A escova furminator é boa para o gato?

Pelos mortos? Nunca mais! Conheça a escova que todo dono de gato precisa ter.

Os cuidados de um tutor vão além do básico, como dar comida, água, vermifugar e vacinar o pet. Existem também cuidados específicos mas fundamentais para a saúde e bem estar do gato, como remover a pelagem morta.

Gatos, como já sabemos, são animais muito limpos e organizados, mas nem os banhos tão meticulosos que aplicam em si mesmos são capazes de combater a massiva queda de pelo.

Na verdade quanto mais pelos mortos cobrem o corpo do animal, mais prejudicial pode ser para ele, já que aumenta ainda mais a tendência de formação das famosas “bolas” que podem engasgá-los.

Portanto, é dever de todo tutor diariamente (ou algumas vezes na semana) efetuar a retirada — seja com alguma escova ou luva própria para a finalidade — de toda a pelagem morta do animal.

Uma das opções de uso é a escova furminator, ou somente furminator. Nunca ouviu falar? Não sabe se ele é realmente bom? Não se preocupe que tudo será detalhado para você abaixo!

O que é o furminator?

Para aqueles que ainda não estão familiarizados com o equipamento, o furminator é uma escova desenvolvida para remover os pelos mortos de animais com pelagem curta e lisa. É indicado o seu uso apenas uma vez por semana.

Como funciona?

A principal diferença dos furminator para as escovas mais comuns (também chamada de rasqueadeiras) é o fato de que ele remove, além dos pelos, também o subpelos mortos do animal.

O equipamento possui lâminas de aço inoxidável que são parecidas com as de máquinas de tosa. Porém, o que garante a eficiência na remoção dos pelos também o limita, já que a potência do furminator impede o seu uso diário.

Além da remoção dos pelos, ele também remove a sujeira que está impregnada nos pelos e na pele do bichano, sem precisar que o tutor tenha contato com os resíduos para que estes sejam retirados.

Os efeitos pós-uso do fuminator

Ao remover a pelagem morta, o fuminator também estimula a pele do gato a produzir e liberar óleos naturais, portanto é provável que você note um brilho maior dos pelos após o uso do aparelho.

Além da hidratação, é possível observar que o animal fica com um aspecto bem limpo, comparado a quando realiza uma tosa-higiênica. É bom ressaltar, porém, que somente o uso do furminator não se assemelha ao trabalho que um profissional irá realizar nos pelos do seu gatinho.

Os diferentes tipos

O fuminator pode ser encontrado em vários tipos, inclusive também para cães. Na hora de comprar, você poderá escolher aquele que melhor irá atender ao perfil do seu gato, de acordo com o tamanho e tipo de pelagem do seu animal.

No que diz respeito somente aos felinos, o fuminator pode ser classificado nos tipos que seguem abaixo:

  • Para pelos curtos: as cerdas do aparelho são menores, evitando assim o atrito direto com a pele do animal. Isso garante uma remoção completa dos pelos mortos sem qualquer dano ao bichano;
  • Para pelos longos: como o nome já diz, desenvolvido para remover os pelos mais longo do animal na íntegra. Ambos os tipos não trarão qualquer prejuízo para a pelagem do animal.

Como usar e cuidados

Chegou a hora de entender como utilizar o aparelho de modo que ele seja plenamente eficiente. O uso será semelhante ao de uma escova normal, porém o fuminator deve ser mantido em um ângulo de 90º em relação à pele do animal durante a escovação.

Além disso, é muito importante que o pelo dele esteja completamente seco durante o processo. O local mais indicado para o início da escovação é a cabeça, descendo pelo dorso do animal até a cauda.

Em seguida, passe para a barriga e genitais, com bastante cuidado por se tratarem de áreas mais sensíveis. Por último ficam as orelhas e as patinhas do bichano.

A probabilidade de causar um ferimento no animal é quase nula, mas o cuidado deve ser constante, já que se trata de uma lâmina que se assemelha a de uma máquina de tosa. Caso já exista algum ferimento na pele do seu gatinho, evite o atrito com o aparelho, pois a região estará bastante sensível.

Agora que você já sabe todas essas dicas sobre o fuminator, é só colocá-las em prática! Lembrando que a saúde e bem-estar do seu bichano depende diretamente da atenção, cuidado e carinho que você tem com ele. Dê o melhor ao seu gatinho sempre!

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais