A raça Burmilla
Conheça tudo sobre o Burmilla!
Você conhece o gato Burmilla? Essa raça é uma das mais jovens, com apenas 30 anos de idade. É também uma das mais restritas, já que não há muitos espécimes disponíveis no mundo.
A raça surgiu espontaneamente e ainda é desconhecida de muitas pessoas, mas o Amo Meu Gato conta tudo sobre ela para você!
Índice de assuntos
Qual a origem da raça Burmilla?
Originária do Reino Unido, a raça Burmilla é o resultado do cruzamento de uma gata Burmês com um macho Persa chinchilla, no ano de 1981. O encontro se deu naturalmente, de maneira não planejada, e o nome dado à raça, “burmilla”, nada mais é que a combinação de “burmês” e “chinchila”.
Como colocado anteriormente, trata-se de uma das raças mais recentes do mundo, visto que se passaram pouco mais de três décadas desde o nascimento dos primeiros filhotes.
Embora tenha sido registrado pela FIFe (Federação Internacional dos Felinos) em 1994, o gato Burmilla ainda não foi reconhecido nos Estados Unidos e nem em seu país de origem, onde é considerado uma raça experimental, de acordo com a Cat Association of Britain.
Quais as características da raça Burmilla?
Os gatos raça Burmilla possuem em geral tamanho médio, podendo pesar entre 4kg e 7kg. Seu corpo é compacto e sólido, com musculatura bem desenvolvida. As pernas da frente são mais finas e um pouco mais curtas que as de trás.
A cauda é reta, muito longa e arredondada na ponta. Sua cabeça é larga e também redonda, as bochechas cheias e os olhos verdes rasgados (somente são considerados puros espécimes com olhos verdes), delineados por pálpebras negras. As orelhas são médias e triangulares, com a ponta arredondada e a base larga.
A pelagem do gato Burmilla é um pouco mais longa que a do Burmês, porém igualmente macia e sedosa, além de muito brilhante. O pelo é volumoso por conta de uma estrutura de duas camadas, com uma sub-camada mais curta para isolamento térmico. As cores aceitas são aquelas com base branca ou prata combinadas com lilás, canela, azul, creme, preto e avermelhado.
Qual a personalidade da raça Burmilla?
Quem convive com um Burmilla sabe que ele é um doce de gatinho. Atentos e afetuosos, eles são em geral muito apegados aos tutores. Adoram companhia e se dão bem com todos os membros da família, sejam outras pessoas ou animais.
Ou seja, trata-se de um felino muito tranquilo e tolerando, que é altamente recomendado para famílias com crianças, pois adora passar tempo brincando com elas e recebendo mimos.
Apesar do temperamento dócil e quieto, o Burmilla é um gato que adora brincadeiras e atividades. Por ser muito equilibrado, ele raramente se mostra nervoso ou inquieto. Caso isso aconteça, ele pode estar sofrendo com algum problema de saúde ou estresse, algo que precisa ser identificado e prontamente tratado.
Cuidados com a raça Burmilla
Por ser uma raça de fácil manutenção, o gato Burmilla é bastante indicado para tutores de primeira viagem, pois irá exigir pouca atenção e cuidado para estar em boas condições. A pelagem, por exemplo, só precisa ser escovada duas vezes na semana para parecer arrumada e brilhante.
Por outro lado, a alimentação deverá ser de acordo com as necessidades nutricionais e atividade física do animal, que determinará o gasto calórico diário. Também é essencial garantir que tenha água fresca à sua disposição o tempo todo, caso contrário, poderá ficar desidratado.
Um tempo para atividades diárias e o enriquecimento ambiental também são muito importantes. Embora seja uma raça muito tranquila, o Burmilla, como já mencionado, adora brincar e se divertir, então deve-se investir em brinquedos variados, arranhadores de diversas alturas, entre outras coisas.
Saúde da raça Burmilla
O gato Burmilla apresenta uma boa saúde geral e não tem pré-disposição a doenças congênitas. Os cuidados a serem tomados com esta raça são os mesmos que para qualquer outro gato, isto é, vacinas, desparasitações e consultas veterinárias regulares que permitam detectar qualquer anomalia com antecedência.
Pontos de atenção especial são a boca, olhos e orelhas, que devem ser submetidos a limpezas regulares com os produtos e procedimentos mais adequados para cada caso.
Exercícios e alimentação de qualidade também são indicados, favorecendo a boa manutenção do seu estado de saúde. Com todos esses cuidados, a expectativa de vida média de um Burmilla varia entre 10 e 14 anos.