Por que os gatos cobrem a urina e as fezes?

Comportamento felino: o motivo surpreendente por trás do ato de cobrir urina e fezes!

Os gatos são animais muito organizados e limpos, isso é um fato. É por essa razão que atribuímos a um processo higiênico eles cobrirem a urina e as fezes, não é mesmo?

É possível, mas talvez essa não seja a única explicação. Ou mesmo a explicação mais aceita. Uma das teorias plausíveis é que o ato tem como objetivo proteger o bichano contra predadores.

Isso faria bastante sentido, pois, ainda que venham de um processo de mais de 10 mil anos de domesticação, os gatos ainda guardam muitos comportamentos ligados à sua herança genética selvagem.

Mas caso o seu gato não tenha o hábito de cobrir as fezes ou urina, não fique preocupado. Gatos são muito territorialistas, então deixar as fezes expostas talvez seja uma forma de marcar o seu território.

Influência do ambiente

O ambiente também tem influencia significativamente na comportamento dos bichanos. Os gatos de apartamento tendem a enterrar os excrementos como regra, e raramente os deixam expostos. Caso passem a fazer isso, é preciso observar com atenção o comportamento deles para entender se há algo de errado acontecendo.

Já os bichanos que vivem em casas com quintal e têm acesso à rua, principalmente, sentem-se naturalmente mais expostos ao “mundo” e o comportamento tende a ser um pouco diferente, mais protetivo.

Nesse caso, o provável motivo para que eles escondam as fezes, especialmente quando fazem próximo ao local onde costumam dormir, é camuflar o cheiro para evitar o ataque de predadores.

Sim, nós sabemos que a probabilidade de existir algum predador é quase nula, mas lembre-se que estamos falando de uma herança genética, ou seja, esse comportamento ainda é extremamente instintivo.

Como há exceção para toda regra, eles podem optar por deixar os excrementos expostos em locais que representam o limite da propriedade onde vivem, como um portão, por exemplo. Isso servirá como um marcador de território.

Gatos diferentes, comportamentos diferentes

Como já pudemos observar, gatos diferentes, comportamentos diferentes. Parece óbvio, mas serve como entendimento de que não existe uma regra preestabelecida.

O comportamento mais comum é que eles usem a caixa de areia como sanitário e enterrem os excrementos após o uso. Porém, quando, como ou mesmo se vão fazer isso varia de bichano para bichano.

Quanto a isso, o tutor não precisa se preocupar. O único cenário que requer uma maior atenção implica em uma mudança comportamental. Se o seu animal tinha como hábito cobrir as fezes e deixa de fazer isso (ou o inverso), é recomendado procurar um veterinário para entender o motivo da mudança.

Por isso é tão essencial conhecer o seu pet e estar atento aos hábitos e necessidades dele. É possível que um comportamento diferente não diga nada em particular, mas é possível que diga muito. Afinal, ele não pode se comunicar diretamente conosco, não é mesmo?

🐾 Resumindo a história dos gatinhos e suas manias 🐾

🐾 Resumindo a história dos gatinhos e suas manias 🐾

1️⃣ Gatos costumam cobrir suas fezes e urina por instinto de proteção e herança genética selvagem.
2️⃣ Gatos territorialistas podem deixar as fezes expostas para marcar território.
3️⃣ Ambiente influencia no comportamento dos felinos.
4️⃣ Gatos de apartamento tendem a enterrar os excrementos com mais frequência.
5️⃣ Gatos que têm acesso à rua apresentam comportamentos mais protetivos.
6️⃣ Camuflar o cheiro das fezes pode ajudar a evitar ataques de predadores.
7️⃣ Comportamentos variam entre gatos, sem regra preestabelecida.
8️⃣ Mudança de comportamento pode indicar necessidade de procurar um veterinário.

Agora que recapitulamos a trama felina, fica claro que o comportamento dos nossos amigos peludos pode ser tão variado quanto o nosso. Eles escondem as fezes e a urina por diversos motivos, sendo a herança genética selvagem e a proteção contra predadores alguns dos principais fatores. E o ambiente onde vivem também tem um papel fundamental nessa história toda.

O mais importante é ficar de olho nos hábitos do seu gatinho e prestar atenção se ocorrerem mudanças repentinas. Afinal, como não podemos bater um papo com nossos amigos peludos, é fundamental conhecer suas manias e necessidades para garantir que estejam sempre saudáveis e felizes. Então, não deixe de dar aquele carinho e observar o comportamento do seu bichano — eles merecem! 😺

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais