Gato polidáctilo: saiba mais sobre essa condição
🐾 Gatos polidáctilos: Como eles se beneficiam de seus dedos extras! 😮
Você ouviu falar sobre gato polidáctilo? Já viu algum bichano com polidactilia? Possivelmente sim, já que é uma condição muito mais comum que seu nome complicado sugere. Embora não seja prejudicial para os bichanos — em muitos pontos pode até ser uma vantagem —, ela requer cuidados especiais.
Mas, afinal, o que é a polidactilia? Nada mais é que o nome dado quando o gatinho nasce com dedos extras nas patas. A condição pode se manifestar tanto nos membros traseiros quanto dianteiros.
A origem é hereditária. Os dedos adicionais variam em número e também estrutura, além de poderem ser perfeitamente funcionais ou apenas pedaços de tecido mole.
Índice de assuntos
Fatores genéticos
Caso você note que o seu gatinho tem mais que os 5 dedos habituais, você não precisa se preocupar. Embora seja considerada como uma disfunção genética, não significa que há algo de errado com ele.
A condição é resultado de uma mutação genética em um gene dominante, o que favorece o crescimento de dedos adicionais. As patas dianteiras geralmente são as mais afetadas, mas nada impede que as traseiras também sejam afetadas.
Os quatro membros serem afetados é bastante raro. O aspecto dos dedos extras é parecido a de um polegar, o que faz parecer que o gatinho esta usando um par de luvas.
Os benefícios
Para aqueles que ainda estão se perguntando, a polidactilia, de fato, não representa nenhum problema de saúde para os bichanos. Pelo contrário, pode ser benéficos em algumas circunstâncias.
Os dedos dos felinos são mais do que fofos, eles são fundamentais para o equilíbrio do animal. Nesse caso, a lógica diria que quanto mais dedos, melhor é o equilíbrio, não é mesmo?
E é exatamente isso. Como as patas dos gatos que apresentam polidactilia são naturalmente maiores e mais largas, a grande superfície de contato que elas proporcionam ajuda a aumentar o equilíbrio. Além disso, elas também facilitam na hora de escalar, caçar e até capturar as presas.
Os gatos da raça Maine Coon eram bastante conhecidos por essa anomalia. Por conta da sua evolução natural, estudos apontam que eles têm 40% de chance de nascerem com polidactilia.
Cuidados com os dedos extras
Ainda que nenhum problema de saúde advenha com a condição, é preciso que o tutor tome alguns cuidados com os dedos extras do gato polidáctilo. Principalmente no que diz respeito ao maior número de garras, que podem crescer e machucar o seu bichano.
Procure cortar as unhas deles sempre que possível, com bastante cuidado para não machucá-lo. Retire apenas a camada de queratina que cobre a unhas, nada mais. Lembre-se de utilizar equipamentos de qualidade para realizar essa função.