Cidade de Portugal cria brigada 24 horas para resgate de animais
Uma ótima notícia para os amantes não só de gatos, mas dos animais em geral. Ainda que ela não venha exatamente de terras tupiniquins, ter exemplos positivos no mundo é sempre muito importante, ainda mais vindos de um país tão próximo ao Brasil quanto Portugal.
A cidade de Vila Nova de Famalicão, que fica a 348 km de Lisboa, anunciou nesta terça-feira (4) que o Centro de Recolha Oficial Animal de Famalicão (CROA) passará a ter uma brigada de resgate.
Mas não é somente isso: essa brigada funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana! Isso mesmo. Uma brigada exclusivamente voltada para o resgate de animais funcionando sem parar. Ela será formada por três pessoas, em conjunto com as forças de segurança.
Uma delas, Paulo Lopes, já trabalha há quatro anos com resgate de animais, à frente do CROA. Apesar de não saber mais de quantos resgates já participou, Paulo não esconde seu amor pelos animais, razão pela qual se colocou à disposição da brigada.
A minha paixão pelos animais cresceu desde que vim trabalhar aqui, por isso sempre estive disponível 24 horas por dia, todos os dias — contou Paulo à imprensa local.
Os dois companheiros de Paulo na força-tarefa de resgate dos animais são Sérgio Simões e Nuno Gomes, colegas de equipe que ele mesmo ajudou a treinar para a brigada.
E para quem não entende o funcionamento incessante da brigada, aqui vai um dado: por dia, são registrados perto de 80 chamados no CROA para resgates de animais em Vila Nova de Famalicão.
Fidélia Aboim, veterinária do Centro, explica algumas situações onde a brigada poderá ser acionada: “Há acidentes, existem animais na via pública sem proteção ou entram em propriedades, empresas e escolas”.
O novo canil/gatil de Famalicão foi inaugurado há um ano. O presidente da câmara, Mário Passos, classificou o surgimento da brigada de resgaste como mais um passo importante em termos de política animal.
Com esta brigada, estamos habilitados a socorrer os animais, que também precisam de nós — afirmou Passos.
No mesmo dia, que é o Dia do Animal, foi também inaugurada a ‘Aldeia dos Gatos’, um espaço situado nos jardins do CROA, que serve para oferecer abrigo aos felinos e servir como ajuda diante dos problemas de superlotação.