10 plantas que gatos podem comer
Conheça 10 plantas ótimas para os gatinhos comerem!
Gatos adoram cheirar e comer plantinhas, quem convive com os bichanos sabe muito bem disso. Mas, claro, nem todas as plantas são adequadas — muitas delas são tóxicas, inclusive — para os felinos, o que sempre é motivo de tensão para os tutores.
Saber quais eles podem ou não podem comer é indispensável para proteger e evitar um possível quadro de intoxicação. Pensando nisso, o Amo Meu Gato preparou uma lista com 10 espécies de plantas que estão liberadas para os bichanos.
Quer conferir? Então vem com a gente!
Índice de assuntos
1) Alecrim
Começando a nossa lista com o alecrim que, além de ser uma planta liberada para gatos, traz diversos benefícios para a saúde dos bichanos. Embora tenha um cheiro meio forte, que pode causar algum tipo de incômodo para os felinos, o chá de alecrim ajuda na digestão e melhora a circulação sanguínea.
2) Camomila
A camomila dispensa maiores apresentações. De maneira geral, ela serve como calmante e ansiolítico natural, servindo como sedativo e também ajuda a combater problemas gastrointestinais.
O chá de camomila é muito usado para limpar o olho dos bichanos, no tratamento da conjuntivite felina, para acalmar a pele irritada e para remover parasitas, como pulgas e carrapatos.
3) Capuchinha
A capuchinha é uma ótima fonte de nutrientes — entre os principais o potássio, o fósforo e o cálcio —, além de servir muito bem para decorar a casa. Para os bichanos, ela pode ser consumida visando adquirir mais imunidade e fortalecer os ossos.
4) Hortelã
A hortelã também é ótima para o sistema imunológico dos bichanos, e age prevenindo diversas doenças respiratórias e virais. Também serve como descongestionante e expectorante quando eles estão com gripe, além de ajudar o sistema digestivo, entre outros benefícios.
5) Manjericão
O manjericão é uma famosa erva, conhecida no mundo todo por suas propriedades condimentares. O consumo dessa planta ajuda na prevenção de diversos problemas de saúde dos animais, como a tosse e cansaço excessivo.
Possui efeitos sedativos e antioxidantes, ótimos para um bichano que precisa de mais energia. O manjericão também é analgésico e cicatrizante, agilizando a cura de problemas de pele.
6) Peperômia
A peperômia (e suas variações) entrou na lista, pois ela é uma planta não tóxica para os gatos e de fácil cultivo, além de ser ótima como decoração. Embora ela não ofereça nem benefícios e nem malefícios para os felinos, certamente será comum vê-los se divertindo com suas folhas.
7) Sálvia
A sálvia é uma erva aromática muito agradável para os bichanos. Seu principal benefício para a saúde dos felinos é seu efeito calmante, que ajuda a combater o estresse. Ela também aumenta a imunidade e é anti-inflamatória.
8) Tomilho
O tomilho é uma planta ótima planta para ser consumida pelos gatos. Ela possui propriedades antifúngicas e antibacterianas, e seu consumo irá melhorar a imunidade contra quadros virais, pois ela é rica em vitamina C e com excelente ação expectorante. O tomilho também tem ação calmante e melhora a pressão arterial do felino.
9) Erva-cidreira
A erva-cidreira tem um sabor parecido com a capim-cidreira, embora apresentem diferenças no tamanho: a erva-cidreira é menor e mais grossa. O consumo por parte dos felinos pode ajudar com problemas gastrointestinais e enjoos.
10) Areca-bambu ou palmeira-areca
A areca-bambu (ou palmeira-areca) é perfeita para os gatos brincarem. Eles adoram mastigar as suas folhas, além de servir como uma belíssima decoração para o ambiente.
No geral ela combate a poluição e aumenta a umidade quando o ar está seco, evitando algumas doenças sazonais. Não existem benefícios diretos conhecidos para os felinos.