Como os gatos enxergam?

Entenda como funciona a visão dos felinos

Gatos são animais com um instinto de caça bastante apurado, herança de seu passado selvagem. E o que facilita para que os felinos sejam exímios caçadores são os seus sentidos mais do que aguçados.

Além da excelente audição, os gatos também são conhecidos pelos seus olhos bastante apurados. Mas você sabe como funciona a visão dos bichanos? O Amo Meu Gato explica para você!

Gatos têm mesmo uma visão boa?

Antes de mais nada, vamos entender se os gatos realmente enxergam bem. Os olhos dos bichanos são voltados para frente, o que facilita bastante na percepção de profundidades e auxilia na hora de perseguir as presas.

Embora a visão dos gatos sirva muito bem aos propósitos da espécie, ela possui alguns déficits — e também vantagens — quando comparada a dos humanos, o que não atrapalha em nada a desenvoltura dos bichanos.

É verdade que os gatos são míopes?

Uma ideia que ainda vive no imaginário de muitos tutores é de que os gatos são míopes. Isso, claro, não é verdade, embora exista algum fundamento por trás ideia.

É um fato que os gatos enxergam de forma mais embaçada que os humanos, na ordem de 20/100. Isso significa que os felinos enxergam a uma distância de 20 metros o que uma pessoa enxergaria a 100 metros.

Abaixo segue uma espécie de representação de como seria a visão dos gatos à distância quando compara a dos humanos.

Acima, a visão humana. Abaixo, como seria a dos gatos.

Isso não quer dizer, é claro, que os gatos sejam míopes, pelo contrário. A visão deles é perfeitamente normal e saudável para as necessidades da espécie.

Os gatos enxergam em preto e branco?

Outra dúvida bastante comum entre os tutores é se os gatos enxergam tudo em preto e branco ou se eles são capazes de distinguir cores.

A verdade é que sim, eles são capazes de enxergar cores, embora não com a mesma precisão que nós. Isso porque os gatos possuem apenas duas células fotorreceptoras, enquanto os seres humanos possuem três.

Isso significa que nós podemos identificar tonalidades a partir de três cores principais: azul, verde e vermelho. Sendo capazes de distinguir apenas dois espectros, a visão dos gatos possui uma limitação de tons.

Não há, porém, um consenso em relação a quais cores os gatos realmente são capazes de enxergar, embora a maioria dos cientistas entenda que eles possuem os receptores para o azuis e o vermelho. As cores fora desses espectros provavelmente serão enxergadas como acinzentadas.

Os gatos possuem visão ampla?

Ainda que a visão dos bichanos não seja boa para enxergar a longas distâncias, eles levam vantagem em relação a nós no que diz respeito à amplitude que conseguem atingir.

Enquanto os humanos conseguem enxergar em um ângulo de 180º, os bichanos atingem 200º. A característica é mais uma herança selvagem dos gatos, e ajuda bastante nas habilidades de caça deles.

Gato enxerga no escuro?

Talvez essa seja a grande disparidade entre a visão dos humanos e a dos felinos. Eles enxergam em média sete vezes melhor que nós no escuro, ou seja, eles percebem melhor a luz na penumbra, como também o movimento rápido.

Isso é resultado da maior quantidade de bastonetes presentes nos olhos dos gatos, uma célula cuja função é captar a luz. Além disso, possui uma camada chamada tapetum lucidum, que funciona como um refletor de luz.

Essas características aumentam a capacidade de o gato enxergar à noite. É por esse motivo que no escuro os olhos dos gatos parecem faróis: eles estão refletindo a luz captada. 

Conclusão

A visão dos gatos é perfeita para atender à natureza de caçadores dos felinos. Comparada a dos humanos, apresenta vantagens e desvantagens, mas isso não significa que há algo de errado com eles, pelo contrário.

Na verdade, não há como não se impressionar quanto mais se aprende a respeito dos gatos. Eles são seres incríveis, por isso fazem tanto sucesso nas casas mundo afora!

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais