Como coletar a urina do gato para exame

A exemplo do que acontece com nós humanos, os bichanos também podem desenvolver muitos problemas urinários ao longo de sua existência. Inclusive, é possível dizer que eles já possuem uma pré-disposição para isso.

E para cuidar da melhor forma possível do nosso bichano, o veterinário precisará realizar exames específicos que irão informar o problema a ser resolvido. Um deles é o exame de urina.

O exame de urina é fundamental para diagnosticar possíveis doenças e determinar qual será a melhor abordagem para o tratamento, seja o problema uma infecção na bexiga ou uma complicação renal.

No entanto, coletar a urina dos bichanos não é uma tarefa lá muito fácil. Até os próprios veterinários têm dificuldade para realizar a coleta, visto que os gatos tendem a ficar bastante estressado com esse procedimento. Vamos entender como o exame é feito e como você pode coletar a urina do seu bichano.

Como o exame é feito por um profissional?

Como já dito, o processo de coleta de urina dos felinos não é tão simples quanto é conosco. Na verdade, a forma mais comum de coleta é através de uma punção com agulha feita diretamente na bexiga do animal, em um método conhecido como cistocentese.

Esse é um método indolor, por isso é o mais recomendado pelos veterinários. A cistocentese é considerada uma coleta mais segura do que aquela feita por sonda, pois o líquido coletado diretamente da bexiga não corre o risco de contaminação na uretra.

Já a coleta feita através da sonda é um procedimento menos comum entre os profissionais. Nesse método, o veterinário insere uma sonda pela uretra do gato até chegar na bexiga, aspirando a urina. Em ambos casos, o material é levado para laboratório para uma análise clínica.

É possível fazer a coleta em casa?

Caso o animal tenha uma resistência maior a permitir a coleta feita por um profissional, é recomendado que o tutor ele mesmo a coleta, desde que seguindo todas as recomendações apresentadas pelo veterinário.

Nesse caso, a forma recomendada para recolher a urina do animal é a chamada micção espontânea. O método consiste em posicionar o coletor embaixo do animal quando eles estiver fazendo xixi. É recomendado descartar a urina inicial, pois ela poderá conter células e detritos que podem alterar o resultado do exame.

Existe outra forma de o próprio tutor fazer a coleta. Trata-se de uma areia específica para essa finalidade, não muito comum ainda no Brasil, embora possa ser encontrada em algumas pet shops.

Essa areia é feita com uma tecnologia especial que não absorve a urina do animal, permitindo assim que o tutor possa fazer a retirada do líquido utilizando uma seringa.

Utilizando a criatividade para fazer a coleta

Existem algumas ideias, digamos, criativas para fazer a coleta da urina do animal. confiança. É recomendado conversar com um profissional antes de testar essa alternativas, já que a urina pode acabar sendo contaminada. Vejamos alguns exemplos:

  • Deixar a caixa vazia: embora seja uma alternativa, você precisará contar com a boa vontade do seu bichano. Como os gatos são animais muito higiênicos, ele pode se recusar a fazer xixi na caixa vazia. Mas caso você queira tentar, saiba que é necessário deixar a caixa bem limpa antes, ou irá contaminar a urina. Colete o xixi com uma seringa caso o seu amiguinho colabore;
  • Plástico filme cobrindo a areia: cubra a areia com uma camada grossa de plástico filme quando perceber que o seu bichano vai fazer xixi. Depois basta coletar a urina do plástico com uma seringa;
  • Pedrinhas de aquário: outra forma é utilizar pedras de aquário fervidas na caixa de areia. Assim que elas absorverem o líquido, faça a coleta com uma seringa.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais