Tipos de areia para gatos

Revelado: os tipos de areia para gatos que vão eliminar os odores e manter seu lar livre de sujeira!

Independente de morar em casa ou apartamento, é essencial cuidar sempre da areia do seu bichano. Além de manter limpo, ajuda prevenir doenças, tendo em vista que seu gato poderá fazer suas necessidades com mais segurança, o que, claro, traz segurança para sua família também.

Os gatos costumam ser muito territoriais e exigentes com a questão da limpeza. Por isso, é ideal que a caixa de areia deles fique longe de onde eles se alimentam, evitando também a contaminação.

Outra dica é que coloque a caixa de areia em local ventilado, onde há pouca movimentação de pessoas, principalmente se houver criança em sua casa, para evitar o acesso delas e possíveis acidentes.

Como um dos principais acessórios na vida do felino, conhecer os diferentes tipos de areia e decidir qual irá utilizar é fundamental para o bem-estar do animal. Atualmente encontramos uma enorme variedade de marcas e produtos específicos desenvolvidos para gatos.

Caso você ainda esteja em dúvida sobre qual comprar ou mesmo desconhece as opções disponíveis no mercado, abaixo falaremos sobre alguns tipos e seus custos-benefícios.

Tipos de areia para gatos

Antes de mais nada, é preciso entender que não existe um tipo certo ou errado de areia. Cada um serve para uma finalidade e cada uma tem sua vantagem. Cabe a você e seu bichano definirem qual será o melhor a ser utilizado.

Areia sílica

A areia sílica é, sem dúvida alguma, uma das melhores opções do mercado. Ela é moderna e vem sendo muito recomendada por veterinários, pois é feita de um material especial com um grande poder de absorção, que ajuda muito a neutralizar os odores da urina e da fezes do animal.

Tem cor branca — mas pode apresentar-se em outras cores também — e é flocada. Sua principal vantagem é que a troca é feita com uma frequência consideravelmente menor.

Ela muda de cor (tonalidade) quando a areia está suja, ou seja, quando está na hora de trocá-la. Fica mais fácil para os tutores saberem a hora de higienizar a caixinha de areia do seu felino.

A areia sílica é ainda mais indicada para caixas de pets que vivem em local com pouca ventilação — como apartamentos, por exemplo — e para animais que ficam muito tempo sozinhos em casa. Ela costuma ser mais cara, porém, dura mais que as outras, então seu custo-benefício é mais favorável.

Granulado higiênico

Esse tipo de areia não é muito conhecida, mas também vem sendo uma opção bastante recomendada. apesar de ter a semelhança das que usam para gaiolas de hamsters e roedores em geral.

É bastante semelhante com aquele substrato usado para forrar a gaiola de roedores. Ele é composto de materiais naturais — dentre eles madeira de reflorestamento ou cereais —, mas não costuma ser tão utilizado pelos tutores como os outros tipos. São biodegradáveis.

Existem também opções que contêm elementos aglutinantes. Esses elementos ajudam a formar bolinhas com a urina do animal, facilitando assim a limpeza da caixa. Há um porém: o granulado deve ser evitado caso o seu bichano sofra com problemas respiratórios.

Areia biodegradável

Essa areia, assim como o granulado, costuma ser feita com materiais naturais, dentre eles o milho e a mandioca. É ótima para a absorção dos dejetos e dos odores, motivo pelo qual é bastante duradoura.

As granulações são variadas e, como o próprio nome entrega, ela biodegradável, podendo ser descartada diretamente no vaso sanitário. Não favorece apenas seu felino, mas também o meio ambiente.

Areia higiênica comum

Essa é a areia mais comum e tradicional, como o próprio nome já sugere. É a mais procurada, muito em função de seu preço, o menor entre todos os tipos. Pode ser encontrada em diferentes granulações, desde mais finas até bastante grossas.

Os ingredientes não são específicos como as outras citadas acima, são variados, mas a maior parte também são biodegradáveis. Seu custo-benefício é baixo, apesar de ser mais barata, não sendo muito eficaz na absorção e inibição de odores.

Areia aglutinante e não aglutinante

Esse não é um tipo de areia, mas sim uma característica que a areia pode possuir. Além de todas as propriedades, elas podem ser dividas em aglutinantes e não aglutinantes.

As areias aglutinantes são aquelas que absorvem a urina formando “torrões”, ou seja, blocos sólidos que podem ser retirados da caixa no momento da limpeza, sem afetar o restante da areia, que permanece seca.

O principal exemplo são as areias higiênicas comuns já citadas, aquelas compostas de granulado de argila. Elas contêm uma substância chamada bentonita, responsável por absorver a urina e formar os blocos sólidos.

Já as areias não aglutinantes absorvem a urina de uma forma diferente. Embora menos prática que as areias aglutinantes, ela também é uma ótima opção para o seu gatinho.

Algumas substâncias contidas nessa areia, como bicarbonato de sódio e carvão, agem deixando o odor da urina mais suave. Ela é à base de cristais de sílica, com componentes semelhantes ao utilizados em papéis secantes.

Apesar do custo maior, é uma ótima opção para quem tem menos tempo, já que a limpeza não é diária. Ela deve ser trocada toda de uma vez, diferentemente das aglutinantes. Pode permanecer por até duas semanas sem preocupação com os odores no ambiente.

Esqueça certo ou errado

O principal ponto é: não existe areia certa ou errada. Todas possuem vantagens e desvantagens na hora da escolha. Se areia higiênica comum é mais barata e prática, por exemplo, ela pode trazer a desvantagem de grudar nas patas do seu bichano e a sujeira se espalhar pela casa, além de não serem recomendadas para gatos com problemas respiratórios.

O ideal é que o seu pet possa experimentar os diferentes tipos para ver com qual se sente mais à vontade. E o tutor atento saberá exatamente qual opção parece a melhor, já que os felinos costumam ser bastante exigentes quanto à higiene.

Agora que você sabe tudo sobre os diferentes tipos de areia, a sua escolha e do seu amiguinho certamente ficou bem mais fácil. Dê o melhor a ele, afinal, ele merece tudo de bom!

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais