Como dar remédio para gatos?

Dar remédio para gato é difícil, mas com essas dicas que daremos pode facilitar muito. Tudo varia de acordo com o comportamento do felino e com o tipo de remédio que ele tem que tomar (comprimidos ou gotas). 

Para cachorro é mais fácil, pois podemos colocar o comprimido no meio de algum alimento, mas os gatos são mais difíceis de se enganar. Além de serem mais desconfiados, costumam atacar, morder ou arranhar quem aplica o remédio. 

As preocupações que o tutor deve ter são: se a dosagem da medicação está correta, garantir que o remédio foi totalmente ingerido e manter a segurança do animal e da pessoa que estiver aplicando.

Remédio em comprimido

Gato bravo

Se seu felino costuma arranhar, morder e fazer de tudo para não tomar a medicação, será necessário preparar o ambiente quanto ao psicológico. Coloque um tapete em cima da mesa para que o animal possa cravar as unhas.

Conte com ajuda de outra pessoa para segurá-lo. Passe tranquilidade e calma para o pet, e esteja confiante. Chame seu felino de uma forma alegre, brinque um pouco com ele (para que o pet gaste energia). Em seguida, coloque-o em cima do tapete.

Peça para a outra pessoa segurá-lo pela pele que fica logo em cima do pescoço (isso transmite segurança a ele, pois sua mãe o carregava desta forma quando era um filhote).

Use uma pinça para segurar o comprimido e coloque à frente do focinho do animal, quando ele abrir a boca introduza-o. Uma dica para facilitar a deglutição é lubrificar o comprimido com azeite, manteiga ou até mesmo com ração cremosa para gatos.

Caso o veterinário permita, pode até mesmo esfarelar o comprimido e misturar na ração cremosa. Mesmo assim, os bichanos ainda podem conseguir identificar o remédio e passar longe até mesmo da sua alimentação favorita. Enquanto tiver que aplicar o remédio mantenha a unha do bichano cortada ou use sapatinhos nele para se proteger. 

Outra forma é segurar firmemente os cantos da boca do bichano (às comissuras labiais). Faça isso segurando a cabeça do animal por trás, erga-a a 45º para que ele abra a boca naturalmente.

Coloque o comprimido dentro da boca, o mais próximo possível da base da língua. E assopre o rosto do animal, isso faz com que ele tenha o reflexo natural de deglutição e engula o comprimido.

Para ter certeza que o felino engoliu, observe se o gato lambe o nariz depois do processo, pois isto faz parte do reflexo de deglutição natural. Assim que administrar o medicamento, reforce positivamente dando um petisco, assim ele irá associar como algo bom e talvez não fuja na próxima vez. 

Gato calmo

Caso o animal seja mais tranquilo e reaja melhor à hora de tomar medicações, o processo pode ser feito apenas por uma pessoa, podendo usar os passos anteriores para que seja feito com segurança. Lembre de recompensá-lo sempre que se comportar e engolir o remédio direitinho. 

Remédio líquido

A medicação líquida é considerada mais difícil de ser aplicada nos felinos. Se tiver opção, prefira os comprimidos, mas caso não haja, não precisa se desesperar.

O processo de preparação é parecido com os da administração do comprimido. Caso ainda não consiga, embrulhe o gato em uma manta, deixando apenas a cabeça dele para fora.

Peça para a pessoa que estiver ajudando você para segurar o pet, coloque a seringa ou o conta-gotas com o remédio atrás dos dentes caninos (região onde estão os dentes menores).

Libere a medicação aos poucos, para o bichano deglutir. Se mesmo seguindo essas dicas você continuar tendo problemas, procure ajuda de um profissional para adestrar o gato

Dicas

  • Abra a boca do pet com cuidado, quando ele sentir que você pretende abri-la, pode começar a se debater;
  • Deve agir rapidamente;
  • Após aplicar a medicação, segure a boca do felino fechada por um tempo, pois ele tentará cuspir a todo custo;
  • Massageie a garganta, isso irá estimular o movimento de engolir;
  • Fique de olho no pet após soltá-lo, muitas vezes eles cospem quando percebem que o seu tutor não está mais por perto ou distraído; 
  • É importante perguntar ao veterinário se o remédio pode ser combinado com água e alimentos, ou aplicados em jejum, pois existem alguns fármacos que não podem ser fracionados, mastigados ou retirados da cápsula. Outros fazem efeito apenas com o estômago vazio (em jejum);
  • Elogie seu bichano durante o procedimento, isso tornará a experiência mais positiva e facilitará na administração da próxima vez. 

Pode acontecer do pet evitar contato amoroso após tomar a medicação, mas não será uma ofensa. Tudo faz parte do jeito especial que os bichanos têm. Logo ele voltará ao normal. 

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais