Gato pode comer iogurte?
Saiba agora se o seu gatinho pode comer iogurte!
Os gatos costumam ser muito associados a leite, embora essa seja uma ideia internalizada a partir de desenhos e filmes que não encontra muita realidade na prática.
A verdade é que, após o desmame, a maioria dos gatos desenvolve intolerância à lactose, o que torna leite e derivados alimentos não recomendados na dieta dos bichanos.
E o iogurte, um desses derivados, também está proibido? Vem com a gente que o Amo Meu Gato explica tudo para você!
Índice de assuntos
Qual a dieta dos felinos?
Muitas pessoas tendem a pensar que os alimentos que são bons para a saúde humana serão, necessariamente, para a dos animais. Entretanto, por terem uma dieta mais restrita, é preciso ter maior cuidado quanto à alimentação dos gatos.
Os gatos são animais carnívoros, ou seja, sua dieta é à base de carne. Na natureza, eles costumavam se alimentar da carne crua de pequenos animais, principalmente de roedores.
Dessa forma, o que levar em conta na hora de montar um cardápio saudável e nutritivo para os bichanos? Diferentemente de outros animais de estimação, os bichanos necessitam de uma dieta rica em proteínas e gorduras, nutrientes encontrados principalmente nas carnes.
Afinal, gatos podem ou não comer iogurte?
Como colocado anteriormente, a maioria dos gatos desenvolve problemas com leite após o período de amamentação. Logo, produtos derivados do leite podem trazer problemas para o animal. É o caso do iogurte.
Entre as complicações que os felinos podem desenvolver estão cólicas, gases e diarreia. Além disso, existem outros componentes no iogurte que podem fazer mal ao bichano, como o açúcar.
Além de não sentirem o sabor doce, é possível que eles desenvolvam doenças mais graves por conta da ingestão do açúcar, como diabetes e obesidade, que também servem como porta de entrada para outras condições.
Aromatizantes e os conservantes também são inimigos para dieta do seu bichano. De maneira geral, produtos industrializados não são indicados por conta dos muitos ingredientes artificiais existentes, como é o caso desses iogurtes mais comuns.
No entanto, não são todos os tipos de iogurte que são proibidos. Existem veterinários que defendem que o iogurte natural e desnatado pode ser adicionado sem problemas à dieta dos bichanos, já que não contam com conservantes e possuem outros ingredientes orgânicos.
Porém, evite oferecer esse alimento por conta própria. Procure antes orientação de um profissional para avaliar se esse movimento é adequado às condições do seu amiguinho.
E qual deve ser a base da alimentação dos bichanos?
Caso você esteja se perguntando qual deve ser a base da alimentação dos felinos, a resposta é bem simples: a ração. Essa ainda é a forma mais indicada para que seus gatos tenham uma alimentação melhor e mais saudável, já que ela foi pensada para suprir todas as necessidades nutricionais do bichano.
Iogurte ou qualquer outro alimento diferente da ração deve ser administrado como petisco, ou seja, deve ser dado em poucas quantidades, nunca como base da alimentação.
Alimentos que não devem ser dados aos gatos
Existem outros alimentos que devem ser sumariamente evitados para os gatos. Mantenha essa lista sempre por perto para evitar qualquer acidente que ponha em risco a saúde do animal. Os alimentos que você não pode oferecer são:
- Açúcar;
- Arroz (cru ou cozido);
- Álcool;
- Alho;
- Café;
- Chocolate;
- Cebola;
- Macadâmia;
- Ovo, peixe ou carne crus;
- Pão e comidas que levam fermento;
- Sal e condimentos;
- Uva e uva-passa.
Alguns petiscos seguros para os gatos
Ainda que os felinos sejam exclusivamente carnívoros, as fibras encontradas nas frutas e legumes auxiliam no processo de digestão e trânsito intestinal, e, portanto, são bastante recomendadas como petiscos. Alguns exemplos são:
- Banana;
- Brócolis;
- Ervilhas;
- Fígado e miúdos cozidos sem tempero;
- Frango cozido sem tempero;
- Mamão;
- Maçã;
- Melão;
- Melancia;
- Ovo cozido;
- Peixe desfiado sem espinhos;
- Pera.