber diariamente cerca de 50 a 60 ml de água para cada quilo de seu peso. Dessa forma, um gato que pesa 5 kg, teria que ingerir uma quantidade de água diária entre 250 e 300 ml. É um valor significativo que eles raramente conseguem atingir.

Quando vive de forma selvagem, um gato costuma se alimentar da carne de aves, roedores e outro mamíferos pequenos, que possuem aproximadamente 70% de água em sua composição corpórea. As alimentações secas, embora muito nutritivas, oferecem, no máximo, 10% de água, o que está longe de ser suficiente.

Uma excelente solução são os sachês de alimentação úmida. Além de fornecer proteínas para o gato, eles também são muito bons para hidratá-los. O problema é que muitos tutores ainda se perguntam se os sachês fazem realmente bem para os felinos.

Mas esse tipo de comida realmente faz bem?

Sim, faz. Simples assim. Existe um boato de que na verdade os sachês e patês fazem mal para a saúde dos gatos, mas isso é um mito. Na verdade, não só eles não fazem mal, como os gatos deveriam comê-los todos os dias!

As rações úmidas possuem um altíssimo teor de água — por volta de 80% —, de modo que todas as necessidades hídricas diárias do animal são supridas de forma bastante eficiente. Além disso, eles também previnem a formação de cálculos urinários e combatem a obesidade.

Mitos sobre as comidas úmidas

Existe também uma ideia de que os sachês e patês engordam. Esse é mais um mito. Não só eles não engordam como, em alguns casos, chegam a causar emagrecimento.

Como já dito, eles são compostos de 80% de água, fazendo com que sejam pobres em carboidratos. Alguns gatos que sofriam de obesidade conseguiram se livrar da doença apenas trocando a base da alimentação para rações úmidas.

Outra ponto a ser desmitificado é de que os sachês possuem muito conservantes, ou mesmo muito sódio. Tanto não é verdade que a recomendação é que eles sejam consumidos até 24 horas depois de abertos.

Quanto os gatos devem comer?

Já vimos o quanto os sachês são benéficos para os gatos. Então, ficam as perguntas: quanto eles devem comer? A alimento deve ser consumido diariamente?

Primeiramente, os sachês apresentam enormes vantagens — principalmente no que diz respeito à saúde dos felinos —, mas também têm os seus pontos negativos.

O principal deles é o custo. Eles costumam ser significativamente mais caros, proporcionalmente, que as comidas secas. Isso acaba tornando inviável para muitos a opção de alimentar os gatos somente com essas rações.

A solução? A chamada alimentação mista, ou seja, parte comida seca, parte comida úmida. Além de bem nutrido, o seu amiguinho ficará também bastante hidratado, influenciando mais do que positivamente em sua saúde e bem-estar.

O ideal é que um gato adulto consuma ao menos um sachê todos os dias. O nosso mercado oferece várias opções de sabores e texturas, não vai ser difícil encontrar um que o seu gatinho realmente goste.

Quando já tiver descoberto o sabor que ele mais gosta, procure manter o mesmo no dia a dia, pois todos nós sabemos que os felinos adoram rotina. Mudanças excessivas em sua dieta podem provocar problemas gastrointestinais, e é claro que nós não queremos isso.

Procure um veterinário para que ele dê a você uma orientação sobre qual dieta é melhor para o seu amiguinho. Mas tenha certeza que com um sachê por dia ele ficará bem forte e feliz!

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais