Gatos são sensitivos?

Conexão com o além: será que os gatos são sensitivos e podem ver espíritos?

Os gatos são adorados e cultuados há séculos por conta de sua aura misteriosa, suas propriedades místicas e sua suposta capacidade de enxergar o “outro lado”.

Mas o quanto disso é verdade? Os bichanos são mesmo sensitivos? O Amo Meu Gato conta para você!

As crenças por trás dos gatos

A fama mística dos gatos já data de milhares e milhares de anos. Os egípcios, por exemplo, cultuam os bichanos há pelo menos 5.000 anos.

Tanto que a deusa egípcia da felicidade e fertilidade, inclusive, conhecida como Bastet, é representada por uma figura com corpo de mulher e cabeça de gato.

As civilizações antigas — além dos egípcios, inclui-se aqui o Império Chinês e outras culturas — acreditavam que os gatos tinham uma forte conexão com o mundo espiritual, de modo que os utilizavam como intermediários para comunicar-se e pedir sinais a entidades superiores, além de considerá-los como amuletos de proteção.

Gatos sentem a energia das pessoas?

Acredita-se que os gatos possuam uma sensibilidade tão aguçada que são capazes de sentir a energia das pessoas, influenciando, inclusive, na maneira como eles se comportam ao lado delas.

Há quem acredite que, antes de confiar em alguém, eles estudam a pessoa e, caso ela carregue energias negativas, é provável que ele venha a preferir manter uma distância confortável.

Seria por isso que, às vezes, quando os tutores recebem uma visita em casa, os felinos resolvem se esconder e só aparecem depois que que a visita já se foi.

Caso ele fique rondando o tutor e não permita que a visita se aproxime, é possível que ele tenha sentido alguma carga negativa e não quer permite que chegue até o dono.

Os gatos são protetores espirituais?

Também existe a crença de que os gatos são capazes de protegerem os seus tutores. Como já exemplificado acima, eles teriam a habilidade de limpar as energias negativas não só na própria pessoa como também do ambiente.

Eles poderiam, inclusive, utilizar as patas dianteiras para massagear alguma região do corpo da pessoa que estivesse com uma carga negativa mais concentrada, o que ajudaria a dissipar essa energia e manteria o tutor saudável. Vale a ressalva que nada disso é cientificamente comprovado.

Há quem acredite que esse é um dos motivos pelos quais eles passam tanto tempo dormindo. Como funcionam como um imã para as cargas negativas, eles precisariam de mais tempo de repouso para lidar com a negatividade.

Os gatos conseguem sentir quando estamos doentes?

Se muitas das crenças sobre a sensibilidade dos felinos carecem de argumentos científicos, existem estudos comprovando que os gatos são sensíveis às demonstrações emocionais dos seres humanos, mesmo quando não estão diretamente relacionadas ao animal.

E como isso funciona? Eles são capazes de distinguir expressões de tristeza, raiva ou alegria e costumam interagir mais quando sabem que seus donos estão felizes.

Dessa forma, como o corpo humano apresenta diversos sintomas que, para as pessoas, podem passar batidos, mas são perceptíveis para a inteligência emocional do animal, é possível que ele note a diferença e “saiba” quando os tutores estão doentes.

Os gatos são mais sensíveis a reações bioquímicas, mudanças hormonais ou odores que identificam facilmente por conta do seu olfato apurado.

Gatos podem ver espíritos?

Outra habilidade bastante atribuída aos gatos — pelo menos por quem acredita no sobrenatural — é a capacidade de enxergar espíritos.

A conexão dos bichanos com o “outro lado” é um tema bastante recorrentes, não à toa tão presente no passado e ao longo de toda a história do animal.

Mas será que gatos realmente conseguem ver espíritos?

Há quem acredite que sim. E as crenças são fundadas não somente em teorias, mas na prática dos felinos quando, por exemplo, ficam parados durante longos minutos olhando para “nada”, como se estivessem encarando algo que só eles estão vendo.

Segundo a doutrina espírita, “espíritos podem se tornar visíveis e tangíveis para os animais […] O pavor súbito que os toma, e que parece sem motivo, é causado pela visão de um ou muitos destes seres, às vezes, mal-intencionados para com indivíduos presentes ou aos seus donos”.

Não se sabe ao certo, no entanto, se todos os gatos possuem essa habilidade. Vale ressaltar também que nem toda ação aleatória dos bichanos significa que eles estão vendo algo.

Conclusão

Mesmo que ainda não exista uma conclusão satisfatória sobre o assunto, fato é que os felinos são bem sensíveis e podem detectar coisas que estão além das nossas capacidades, seja algo sobrenatural ou não.

Independentemente do que são capazes, é importante ter em mente que os gatos têm um convívio muito especial com os tutores, criando um vínculo afetivo que demanda cuidado, carinho e atenção constantes!

Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levou para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais