As principais causas da cegueira em gatos
Os Segredos da Cegueira em Gatos Revelados: Você está Preparado para Isso?
A saúde dos olhos do bichano é assunto que demanda extrema atenção por parte dos tutores. Infelizmente, não são poucos os males aos quais a visão felina está sujeita.
A cegueira, não tão incomum, pode ter várias causas, dentre elas infecções, tumores, hipertensão, traumas e doenças oculares. E a atenção do tutor é fundamental, já que os sinais da condição não costumam ser tão claros em seus estágios iniciais.
Muitas dúvidas devem surgir na cabeça dos tutores sobre como identificar o problema, já que os gatos são animais que dificilmente demonstram quando estão incomodados com algo.
Então, quais são os principais causas da cegueira nos gatos? Quais os sinais e o que podemos fazer para evitar esse quadro? Vamos entender um pouco mais sobre essa condição abaixo.
Índice de assuntos
Quais as principais causas da cegueira nos gatos?
Como já citado, existem algumas causas que podem levar à cegueira felina. Entre as principais estão:
- Hipertensão arterial sistêmica, geralmente decorrência de uma doença renal primária;
- Tumores no olho;
- Glaucoma;
- Complicações derivadas do herpesvírus do tipo 1;
- Enrofloxacina, um antibiótico que, quando utilizado de forma desregulada, causa degeneração da retina do animal;
- Deficiência de taurina em gatos filhotes também pode provocar a degeneração da retina.
Nem todos os casos de cegueira felina são irreversíveis. Aqueles provocados pela herpesvírus, por exemplo, podem ser curados em algumas situações. O mesmo se aplica aos descolamentos provocados pela hipertensão arterial sistêmica, que podem ser revertidos quando diagnosticados de maneira precoce. Nos demais casos acima citados, a cegueira costuma ser irreversível.
Quais os sinais de que o seu gatinho está ficando cego?
Existem alguns sinais que um tutor atento deve observar para saber quando o bichano está desenvolvendo um quadro de cegueira. O principal deles é a pupila sempre dilatada.
Nesse cenário, as pupilas do animal não respondem de forma diferente contra a luz — seja ela forte ou fraca —, elas se mantêm constantemente dilatadas. Esse é um forte indicativo de que a visão do seu bichano deve estar comprometida.
Outra dica é observar como está o comportamento do animal no dia a dia. Ele parece mais perdido e está esbarrando nas coisas sem motivo aparente? Ele sente dificuldade de enxergar à noite, o que não é nada natural para os felinos? Se as respostas forem “sim”, ele provavelmente está desenvolvendo um quadro de cegueira.
Fique atento também ao surgimento de pigmentação antes não existente na parte colorida dos olhos de bichanos de olhos claros. Isso pode ser um sinal de tumor dentro do olho do animal.
O que fazer?
Qualquer tratamento para tentar reverter ou ao menos retardar o processo vai depender da causa da cegueira. O recomendado é levar o seu bichano ao veterinário assim que desconfiar do quadro, pois o profissional saberá diagnosticar o problema e indicar o tratamento adequado. As consultas regulares, inclusive, são a melhor forma de prevenção contra a cegueira.
O gatinho já cego precisará de um suporte especial do tutor para ter uma melhor qualidade de vida. Nesse cenário, algumas dicas são essenciais: é importante impedir o acesso do animal à rua, pois ele correrá o risco de sofrer algum acidente grave. Evite também mudar o lugar dos móveis, assustar o animal ou deixar as escadas da casa sem algum tipo de bloqueio.
Uma coleira para gatinhos cegos pode ser necessária para evitar que ele saia batendo nas coisas e se machuque. Esses cuidados servem tanto para os bichanos cegos de apenas um olho quanto dos dois. Fazer o melhor pelo seu bichano é o dever de todo tutor!