Os gatos realmente precisam de passeios?

Desvendando os segredos dos gatos: será que eles realmente querem sair de casa?

Introdução

Os gatos são animais que, vez ou outra, nos dão certa dor de cabeça com as suas fugas ou passeios inesperados. No entanto, esta não é a forma mais segura para os bichanos “conhecerem o mundo”.

As escapulidas não são nada saudáveis para eles, uma vez que estarão nas ruas à própria sorte. Podem se envolver em brigas com outro gatos, contrair doenças, ninhadas inesperadas, entre outras coisas.

É claro que, neste cenário, estamos falando de lugares que permitam as fugas, principalmente casas. Mas no caso daqueles que moram em apartamento, a probabilidade de conseguirem dar uma saidinha diminui bastante, e acabam ficando trancados o dia inteiro.

Logo uma dúvida vem à mente dos tutores: devo levar o meu gato para passear? É saudável para eles ficarem presos ou é melhor para eles que saiam para uma voltinha? Vão ficar estressados, ansiosos?

Diferentemente dos cães, que o passeio é quase uma obrigação dos tutores, os gatos são animais naturalmente mais caseiros e reservados, embora possuam o instinto de exploração e caça bastante aguçados.

Como acostumar o gato ao uso da coleira?

A necessidade do passeio depende muito da personalidade de cada animal, mas as saídas sempre serão saudáveis se feitas da forma correta. É muito importante, porém, entender que sair de casa pode ser muito estressante para o seu gato, então não insista.

Em primeiro lugar, o seu gato deve se acostumar ao uso de coleira. É preciso paciência nessa etapa, já que os felinos são muito sensíveis ao toque e não gostam de ter coisas presas ao corpo deles.

A coleira ideal é aquela presa ao peitoral do bichano, de modo que sejam evitados puxões na região da garganta e, consequentemente, sufocamentos e engasgamentos.

Comece incentivando o seu gatinho a explorar dentro da própria casa, mas já com o uso do peitoral. Introduza aos poucos novos cenários e ambientes, de modo que ele se sinta instigado a querer sair e conhecer novos locais.

Qual deve ser o tempo de cada passeio?

Caso o gato aceite as saídas, uma outra dúvida pode surgir para os tutores: qual deve ser o tempo de cada passeio? Bom, isso ficará a critério do próprio animal. Inicialmente deve ser um pouco desconfortável para ele, então não é saudável que se insista além da conta.

Comece com passeios curtos para que ele vá se acostumando e desejando explorar cada vez mais. O aumento do tempo das saídas se dará de acordo com a adaptação do animal. Caso você sinta que ele está querendo ir além, incentive-o.

Os melhores lugares para passear com o seu gato

Sabendo que a experiência pode ser bastante incômoda para eles, é necessário que as saídas tragam conforto e diversão. Nesse caso, evite passear em lugares com muito barulho ou movimentação, pois isso certamente irá estressá-lo ainda mais.

Dê preferência a locais calmos e cercados de natureza, como parques e praças. Incentive a diversão e brincadeiras, deixando-o livre para explorar todo o local e sentir novos cheiros.

O mais importante: fique atento aos sinais que ele dará a você. Ele “dirá” se está gostando ou não da experiência, e você não deve insistir caso a resposta seja negativa.

Os passeios devem ser saudáveis para o seu bichano, mas a personalidade dele deve ser respeitada acima de tudo. Lembre-se que a saúde e bem-estar dele depende unicamente de você. Esteja atento e faça o seu melhor para que ele fique bem!

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais