Formas de saber o sexo do gato

Descubra se o seu gato é macho ou fêmea com essas dicas infalíveis!

Para muitos tutores ainda é um tanto confuso conseguir definir se o gatinho é macho ou fêmea. E, convenhamos, não é uma tarefa tão simples quanto parece, principalmente nas primeiras semanas de vida do bichano.

No entanto, existem alguns pontos a serem observados que irão ajudar você na avaliação. Se você ainda encontra dificuldades para definir qual o sexo do seu gatinho, basta observar as dicas abaixo e tudo ficará mais fácil!

Descobrir o sexo pelo órgão genital

A principal forma de identificar o sexo de um animal, claro, é observando o seu órgão genital. O problemas, no caso dos gatos, é que nem sempre eles estão visíveis, principalmente nas primeiras semanas de vida do bichano.

A maior diferença entre os machos e as fêmeas é que, no caso das gatas, a distância em o ânus do animal e o órgão genital é menor, não ultrapassando um centímetro.

O formato das genitálias também ajuda na diferenciação dos sexos. No caso das fêmeas, a abertura do órgão apresenta um formato vertical, enquanto nos machos é arredondada, onde o pênis permanece retido.

Isso tudo, claro, se os testículos do macho ainda não estiverem desenvolvidos, o que torna tudo evidentemente mais fácil. Como eles nem sempre ficam à mostra, uma forma de saber se eles existem é apalpando a região com delicadeza.

É possível descobrir o sexo apenas pelo comportamento do animal?

Algumas pessoas apostam que é possível descobrir o sexo do gato somente pelo comportamento do animal. Isso pode até fazer sentido por um lado, mas não é uma verdade absoluta.

É um fato que os machos tendem a ser bem mais territorialistas e agitados que as fêmeas, que, por sua vez, são naturalmente mais carinhosas e sociáveis — isso quando não estão no cio, período em que ficam mais agitadas.

O problema é se o gato for castrado. Nesse caso, o comportamento dele se assemelhará bastante àquele tidos como “femininos”. Ou seja, ele passa a ser menos territorialista, mais calmo e também mais preguiçosos.

Essa é a razão pela qual o comportamento não pode ser o único fator para diferenciar o sexo do animal, embora seja um guia bastante interessante. Procure analisar também a área genital para ter uma certeza maior.

Diferenciação pela cor do gato

Gato Calicó

Você observou um gato tricolor e deduziu que era uma fêmea. Você está certo na sua dedução? É possível afirmar que um gato tricolor é do sexo feminino? Não necessariamente, embora exista uma lógica científica muito boa por trás disso.

Se lembrarmos das nossas aulas de biologia — mais precisamente de genética — vamos recordar que os indivíduos do sexo masculino carregam os cromossomos XY, enquanto aqueles do sexo feminino carregam os cromossomos XX.

Um gatinho tricolor apresenta pelagem nas cores branco, laranja e preto. O fato é que o laranja e o preto estão condicionados, cada um, à presença de um cromossomo X, de modo que são precisos dois para que apareçam juntos, ou seja, uma fêmea (XX).

No entanto, há uma exceção: em casos raros, gatos machos podem nascer com uma condição chamada Síndrome de Klinefelter, que é uma anomalia responsável por fazê-los terem três cromossomos (XXY), não dois. A possibilidade é baixa, mas existem casos.

Portanto, embora realmente exista uma lógica científica por trás, não é possível deduzir, apenas analisando a pelagem, se um gato é fêmea ou macho. Os demais padrões não são indicativos, visto que podem aparecer tanto em um quanto em outro.

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais