Qual a forma correta de pegar um gato?
Aprenda a melhor forma de pegar um gato!
Existem diferentes maneiras de pegar um gato, mas nem todas são saudáveis para o animal. Saber como pegá-los da forma correta é muito importante e pode ajudar em diferentes circunstâncias.
E já adiantando: uma maneira popular mas nada indicada de pegar um gato é pelo cangote (ou nuca). Embora muitas pessoas entendam que esse é o melhor jeito, a verdade é que é bastante incômodo para o animal, além do risco de machucá-lo gravemente.
Mas você sabe qual a maneira correta de pegar um gato? Não se preocupe, porque o Amo Meu Gato explique para você!
Índice de assuntos
Qual o jeito certo de pegar um gato?
É claro que muito da forma correta de pegar um gato passa pela confiança que o animal tem em você. É muito mais fácil pegar o seu bichano do que um bichano na rua, por exemplo.
Nesse caso, existem alguns passos que você deve seguir para que o processo não seja muito estressante para o animal. Primeiro, você deve deixá-lo cheirar a sua mão até que ele permita que você faça um leve carinho nas costas dele. Assim, ele fica menos arisco na hora de ser segurado.
A melhor maneira de pegar um gato, seja ele arisco ou não, é colocar uma mão ao redor do peito e a outra em torno da barriga, abraçando ele. Depois, basta levantá-lo com cuidado, devagar. Levantá-lo muito rápido pode causar desconforto. Outra opção é colocar uma mão ao redor do peitoral e a outra como suporte nas patas traseiras.
Lembre-se de que você deve segurá-lo firme, mas sem apertá-lo. Você pode usar o seu próprio corpo para dar mais firmeza, mas evite usar muita força para não machucá-lo (e nem a você mesmo) e nem deixá-lo assustado.
Qual o problema de pegar um gato pela nuca?
A ideia de que pegar um gato pela nuca (ou cangote) é a melhor maneira de pegá-lo, passa, provavelmente, pelo fato de que as mães costumam carregar os filhotes dessa forma quando são recém-nascidos.
A verdade óbvia é que uma coisa é a mãe carregando um filhote dessa forma, enquanto outra bem diferente é um ser humano pegando um gato adulto, grande e pesado.
Ele ficará inseguro, com uma sensação de estar pendurado e de poder cair a qualquer momento, o que provavelmente fará com que tente se soltar. Resumindo, existe uma enorme possibilidade de que o animal se machuque no processo.
Um adendo: pegar um gato pelo rabo é totalmente errado e inaceitável! Para quem não sabe, a cauda do gato é uma extensão da coluna vertebral. Ou seja, além de causar desconforto e dor, ainda existe o risco de fraturar o local.
Gato pode se machucar com quedas
Muitas pessoas escolhem pegar um gato de qualquer jeito com a ideia de que, caso eles caiam, não vão se machucar porque “todo gato cai em pé”. A verdade é que esse pensamento é errado, porque os gatos costumam sim, sofrer lesões com quedas.
É claro que eles possuem uma destreza absurda para conseguir equilibrar o corpo enquanto caem para que caiam de uma forma que não os machuque. No entanto, eles precisam de tempo e distância adequadas para fazer isso, não à toa as piores quedas para os gatos são aquelas de alturas pequenas.
Uma queda simples e eles podem fraturar ossos, sofrer lesões internas e ferimentos, às vezes graves. Portanto, não pense que os bichanos são invencíveis! Pegar gato pelo cangote pode trazer problemas sérios, então sempre opte pela técnica segura.