As plantas e os gatos
Descubra quais plantas são seguras e benéficas para os gatos, e aprenda como criar um ambiente mais feliz e saudável para o seu felino amado!

Os felinos são curiosos por natureza, por isso é comum que eles farejam objetos decorativos ou plantas quando percebem que são itens novos na casa.
Plantas tanto as de ambiente interno como externas, correm risco de serem tóxicas para eles e causar reações cutâneas ou digestivas quando ingeridas.
Algumas plantas são consideradas medicinais para gatos, sendo excelentes remédios naturais para tratamentos em diversas áreas.
Por outro lado, há plantas que não são exatamente benéficas para os gatos, mas tampouco são tóxicas.
Índice de assuntos
Catnip ou Erva de Gato

Seu nome botânico é Nepeta cataria, embora receba outros nomes como Catnip. Tem aparência é semelhante a menta ou a hortelã, com folhas verdes e extremidades dentadas, tem o comprimento que varia de 20 a 60 centímetros de altura. Apesar de ser uma planta originária da Europa, ela também cresce de forma silvestre na América do Norte e Ásia ocidental.
Uma das propriedades da erva é ser rica em óleos essenciais e isso faz com que 7 a cada 10 gatos reajam de forma inusitada mostrando interesse por ela. Ao se esfregar, lamber ou mastigar a planta eles emitem sons semelhantes ao que as gatas fazem no cio. Mas as reações ainda vão além: eles começam a saltar de um lugar para o outro e a correr desenfreados, e até mesmo rodar sobre si para caçarem ratos imaginários.
O catnip, também conhecido como erva-gateira, tem um efeito narcótico sobre a saúde dos felinos. Essa reação se deve ao nepetalactone, uma substância encontrada na composição da planta que tem capacidade de estimular os neurônios sensoriais dos bichanos. Quando isso acontece, o animal experimenta uma superestimulação, a forma que ele demonstra é esfregando com intensidade na planta, lambendo-a e mordendo-a também.
Essa erva permite o alívio do estresse dos bichanos que sofrem com isso, ou evitando que se desenvolvam, favorecendo um ambiente tranquilo, além de fornecer um estímulo mental extra para o gato.
Devido às suas propriedades, a erva do gato confere vários benefícios ao seu felino:
- Incita o gato a brincar e a se movimentar;
- Faz com que se mantenha ativo e realize exercício físico;
- Estimula a mente do seu amiguinho.
Vários brinquedos para gatos (como arranhadores, por exemplo), incluem essa erva; além disso, o catnip atualmente pode ser encontrado de forma spray: você aplica em algum brinquedo do seu pet ou até mesmo em sua pelagem.
Moderadamente ela não é tóxica e não cria adição, então não há problemas de expor o gato a ela. Se usada continuamente o efeito narcótico pode ser perigoso; apesar de não ser comum, pode chegar a manifestar comportamentos agressivos, e colocar a saúde do seu animal em perigo caso more em um local que tenha sacadas, janelas altas ou terraços.
Plantas medicinais para gatos
Valeriana

A valeriana é uma planta medicinal conhecida por suas propriedades relaxantes e calmantes. Ela atua como um sedativo natural e é especialmente útil para acalmar gatos ansiosos ou estressados.
No entanto, ao contrário do catnip, a valeriana causa uma resposta diferente nos gatos. Eles podem ficar mais tranquilos, menos agressivos e mais dispostos a interagir com o ambiente. A planta é considerada segura para os felinos, mas seu uso deve ser controlado e sempre sob supervisão.
Camomila

