A visão do gato: ele enxerga no escuro?

Não apenas enxergam no escuro, como a visão noturna deles é bem melhor que a diurna!

Os gatos são rodeados de muitos mitos, mas uma coisa é real, ele não enxerga como nós seres humanos, apesar das aparentes semelhanças nos dispositivos oculares das duas espécies.

A visão do gato tem diferenças cruciais. Começando pela pupila com formato de fenda, enquanto as do ser humano são redondas. Essa diferença dá a eles a possibilidade de fechar bem os olhos para evitar o excesso de luz que lhe traz muito incômodo. Por outro lado as pupilas do felino se abrem mais que a dos seres humanos no escuro, permitindo assim uma entrada maior de luz, por isso eles tem tanta precisão na locomoção e pulos no escuro. 

Com várias incógnitas sobre o assunto, as pesquisas para saber tudo sobre a visão dos gatos são contínuas, porém o que se sabe até aqui é que devido a presença de diversos bastonetes na retina do gato — uma célula responsável por detectar a intensidade luminosa — a visão felina é mais equipada para absorver luz, sendo que a do ser humano tem mais cones que é o que faz captar mais cores.

A visão noturna do felino é de 6 a 8 vezes melhor do que a do ser humano, segundo veterinários, mas isso não significa que ele vê no escuro total, mas são capazes de maximizar a luz do ambiente, mínima que seja.

Segundo veterinários, os gatos conseguem captar apenas quatro cores:

  • azul,
  • verde,
  • amarelo e
  • roxo.

Por isso eles não conseguem enxergar uma variedade de cores, como conseguem os humanos.

Os bichanos contam também com uma visão embaçada, não conseguindo assim observar detalhes. Porém, eles têm um ângulo de visão maior do que o ser humano: o deles é de 200°, enquanto o nosso é de 180°. Com essa visão mais panorâmica, ele consegue detectar qualquer movimento ao seu redor, por isso são tão espertos, captam tudo que está acontecendo à sua volta.

Há quem acredite também que eles se comunicam com seus tutores através do olhar. Afinal, um olhar pode dizer muita coisa, não é mesmo?

Doenças oculares em gatos

As doenças oftalmológicas mais comuns encontradas em gatos são: 

  • conjuntivite,
  • úlcera de córnea,
  • glaucoma,
  • uveíte e
  • descolamento da retina. 

Todas elas exigem atenção e cuidado imediato, pois algumas podem levar até mesmo a perda da visão. Então, qualquer percepção que você tenha de alguma alteração nos olhos do seu pet, como vermelhidão, secreções, mudança no seu comportamento e até mesmo dificuldade de se locomover, leve-o de imediato ao veterinário.

A alimentação pode influenciar em toda a saúde do gato, por isso o indicado é sempre dar rações equilibradas e específicas.

Mantenha os olhos dos seus animais sempre higienizados com soro fisiológico.

Outras doenças que podem levar à cegueira do seu felino são:

  • diabetes,
  • FIV e
  • FELV.

Faça consultas e exames do seu pet pelo menos uma vez por ano com o veterinário. Se alguma anomalia aparecer, quanto mais cedo diagnosticá-la e tratá-la maiores as chances de você prolongar a vida de seu amiguinho por longos e felizes anos.

Mariana Silveira
Mãe, blogueira, apaixonada por animais em geral, especialmente pelos gatos.
Veja mais