Saiba como limpar a orelha do seu gato
Aprenda como limpar a orelha do seu felino sem estresse!
Se você tem um gato em casa, certamente já se perguntou se deve ou mesmo qual seria a melhor forma de limpar a orelha dele. Apesar de os felinos serem muito cuidadosos com a higiene, existem partes do corpo que não conseguem alcançar.
Nesse caso, o tutor deve ficar muito atento, pois a área do ouvido é extremamente delicada e necessita de cuidados especiais para que não venha a trazer prejuízos para o bem-estar do seu gatinho.
Como limpar a orelha do seu bichano
Embora seja uma região sensível, limpar a orelha e o ouvido do seu gato não é um mistério. Na verdade, o procedimento é muito parecido com o realizado nos cachorros.
Antes de mais nada, você precisa se certificar que o processo não será estressante para o animal. Prefira abordá-lo em um momento em que ele esteja mais relaxado ou mesmo dormindo.
Caso possa contar com outra pessoa, esta ajuda certamente será bem-vinda. Se o gato começar a ficar muito agitado ou incomodado, não insista. As coisas podem sair do controle e os dois, animal e tutor, saírem machucados no processo.
Vamos ao passo a passo:
- Você irá precisar apenas de dois materiais para fazer a limpeza da orelha do seu gato: um pouco de algodão e um removedor de cera de uso veterinário;
- Com o bichano devidamente relaxado, molhe um pedaço de algodão com o removedor de cera e comece a limpar a orelha externa dele, ainda sem contato com a região do ouvido;
- Depois de ter limpado cuidadosamente essa área, chegou a hora de passar para a parte mais interna, no ouvido mesmo. Com cuidado, passe o algodão até onde o seu dedo alcançar. Movimentos muito bruscos ou brutos podem agitá-lo. Procure ser firme, mas sem machucá-lo;
- Existe outra opção, que deve ser usada com a orientação de um veterinário: um spray removedor de sujeira. Basta borrifar um pouco na orelha do bichano e deixar agindo por um tempo. Depois desse tempo, remova a sujeira com um algodão. Durante o processo, observe para que o gato não suje a pata com o produto e depois a lamba.
Evite utilizar objetos que possam ferir o animal, como cotonetes e pinças. Caso atinjam alguma área sensível, podem causar sérios problemas. Nesse caso, limpar apenas até onde o dedo alcança é a forma mais segura, já que não teria como atingir o tímpano dele.
Otite
A otite (inflamação no ouvido) não é um problema incomum nos gatos, pelo contrário. Os que costumam ser mais acometidos por essa doença são aqueles de orelhas mais baixas.
Alguns parasitas podem se alojar e se reproduzir na área, o que causará muito incômodo ao animal. Você passará a notar que o ouvido dele está mais sujo que o habitual, soltando uma secreção marrom ou preta e com diversos pontinhos escuros, além de forte odor.
Existem alguns comportamentos que podem indicar que o seu felino está com otite. São eles:
- Coçar muito os ouvidos com a pata;
- Balançar a cabeça com frequência como um sinal de incômodo;
- Andar com a cabeça baixa.
Apesar de parecer um problema pequeno, a otite pode causar a perda de audição do bichano. Caso note os comportamentos acima citados, evite agir por conta própria, pois você poderia piorar o caso. Procure um veterinário, ele saberá exatamente o que indicar para o caso específico do seu amiguinho.