Plantas não-tóxicas para Gatos

A Aloe vera (babosa) é uma planta segura para gatos, além de super benéfica: é especialmente usada em tratamento para problemas de pele. Seus efeitos destacam-se para alívio dos sintomas da dermatite e promove a cicatrização de feridas. Devido aos seus componentes, a babosa possui propriedades antibióticas, antissépticas, curativas, regeneradoras, analgésicas e anti-inflamatórias.
São suculentas e tem a vantagem de poder ser cultivada em casa seja em ambientes internos como externos. Mas o consumo excessivo pode causar problemas gastrointestinais, então deixe fora do alcance do gato caso ele tenha costume de mordê-la com frequência.
Vale ressaltar que o restante das plantas suculentas também é adequado para os bichanos, embora os benefícios à saúde sejam menores.
Plantas inofensivas para gatos
O Alecrim, o tomilho, a salsa e o hortelã são plantas aromáticas que além de decorar nossa casa ou jardim, podem ser usadas na culinária e na preparação de chás e remédios naturais.
Por não serem tóxicas aos felinos, podem ser usadas na preparação de suas comidas ou como remédio para alívio de certos desconfortos.
Embora exista uma ampla lista de plantas aromáticas, as ervas mais adequadas para gatos são as citadas acima, devido às suas propriedades. Todas elas fornecem vitaminas e minerais, possuem propriedades diuréticas, anti-inflamatórias, purificadores e digestivas. Além de cada uma possuir benefícios particulares:
- Manjericão é muito benéfico para o sistema urinário, por isso é indicado para gatos que sofrem de infecções urinárias ou pedras nos rins.
- Alecrim é um excelente relaxante muscular, por isso o óleo de alecrim serve para realizar massagens com este propósito.
- Tomilho permite fortalecer o sistema imunológico e ajuda a combater doenças como a cistite, bronquite ou cólicas, graças às suas propriedades expectorantes, antitússicas, balsâmicas e diuréticas.
- Hortelã possui propriedades descongestionantes, portanto, recomenda-se fazer um banho de vapor com esta planta para gatos com problemas respiratórios ou resfriados
- A planta areca-bambu (conhecida também por palmeira-areca), é uma planta muito usada para decoração de interiores em residências. Não é tóxica para gatos, então caso tenha em casa e veja que ele a mordeu, não se preocupe!
- A orquídea é outra planta bastante apreciada para decoração e não tóxica para os bichanos. Porém, se seu pet é daqueles que gosta de mordiscar as plantas e flores, não se recomenda ter orquídeas ao seu alcance, pois dificulta o desenvolvimento e a beleza da flor.
Além das anteriores, existem outras plantas boas e seguras para gatos que você pode usar para decorar sua casa ou jardim. Outras plantas para gatos que não apresentam riscos e inspire-se com o seu jardim são: dente-de-leão, unha-de-gato, calathea, sálvia, bambu, pata-de-elefante, clorofito, peperomia obtusifolia, maranta, morangueiro e Pellaea rotundifolia (samambaia de botão).
Plantas tóxicas para gatos
Tão importante quanto saber quais são as plantas inofensivas é saber quais são as plantas tóxicas para gatos. Dependendo do tipo de planta tóxica que seu gato ingerir ou tocar, ele pode gerar uma série de sintomas. Os distúrbios e problemas de saúde mais comuns que ocorreram no felino quando ingerem ou tocam em uma planta tóxica são: digestivos, neurológicos, cardíacos, dermatites alérgicas e até insuficiência renal. Saiba quais são as mais prejudiciais para a saúde do felino:
- Oleandro: que desenvolve principalmente problemas gastrointestinais, dependendo da quantidade ingerida pode causar desconforto respiratório, arritmia e parada cardíaca em casos mais graves, além de causar sonolência e febre.
- Azaleia: afeta principalmente o sistema digestivo, além de produzir diarreia, vômito e salivação excessiva. Em pequena quantidade ela pode causar alucinações e falta de coordenação. Em abundância pode causar problemas digestivos agudos, dificuldade respiratória, distúrbio do ritmo cardíaco, convulsões, hipertensão, coma e até a morte.
- Dieffenbachia: é totalmente tóxica ao gato, pode causar problemas pelo toque ou pela digestão. Ela produz distúrbios dermatológicos como: irritação, inflamação da área, vermelhidão e bolhas. Ingerida causa uma queimação oral instantânea.
- Hera: outra planta totalmente venenosa inclusive seus frutos. Causando distúrbios gastrointestinais como diarreia, vômito, espasmos e aceleração da frequência cardíaca. Dermatite e erupção cutânea em caso de toque. Também pode levar à morte do bichano.
- Hortência: tanto as folhas como as flores são tóxicas, que também causam os distúrbios relacionados a gastrointestinais além de dor abdominal, podendo afetar o sistema nervoso e causando problemas motores.
- Jacinto: apesar de as flores também serem tóxicas, a parte mais perigosa para o felino é o bulbo, que causa irritação gastrointestinal, diarreia e vômito.
- Lírio: ao ser ingerido por gatos, causa distúrbios digestivos (diarreia, vômito, mal-estar e dores abdominais), além de hipertensão e aumento da pressão sanguínea nos casos mais graves.
- Maconha: apesar de ilegal o cultivo em casa, é bom saber que ela é totalmente toxica ao animal. Caso ingerida causa falta de coordenação, vômito, diarreia, salivação excessiva, convulsões, aumento da frequência cardíaca, e pode levar ao coma.
- Poinsettia: apesar de comum o cultivo em casas, ela é uma das mais tóxicas para os gatos. Causam distúrbios digestivos. Em casos de contato direto com a seiva da planta pode causar irritação na pele e olhos do animal, comichão e erupção cutânea.
- Narciso: todas suas variedades são tóxicas para o animal, quando em contato causa irritação na pele. Ingeridas causam problemas gastrointestinais e cardíacos que podem levar à morte.